quarta-feira, 30 de setembro de 2009

INFORMAÇÃO

Guia da Acessibilidade
O Guia da Acessibilidade em Espaços Públicos e Edificações é um manual de normas para orientar os profissionais da área de engenharia, arquitetura e demais interessados na elaboração e execução dos projetos públicos, com o propósito de promover a acessibilidade para todos. O Guia é o primeiro resultado do Programa de Adequação dos Espaços Públicos às Normas de Acessibilidade que está sendo elaborado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), por recomendação do Gabinete da Primeira Dama. “Com ele vamos garantir a eficiência dos projetos e evitar maiores custos com possíveis adequações posteriores”, avalia Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes.

VERRY GOOD CID




SOBRAL CITY LOVE YOU

AGENDA SECRETÁRIA DA CULTURA DE SOBRAL



Theatro São João- Estilo arquitetônico neoclássico com palco tipo italiano, acompanhando a têndencia européia.


HOJE DIA 30/09 4ª FEIRA ÀS 19H30' NO THEATRO SÃO JOÃO

Leituras em Cena

Dramaturgia Cearense Contemporânea



Noite Serera de Lua Cheia

Texto de Orlângelo Leal

Direção de Emanuel Rocha

Elenco: Rogênio Martins e Manoel Messias

AJE SOBRAL

O Feirão do Imposto consiste em uma exposição em local público de produtos de consumo popular, destacando um a um qual o impacto no seu preço de vendas do custo tributário, demonstrando à população em geral quanto eles pagam de imposto naquele produto especificamente.

Além desse objetivo o Feirão do Imposto também tem exercido enorme contribuição institucional às entidades envolvidas. Ao movimento de jovem empresário, seja ele em nível nacional, estadual ou municipal, contribui por ser mais um braço na luta pela criação ou manutenção do Primeiro Negócio de todos os empreendedores através da redução da carga tributária, além de exercer enorme poder de divulgação institucional apresentando à comunidade em geral, e principalmente ao poder público, um movimento sério, coeso, organizado, idealista e ao mesmo tempo muito pragmático.

O evento será realizado no dia 03 de Outubro, em âmbito nacional, de 08h as 11:59h da manhã, em Sobral na Praça de Cuba. É importante ressaltar que o evento tem por objetivo conscientizar a população a respeito dos impostos que o empresário tem que pagar e em contrapartida repassar ao consumidor, por isso não devemos ver o evento como ferramenta de marketing e sim como canal para reivindicações.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

SOBRAL NO SEMINÁRIO EMPREENDER







Empresários de Sobral e região norte terão oportunidade de participar do Seminário Empreender 2009, no próximo dia 09 de outubro, de 8h às 17h, no Centro de Convenções de Sobral.

sistema de videoconferência, o Seminário é uma maneira eficaz de trocar experiências, aprimorar serviços e fidelizar clientes.

Com transmissão simultânea ao vivo para 10 cidades, (Sobral: Fortaleza, Aracati, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Tauá, Crateús e Juazeiro do Norte), o Seminário visa fortalecer estratégias de desenvolvimento dos negócios de micro, pequenas e médias empresas em todo o Estado. O Empreender 2009 tratará nas palestras e oficinas sobre o empreendedor individual. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.vceventos.com.br/empreender2009.

O Seminário é uma realização do Grupo de Comunicação O POVO, Fundação Demócrito Rocha, em parceria com Governo Federal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, Sebrae, Câmara Municipal de Fortaleza e CFC. Em Sobral, o Empreender 2009 tem o apoio da Prefeitura Municpal, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE).

Presentes ao lançamento estarão o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdine, vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, além do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith e dirigentes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Mais informações: (88) 9955.2522 / 9636.9920.



SECRETÁRIA DA CULTURA DE SOBRAL

THEATRO SÃO JOÃO

AGENDA DE HOJE.

O Teatro Rumo a Escola e a Escola Rumo ao Teatro:
A Máquina da Alegria
Academia Liduína Marques – Sobral -CE
Hora: 08 h e 14h Acesso: Gratuito

Espetáculo de Dança
– Caminhos
Cia Korpus Libertus– Sobral -CE
Hora: 19h30 Acesso: Gratuito

Leitura Dramática:
– O Auto da Cobra
Hora: 20h30m Acesso: Gratuito


CULTURA


A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério, e o Grupo de Pesquisa História e Memória Social da Educação e da Cultura, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, convidam para o lançamento do livro

NEM UM DIA SEM UMA LINHA

A OFICINA DE TRABALHO DO PADRE OSVALDO CARNEIRO CHAVES

do professor

JOAN EDESSON DE OLIVEIRA

O autor e a obra serão apresentados pela professora Izolda Cela, Secretária da Educação do Estado do Ceará.

de outubro de 2009 – 19 horas

Centro de Convenções de Sobral Auditório Plutão





segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ARTESÃ

Artesã de Sobral expõe com artista plástica no Rio de Janeiro A artesã Dalva Sousa Paula, residente no bairro Sumaré, conhecida como Dalva, fez parceria com a artista plástica do Rio de Janeiro, Maria Nepomuceno, e o resultado é a exposição de peças da artesã sobralense na A Gentil Carioca, exposição que se realiza período de 15/09 – 24/10. O assunto foi divulgado na Folha de São Paulo, na edição de 06.09.2009, na relação dos dez eventos mais indicados na agenda cultural.
fonte.bm

DAS ANTIGAS

Olha a galera que ta ai .....a Fernanda puxando a fila e Imaculada Dias também.

DAS ANTIGAS

INFORMAÇAO.

Após sucessivas tentativas de obter do governo federal uma resposta rápida aos reclames dos 5.640 Municípios brasileiros, o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, determinou sua equipe o envio de Fax para todos os Prefeitos do Brasil, objetivando orientá-los a aderirem a um grande movimento contra a realização das eleições 2010, que vem esquentando cada vez mais os ânimos dos que querem chegar ao poder e dos que contam com a reeleição.

Para Leonardo, o que está acontecendo com os Municípios é uma falta de sensibilidade e compromisso da equipe econômica do governo federal, em face da política tímida e mesquinha promovida por “quem não sabe o que significa federalismo”.

Segundo ele, desde o ano passado que o governo resolveu mexer nas contas dos Municípios, com programas de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) do Imposto de Renda(IR), os quais, uma vez diminuídos, causaram uma catástrofe financeira nas prefeituras.

“Os Municípios estão falidos, sem condições de garantir a gestão plena da saúde, educação e bem estar da população. Mais de 70% das prefeituras está diminuindo o horário de funcionamento, ficando claro a redução no quadro de pessoal, o que será um verdadeiro caos social nas pequenas cidades. Serão milhões de pais de família nas ruas, pois não se tem dinheiro para repassar sequer o duodécimo das Câmaras Municipais”.

Leonardo disse que a medida daqui pra frente será radical em relação aos objetivos eleitorais do presidente Lula, que este ano resolveu reunir os Prefeitos em Brasília, no Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas, com o único objetivo de apresentar sua preferida candidata Dilma Roussef.

“Mais de 3 mil Prefeitos estavam em Brasília, esperando uma solução para suas cidades e o que ouviram foi uma proposta esdrúxula do presidente Lula, como se fosse um presente, o escalonamento das dívidas dos Municípios com o INSS, como se os Prefeitos não soubessem que o INSS deve mais de 3 bilhões aos Municípios”.

“Ao contrário de quem não tem coragem, vamos incentivar os Prefeitos e Prefeitas a não votarem em ninguém nas próximas eleições, daí vamos ver como o governo vai ficar, pois é a única coisa com que ele se preocupa”.

AGENDA DE HOJE DO THEATRO SÃO JOÃO

Espetáculo “O Eclipse”
– Cia Navegando nas Artes Cênicas – Sobral -CE
Hora: 20h Acesso: Gratuito

domingo, 27 de setembro de 2009

The United States of Sobral”



The United States of Sobral”com muito orgulho.

sábado, 26 de setembro de 2009

26 de setembro - (1880) – Inauguração do Teatro São José.


Construir um grande teatro em Sobral foi uma determinação da Sociedade Cultural União Sobralense, criada em 1875, com a finalidade de promover o desenvolvimento cultural da Cidade. Era assim constituída: Domingos Olímpio, Antonio Joaquim Rodrigues Júnior, José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral) e João Adolfo Ribeiro da Silva.
Em maio de 1875, a União Sobralense solicitou à Câmara Municipal de Sobral licença para a construção do Teatro São João, com planta de João José da Veiga Braga, seguindo o estilo do teatro tradicional, com dois níveis superiores de camarotes, piso em madeira e cadeiras revestidas em couro, matéria-prima característica da região.
A construção iria trazer benefícios culturais à sociedade e promover meios de trabalho aos flagelados da seca, que chegavam a Sobral em busca de apoio.
O Teatro São João, de inspiração italiana, em estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período que apresentam na fachada um frontão em arco, o que não ocorre com o Teatro Santa Isabel, do Recife, considerado por muitos como o modelo inspirador do projeto do teatro de Sobral. Outros pontos diferenciam o teatro sobralense do pernambucano: o primeiro possui um pavimento a menos, e nele não constam as "torrinhas" ou gerais, apresentadas pelo segundo.
Juntamente com o Teatro José de Alencar, em Fortaleza, e com o Teatro da Ribeira dos Icós, o Teatro São João forma a tríade dos teatros monumentais existentes no Ceará.
No dia 03 de novembro de 1875, foi lançada a pedra fundamental do Teatro São João, antecipando-se em 25 anos à fundação do Teatro José de Alencar, em Fortaleza.
Em razão das dificuldades decorrentes da seca de 1877-1879, as obras prosseguiram lentamente, tendo sido o Teatro São João inaugurado a 26 de setembro de 1880, com a comédia-drama A Honra de um taverneiro, de Correia Vasquez em três atos, seguida da comédia Meia hora de cinismo de José Joaquim da França Júnior, ambas apresentadas por artistas amadores sobralense.
No final da década de 1920, quando a apresentação de peças teatrais em Sobral estava em declínio, o Teatro São João passou a exibir sessões de cinemas - como o Cine Teatro São João, que ficou em atividade até a década de 60.
Depois de vários períodos em atividades descontínuas, o Teatro São João foi recuperado por ocasião das comemorações do bicentenário da Cidade, em 1973, e depois em 1989, períodos em que Sobral fora administrado por José Parente Prado.
Não há registros históricos sobre a escolha da denominação Teatro São João. Podem ser levantadas duas hipósteses:
1 - homenagem ao seu projetista, João José da Veiga Braga, primo de Domingos Olímpio, ilustre membro da União Sobralense a quem desejariam agradar;
2 - o projeto arquitetônico do Teatro foi inspirado no Teatro Santa Isabel, do Recife. O nome São João poderia ser uma analogia aos nomes bíblicos, João filho de Santa Isabel.
Localizado na Praça São João, hoje Dr. Antônio Ibiapina, o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, através do Decreto nº 16237, de 30/11/1983.
Em sua segunda gestão (2001-2004), o prefeito Cid Gomes empreendeu o resgate e a revitalização do teatro, que voltou à sua forma original, transformando-se também num dos mais modernos e completos teatro do País em estrutura e equipamentos cênicos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SÃO ELES QUE CUIDAM DA SAÚDE DO SOBRALENSE.

José Gerardo e Regis Alverne
Dr. Guarany, bom vivant


Dr. Ricardo Barreto e Dr. Régis Alverne
Dr. Garniel
Confira algumas personalidades da aréa da saúde que marcaram presença na reinauguraçao da Clinica Dr. José Nilson. Uma verdadeira obra de bom gosto. A sociedade sobralense e a saúde agradecem.

AGENDA THEATRO SÃO JOÃO

Dia: 27/09 – Domingo

Hora: 17h - Espetáculo Infantil “O Mágico de Oz” - Acadêmia Liduina Marques

Hora: 18h30m - Espetáculo de Dança "Caminhos" - Cia Korpus Libertus

Hora: 20h - Espetáculo Teatral "O Eclipse - Cia Navegando nas Artes Cênicas

Dia: 28/09 - 2ª Feira

Hora: 20h - Espetáculo “O Eclipse” - Cia Navegando nas Artes Cênicas

GRATUITO



SENSACIONAL- NESTE SÁBADO

HOMENAGEM A DOM JOSÉ

A trajetória de Dom José foi marcada pela luta de um homem que virou instituição de caridade e disseminador de fé, criando o maior apostolado do interior do Ceará e obras magníficas nas áreas da Saúde, Educação, Cultura, Artes e Social. Dom José morreu no dia 25 de setembro de 1959, há exatos 50 anos, mas a sua palavra continua vibrando no tempo, suas ações transpõem à modernidade e o seus ensinamentos ainda servem de bússola para guiar o povo desta terra aos caminhos do crescimento e do sucesso.
boletimunicipal

PRÓXIMA REUNIÃO CSPU

UFOLOGIA


Local: Auditório do SENAC Sobral, de 19h às 21h40min.
Endereço: Rua Dr. João do Monte, 980 - Centro - Sobral (Na pracinha do Amor)
Pauta: Abertura e informes, apresentação da minuta do Estatuto pelo Professor Amorim
Palestra: Ufologia na História, a ser ministrada pelo acadêmico de química e pesquisador ufológico, Francisco Lindelano Viana Faustino

25 de setembro – (1959) – Morte de Dom José Tupinambá da Frota.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SOBELEZA - BELEZA TOTAL

palestra Dr. Nilton Parron- cirurgião plástico
Informações importantes para o crescimento do segmento da beleza, saúde e imagem pessoal foram levantadas durante a IV Feira da Beleza – o Sobeleza 2009, evento que reuniu cerca de 1.200 profissionais da beleza e saúde da zona norte, nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Convenções de Sobral.
Essas informações serão reunidas em um documento de avaliação e planejamento de gestão, em favor do crescimento do setor. A feira foi uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Sebrae e Laborene (patrocinadores) e apoio do Senac e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Sobral.
Participaram da Sobeleza, profissionais vindos de salões de beleza e clínicas de estética de 10 municípios circunvizinhos a Sobral, com interesse comum de reciclar conhecimentos técnicos e conhecer novos produtos e tecnologias para beleza e saúde. Durante os dois dias de feira, aproximadamente 1.500 pessoas visitaram os 26 estandes e as 20 empresas participantes, tendo acesso a lançamentos em produtos de cosmética (cabelos, maquiagem, tratamento de pele), diversidade em materiais de trabalho para salões de beleza, equipamentos de saúde, estética e imagem pessoal.
Nas oficinas e palestras do Sobeleza, foram registrados 527 profissionais de salões de beleza de 10 municípios, um público que assistiu e pôde apreender sobre informações atualizadas de prevenção à saúde, relatos específicos sobre cuidados com doenças transmitidas em salões e técnicas de higienização de materiais e equipamentos nos salões. Outros temas importantes foram abordados por especialistas, que relacionaram bem o conceito de saúde como sinônimo de beleza, trazendo informações sobre saúde da mulher (prevenção ao câncer de mama, mitos e verdades da cirurgia plástica, tratamentos de pele e cuidados com doenças como hanseníase, diabetes e obesidade).
boletim municipal

QUINTA SEM LEI

SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO-CONVIDA- HOJE


Show com o grande instrumentista Sobralense

Carlinhos Patriolino

Local: Theatro São João, Hora: 20h, Acesso: Gratuito
dia 24- quinta-feira

INFORMAÇÃO - DESPESAS DOS VEREADORS SOBRALENSES

Despesas do seu representante atualizada até 18/09/2009.
FRANCISCO HERMENEGILDO SOUSA NETO 56.800,00 R$
FRANCISCO LUCIANO FEIJÃO 24.200,00 R$
JOÃO ALBERTO ADEODATO JR. 23.400,00 R$
JOSÉ ITAMAR RIBEIRO DA SILVA 22.700,00 R$
JOSÉ VYTAL ARRUDA LINHARES 22.400,00 R$
FRANCISCO ADALDÉCIO LINHARES 21.600,00 R$
VICENTE DE PAULO ALBUQUERQUE 21.400,00 R$
JOSÉ OSWALDO SOARES BALREIRA JR. 21.300,00 R$
ADAUTO IZIDORO ARRUDA 20.400,00 R$
JOSE CRISOSTOMO BARROSO IBIAPINA 18.300,00 R$
MARCO ANTONIO BARROSO PRADO 20.000,00 R$
PAULO CESSAR LOPES VASCONCELOS 18.000,00 R$

NOVIDADE NO RÁDIO SOBRALENSE

O Programa Plantão 24 Horas de Notícias, apresentado pelo jornalista, historiador e estudante de Direito Elenilton Roratto é um caderno moderno, dinâmico, formado de opiniões, como o principal do noticiário regional e estadual. A missão é apresentar as principais notícias com um avanço em comparação ao que está estampado nas primeiras páginas dos principais jornais do estado. Outro ponto é projetar no mês, antecipando os fatos que vão mobilizar a atenção dos leitores cearenses. Diariamente, repórteres de diversos bairros, buscam informações na região norte para trazerem a notícia para a edição e desta para o mundo. É um jornal com maturidade, que mostra as notícias com a veracidade dos fatos. O Jornal é formatado para ser uma revista de informação e entretenimento para os leitores e ouvintes. Seu principal diferencial é oferecer uma opção inteligente no caderno de notícia local.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ENLACE MATRIMONIAL

Estivemos presente ao enlace matrimonial do jovem casal – VENESSA e CARLOS CÉSAR, no sábado que passou às 20h, na Paróquia de São Benedito, no centro de Fortaleza. Após a bela cerimônia, houve a recepção no EllYs Buffet, no bairro Monte Castelo, com música ao vivo e um servimento de primeira qualidade. O casal viajou em Lua de Mel para Natal e João Pessoa. Vanessa é filha do casal amigo Ledinha e Audísio de Almeida Aguiar e Carlos César é de família de Fortaleza. Vários sobralenses presentes ao evento.


.

BR-222

Ficamos bastante felizes em ler no Diário do Nordeste que os deputados Chico Lopes e Pe. José Linhares, juntamente com o engenheiro Guedes Neto – Chefe do DNIT - viajaram a Sobral de carro, observando a pior estrada do Brasil. O motivo desta aventura é remeter para o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, relatório para recuperação da mesma. Vamos aguardar, pois esta conversa da BR-222 faz exatamente 20 anos.
.

GOVERNADOR CID GOMES

No outro dia, na reunião da Aprece Cid disse: as estradas cearenses federais são as piores do Brasil e se fossem todas as Brs do País, havia uma justificativa, mas só no Ceará? Disse mais: a bancada cearense tem a obrigação de cobrar do Dnit que já recebeu a metade de R$ 82 milhões para a sua recuperação e ainda não tem um projeto.

.

TESOUROS DA SÉTIMA ARTE

Desta feita, trazemos o filme BEN-HUR, uma das maiores bilheterias de todos os tempos. O elenco é fabuloso, destacando Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd, Hugh Griffith, Martha Scott, Cathy O'Donnell, Sam Jaffe Finlay Currie, Frank Thring, Terence Longdon, George Relph, André Morell, Ady Berber, Marina Berti e outros. Com direção de William Wyler, distribuição da Metro-Goldwyn-Mayer, numa produção de 1959, com 212 minutos, toda rodada em Roma.

O príncipe judeu Judah Ben-Hur vive com sua família na Judéia, na época em que Jesus começa a ser conhecido por sua pregações. Seu amigo de infância, Messala, é agora um ambicioso tribuno romano. Quando Ben-Hur se recusa a denunciar outros judeus para desarticular uma possível revolta contra os romanos, Messala aproveita a primeira oportunidade para se vingar de seu antigo amigo. Um acidente durante a visita do novo governador da Judéia faz com que pese sobre ele a acusação de responsável pelo atentado. Assim, apesar de inocente, Ben-Hur é condenado às galés, enquanto sua mãe, Miriam, e sua irmã, Tirzah, são presas e enviadas às masmorras pelo próprio Messala. Uma vez nas galés, ele salva o comandante da esquadra, Quintus Arrius, o qual, como prova de gratidão, o adota como filho e lhe dá pleno controle sobre o estábulo de cavalos de corrida. Ao retornar a Judéia, agora como cidadão romano, Ben-Hur parte em busca de sua família e é informado que todos estão mortos. Desafia, então, Messala para uma corrida de bigas. Durante a corrida, Messala acidenta-se ao tentar atingir Ben-Hur com o chicote, caindo de sua biga e sendo pisoteado pelos cavalos. Ben-Hur vence. Antes de morrer, porém, Messala revela o verdadeiro paradeiro de sua família - o vale dos leprosos. Depois da morte de Messala, Ben-Hur depara-se com seu grande desafio - perdoar.

SEREIA DE OURO

Mais uma sobralense recebendo o Troféu Sereia de Ouro. Trata-se da escritora, historiadora, pesquisadora e jornalista ISABEL LUSTOSA, que há muitos anos reside no Rio de Janeiro. Isabel nasceu em Sobral no dia 23 de setembro de 1955, no imóvel que hoje é o Museu Dom José. Muito jovem foi residir em Fortaleza, por força da transferência de seu Costa, seu genitor. Quando completou a maioridade foi para o Rio a procura de melhores condições de vida. A sereiada é irmã do conceituado jornalista Lustosa da Costa e esteve em sua cidade natal, quando da inauguração da Biblioteca Municipal, que leva o nome de seu irmão.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

TRABALHO SOBRE SOBRAL

Os enamorados e futuros arquitetos Amanda Vasconcelos e André Feijão Cavalcante, estão fazendo um trabalho sobre a história e arquitetura de Sobral. O casal pretende residir na cidade natal, colocando uma construtora e escritório de arquitetura. Na foto, num recente acontecimento social.

.

CLUBE DA MELHOR IDADE

Aconteceu, com muito brilho, a já tradicional festa do Clube da Melhor Idade e o coroamento da nova rainha que reinará até setembro de 2010. Com muita elegância, muito bem vestida e muita emoção a dama MAURÍCIA AGUIAR MONT`ALVERNE adentrou os salões do Pálace Buffet com seu filho Régis e toda sua família. Foi recebida sob aplausos e muitas palavras bonitas ditas pelo incomparável mestre de cerimônia Cléver Rocha. A nova Rainha recebeu o Cetro e a Coroa de Celina Albuquerque, Rainha 2008/9. O evento foi realizado sábado, dia 19 e contou com quase a totalidade de suas sócias. A professora Ivana Sá, como sempre, deu seu show no teclado, tocando temas inesquecíveis e músicas da atualidade. Foi uma noite para ficar na história do clube. As ex-rainhas Nise Rangel, Zilaís Menescal, Zenira Portela, Vânia Rocha e Rosinha Dias, trajadas de Indianas, juntamente com Celina, dançaram ao lado de sua Majestade Maurícia a música tema da novela Caminhos da índia. Após danças e o jantar, a Rainha usou do microfone para agradecer suas colegas de clube que votaram e acreditaram nela e aos familiares que deram muita força. Maurícia estava muito feliz e muito emocionada.

.

DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA

Nesta semana, em que se comemora os 50 anos de morte de Dom José, o maior benfeitor de Sobral em todos os tempos, transcrevemos sua biografia que consta de nosso livro “Sociedade Sobralense – Vultos em Destaque”.

Com respeito a outras insignes figuras sobralenses, que dignificaram a Princesa do Norte no século XX, Dom José foi o timoneiro-mor do nosso barco pelo Rio Acaraú em todos os segmentos que soergueram e enobreceram nossa cidade. Nos nossos corações continua sendo o “Cearense do Século”, título que, talvez se já houvesse o “Setembro de Dom José”, pesava na opinião da mídia com maior propagação do seu nome. Bem cantado entre nós em prosas e versos, narrado por bons historiadores em livros, folhetos e jornais, nunca será demasiado repetir e ratificar - ainda que em síntese - o que já foi escrito e divulgado pelo merecimento conquistado nos seus 77 anos de sobralidade. O expoente máximo dos Frota. Filho de Manoel Artur da Frota e Raimunda Artemísia Rodrigues Lima. Nasceu em 10 de setembro de 1882, na Rua da Aurora, 231 (hoje, Domingos Olímpio), atual residência dos familiares do Dr. Antonio Frutuoso da Frota Filho. Desde o primário destacou-se nas escolas de Rita e Prof. Arruda, demonstrando, sobremodo, sua vocação ao sacerdócio. Rumo à Bahia. Ele próprio descreveu, segundo Cônego Sadoc. – “No dia 8 de agosto de 1897, indo eu pela manhã ao estabelecimento comercial de meu pai, apenas lhe beijei a mão, perguntou-me sem preâmbulo: - você quer ordenar-se? Imediatamente respondi: - Quero sim, senhor! E ele: - Quer ir para Roma? Extasiado com esta surpresa, respondi; - Quero sim, Senhor! - Pois bem, acrescentou ele, prepare-se para ir quinta-feira com o João Evangelista. Só lhe peço uma coisa: - Nunca seja vendedor de sacramentos”. Chegando à Cidade Eterna, via Bahia, em 1899, passou a residir no Colégio Pio Latino Americano e freqüentar as aulas na Pontifícia Universidade Gregoriana. Venceu com brilhantismo, reconhecidamente pelos colegas, todas as etapas do Curso de Filosofia, considerado uma das maiores cabeças metafísicas que passaram pelo colégio. Ao concluir os Cursos de Filosofia e Teologia, foi laureado com os primeiros prêmios em Teologia Dogmática. Depois do Subdiaconato (1904) e o Diaconato (1905), o jovem Tupi de 23 anos de idade, tornou-se o Pe. José Tupinambá da Frota, ordenado em Roma, a 29.10.1905, onde permaneceu por oito anos para concluir Doutorado em Teologia. A fim de reciclar e aprofundar seus conhecimentos para voltar ao torrão natal, excursionou pela Itália, Suíça, Austrália, França e Alemanha. Sete de setembro de 1906. O Pe. Tupinambá chega a Sobral, recebido triunfalmente. Embora quase a contra gosto, foi mandado lecionar Teologia Dogmática, Ética e Liturgia na Capital Paulista, em 1907. Sua vocação não era o magistério e sim o pastoreio das almas. Nomeado Vigário Geral de Sobral, em 10.02.1908, durante oito anos deu prova de sua capacidade espiritual, ardente fé cristã e empreendedora, voltada caritativamente aos pobres e enfermos, fundando dispensários para indigentes, bem assim a radical reestruturação da Igreja da Sé e demais capelas. Em 22.07.1916, o Pe. Tupinambá toma posse como 1º Bispo da recém - inaugurada (1915) Diocese de Sobral. Daí por diante, o timoneiro do barco sobralense, com o cajado da congregação do rebanho, visão futurista, foram intensas suas realizações. Fundou o jornal “Correio da Semana”, circulando a 1ª edição em 31.03.1918. O Seminário Diocesano para formação do Clero, como obra faraônica no bairro da Betânia, atualmente a UVA. Com sua formação romana, demonstrava, por seu amor ao berço, querer implantar o Vaticano em Sobral, quer pelas realizações arquitetônicas, quer pela maneira de proceder como Bispo e instruir seus padres na evangelização do povo. Ordenou “98” sacerdotes, seus apóstolos. Como vigário, por ocasião de missa celebrada na Matriz, em 1910, veio-lhe à mente a construção da Santa Casa, onde criara o Asilo da Mendicidade. Empreendimento de vulto, iniciada em 25.08.1912, cujo hospital inaugurou, como Bispo, em 25.05.1925. Lembrou-se também de veículo financeiro para sanear a economia da região, fundando em 27.11.1927, o Banco Popular de Sobral, transformado posteriormente em Bancesa, hoje extinto. Dom José era dotado de inteligência fulgurante, perspicaz e fértil assimilação. Possuidor de conhecimentos gerais dominava, além do nosso idioma, Latim, Italiano, Espanhol e Francês; razoavelmente Grego, Alemão e Inglês, bagagem cultural que o fazia preocupar-se com a formação secundária dos seus discípulos. Em fevereiro de 1934, inaugurou no dia 1º, o Colégio Sobralense para rapazes e no dia 2, o Colégio Sant’Ana para moças. Predileção especial aos necessitados e à velhice. Dava irrestrito apoio às Conferências Vicentinas, aos Círculos Operários e aos Dispensários dos Pobres. Construiu o Abrigo Sagrado Coração de Jesus para idosos desamparados, inaugurado em 08.09.1953, dez anos após a inauguração, em 04.05.1943, do Patronato Maria Imaculada para as crianças órfãs e abandonadas. Como pródigo pastor, cujas realizações materiais perpetuar-se-ão por séculos além, durante seus 8 anos como Vigário Geral e 43 no Bispado, manteve-se atento à formação dos seus paroquianos no campo religioso, moral, cultural e social. No século XX, por duas vezes, a gratidão dos conterrâneos esteve presente: o Congresso Eucarístico Diocesano, de 24 a 29 de junho de 1941, pelo Jubileu de Prata de Sagração Episcopal. O Congresso de Vocações Sacerdotais, de 24 a 29 de outubro de 1955, pelo Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal, ocasião em que a Santa Sé o agraciou com o titulo de Prelado Doméstico, Assistente ao Sólio Pontifício e Conde Romano. Dom José, sem querer aparecer, era ainda ouvido acerca das resoluções políticas da cidade e da Capital. Culto, mantinha correspondência com o Instituto Brasileiro de Genealogia, assunto que o fascinava e conhecia profundamente. Sócio também correspondente do Instituto do Ceará e Academia Cearense de Letras. Publicava artigos no seu Correio da Semana, com a abreviatura de J.T., com que expressava seu amor ardente às tradições religiosas, familiares e ao folclorismo citadino. Reunindo esse acervo cultural, deixou publicado “Traços Biográficos de Manoel Artur da Frota” e a “História de Sobral”, até 1941, obra renomada já em três edições. Por final, para solidificar a riqueza material e da cultura da região, em particular de Sobral, pacientemente, desde a década de 1930, organizou o Museu Diocesano, atualmente no ex-Palácio Episcopal, onde faleceu, considerado um dos mais bem equipados do Brasil e mais diversificado em peças raras e sacras. No dia “25 DE SETEMBRO DE 1959”, Sobral tornava-se órfão desse grande patrimônio sócio-religioso, cultural, político, moral, ético e puramente sobralense. Na mesma capela do Menino Deus, onde, em 23.02.1896, fez a lª Comunhão, seu corpo foi velado, à noite, em ataúde aberto para no dia seguinte, às 10 horas, com solene cortejo fúnebre, ser sepultado na Catedral da Sé, sob o piso da Capela do Santíssimo Sacramento, atendente às suas aspirações.

.

ANIVERSÁRIO

Destacamos, neste dia 22, o aniversário de nosso cunhado/irmão, Édison Luis Rodrigues de Almeida, que na flor da idade, completa seus 80 bem vividos anos. Édison passou esta data maravilhosa, em Fortaleza, ao lado de todos seus familiares. Parabéns Édison, você é uma pessoa que precisa viver muitos anos ainda.

.

EPÔNIMOS DE RUA

Temos todo o respeito pelos nossos vereadores, mas tirar o nome das ruas JUVÊNCIO DE ANDRADE e GERARDO RANGEL para colocar outros, foi uma medida altamente sem nexo, sem conhecimento total da história de Sobral e da história que esses dois cidadãos fizeram em nossa cidade.
Sabemos que os nomes colocados merecem esta honraria, mas não poderia ser noutros locais? Juvêncio de Andrade marcou época em nossa cidade, foi o primeiro dentista e constituiu uma belíssima prole. Haja vista, que em Fortaleza, existe o bairro Pe. Andrade, era nada mais, nada menos um dos seus filhos. Gerardo Rangel foi um dos maiores comerciantes de nossa cidade e foi o homem que abriu o bairro da Cidao, pois era homem de posses e doou o terreno que hoje é o Derby Clube Sobralense. Meus amigos, representantes do povo, olhem a nossa história, procurem ler um pouco sobre Sobral para não cairem em outra mancada desta. Seria muito bom que os senhores criassem uma lei, determinando que não se poderia mudar nomes de ruas existentes para preservar a nossa memória.


.

CURIOSIDADES

Já houve 6 (seis) sobralenses a governar o nosso estado. Vocês sabem?
Como também, já houve 3 (três) sobralenses a ser prefeito de Fortaleza. Vocês também sabem? Dentro de algumas postagens, relataremos os nomes destes cidadãos.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

CONVITE

Recebemos e agradecemos o convite da CDI – Clínica Dr. Grijalba, para o lançamento do livro INTEGRAÇÃO CORPORAL – A cura através da terapia manual e do condicionamento físico, a se realizar na próxima sexta-feira, dia 18, às 20h, na Praça do Patrocínio.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO THEATRO SÃO JOÃO 129 ANOS‏

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO THEATRO SÃO JOÃO 129 ANOS

SECRETÁRIA DE CULTURA

Dia: 23 - 4ª Feira
Concerto da Escola de Música de Sobral
Local: Theatro São João, Hora: 19h, Acesso: Gratuito

Dia: 24 - 5ª Feira
Show com Carlinhos Patriolino
Local: Theatro São João, Hora: 20h, Acesso: Gratuito

Dia: 26 – Sábado (Aniversário do Theatro)
Show com Fhátima Santos
Local: Theatro São João, Hora: 20h, Acesso: Gratuito

Dia: 27 - Domingo
Apresentação de Espetáculos Locais:
Espetáculo de Dança "Formas e Cores" Hora: 17h
Espetáculo de Dança "Caminhos" Hora: 18h30m
Espetáculo Teatral "O Eclipse Hora: 20h
Local: Theatro São João, Acesso: Gratuito

Dia: 28 - 2ª Feira
O Teatro Rumo a Escola e a Escola Rumo ao Teatro: Espetáculo “Dom Qui Chove Pensamento (e o Cavaleiro Pensante)” Cia 1º Ato – Sobral -CE
Hora: 08h e 14h, Acesso: Gratuito

Espetáculo “O Eclipse” – Cia Navegando nas Artes Cênicas
Hora: 20h Acesso: Gratuito

Dia: 29 - 3ª Feira
O Teatro Rumo a Escola e a Escola Rumo ao Teatro: A Máquina da Alegria – Academia Liduína Marques – Sobral -CE
Hora: 08 h e 14h, Acesso: Gratuito

Espetáculo de Dança Caminhos – Cia Korpus Libertus– Sobral -CE
Hora: 19h30m, Acesso: Gratuito

Leitura Dramática: O Auto da Cobra
Hora: 20h30m, Acesso: Gratuito

Dia: 30 - 4ª Feira
O Teatro Rumo a Escola e a Escola Rumo ao Teatro: Espetáculo “O Auto do Sapo Mágico” - Cia Abre a Boca em Cena – Sobral-CE
Hora: 08h e 14h, Acesso: Gratuito

Leitura Dramática: Noites Serenas de Lua Cheia
Hora: 19h30m, Acesso: Gratuito

Dia: 01 - 5ª Feira
Leitura Dramática: O Realejo
Local: Theatro São João, Hora: 19h30m, Acesso: Gratuito

Dia: 02 - 6ª Feira
Leitura Dramática: As Prosopopéias de Casemiro Coco
Local: Theatro São João, Hora: 19h30m, Acesso: Gratuito

Programação sujeita a alteração.

COM A PALAVRA HERBERT LOBO.

Um projeto de desenvolvimento integrado para a região do Vale do Acaraú precisa ser visto como ação urgente para gestores e cidadãos que trabalham na construção de nossas políticas públicas. Na Zona Norte, há cidades situadas em serras, sertão e mar, cada uma delas com gigantesco potencial turístico, cultural e econômico. Cada vez mais é um dever de todos os municípios, através de suas gestões, integrarem-se em busca de soluções para problemas que já incomodam a todos como a falta de aterros sanitários, ausência de agendas ambientais locais, educação e segurança no trânsito, carência de políticas públicas mais eficientes e incentivos para as áreas de turismo, cultura e desenvolvimento econômico.

PRESTAÇAO DE SERVIÇO

terça-feira, 22 de setembro de 2009

FUSÃO NA OAB SOBRAL

OAB PRA VALER SOMOS TODOS NÓS
No último final de semana reuniram-se no Coqueiros Sabor e Música, em um laudo almoço selando parceria, as Chapas "OAB PRA VALER", em nível de estado, tendo como candidatos Valdetário Monteiro e Júlio Ponte, para presidente e vice-presidente, respectivamente, e seccional de Sobral, "OAB SOMOS TODOS NÓS", com os advogados José Inácio Linhares e Fco. Antonio Cristino fechando a aliança para renovação na Ordem dos Agovados do Brasil, no Ceará. Em companhia da chapa do advogado Valdetário Monteiro, o advogado Paulo Quezado está também emprestando apoio a chapa do movimento "OAB SOMOS TODOS NÓS".

AGENDA DE HOJE DO IV ENCONTRO DA BELEZA DE SOBRAL

Confira a vasta programaçao do SOBELEZA ,no Centro de Convenções.Uma realizaçao da STDE- Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Imagem Pessoal
8h – Lançamento da Linha Modelare Pro e Linha Profissional para salão de beleza Florus
10h – Doenças que podem ser transmitidas em salões de beleza – Cerest/Vigilância Sanitária
11h – Gestão de salão de beleza – Senac
14h – Trabalho, Postura e Saúde – Cerest/Vigilância Sanitária
15h30 – Demonstração de escovas Bio Lipidius – Truss
17h30 – Gestão e Motivação – Sebrae



Saúde e Beleza
14h – Clareamento dentário e implantes – Curso de Odontologia da UFC
15h – Cirurgias estéticas da face – Curso de Odontologia da UFC
16h30 – Corpo, Beleza e Contemporaneidade – Curso de Psicologia da UFC
18h30 – Mitos e verdades da cirurgia plástica – Dr. Nilton Parron, cirurgião plástico

Oficinas
8h ás 12h – Coloração AVON
8h ás 12h – Demonstração de aplicação de escova definitiva – Lyzzo
8h ás 12h – Oficina de recepção e atendimento – Compuway
14h ás 18h – Massagem corporal e estética facial – Florus
14h ás 18h – Estética facial e limpeza de pele – Mar de Rosas

Atrações Culturais
18h às 22h – Desfiles de moda, concurso de penteados e maquiagem e apresentação do grupo Free Som

Feira
8h às 22h – Demonstração e venda de produtos nos stands

Festival Esportivo do Comércio

Integração social com o esporte e o lazer no Festival Esportivo do Comércio, que acontecerá de 20 a 25 de outubro, no Clube do SESC Junco, em Sobral. O Festival Esportivo do Comércio é destinado aos comerciários e aberto à comunidade em geral, com a finalidade de incentivar a prática de atividades esportivas. As inscrições podem ser feitas no período de 05 a 15 de outubro, na Unidade do SESC Centro, em Sobral. (Boulevard João Barbosa, 902. Praça São Francisco). As equipes e atletas de Sobral e região poderão se inscrever para as modalidades de futsal, futebol society, voleibol, natação, xadrez, dama e tênis de mesa. Mais informações no SESC: 3611.0954.


Circuito SESC de Incentivo à Leitura


O Circuito SESC de Incentivo à Leitura promove de 19 a 23 de outubro, na Escola Educar SESC, ampla programação que estimula o hábito da leitura dentro da Semana do Livro e da Biblioteca. Na programação, o público terá acesso à contação de histórias, brincadeiras, oficinas de reconto, de produção de textos, confecção de livros infantis e de fanzines, além de palestras. Esta é uma oportunidade para conhecer o acervo do BiblioSESC, biblioteca ambulante do SESC Ceará. Para os educadores, serão ofertadas oficinas sobre os temas “Libra: um mundo de possibilidades” e “Descobrindo o Braile”, destinados à leitura para pessoas com necessidades especiais. Haverá ainda exposição sobre a História do Livro e da Biblioteca que estará aberta para visitação durante a semana.


Mostra SESC de Arte Naif – Até dia 28/09, exposição de 20 peças de artistas de arte naif, uma arte livre, que não segue escolas ou tendências. Curadoria de José Tarcísio. Na Casa da Cultura, de 8h às 12h, de 14h às 20h.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SECRETÁRIA DE CULTURA DE SOBRAL

O Projeto A Escola vai ao Cinema 2009 exibe na Mostra de Cinema de Arte o filme A Máquina, dias: 22, 23, 29 e 30 de Setembro, às 19:30h no Cinema Renato Aragão. Gratuito!

Maiores informações 3611 2712 / 3614 2521


A Máquina

Direção: João Falcão / Drama / 2006

Com: Mariana Ximenes, Gustavo Falcão, Paulo Autran, Lázaro Ramos.

Em Nordestina, cidadizinha perdida no setão, “Kariana da rua de baixo” (Mariana Ximenes) sonha em ser atriz e partir para o mundo. Antes que seu amor lhe escape, “Antônio de Nazaré” (Gustavo Falcão) adianta-se numa cruzada Kamikase para trazer o mundo até Karina. Uma história em que os sonhos se contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador.

Realização:
Camara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza;
Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social;
Cinema Renato Aragão;
KROMA Video Produções;


Patrocínio:
Banco do Nordeste;
Coelce;


Apoio Cultural:
Pinheiro Supermercado;
Prefeitura Municipal de Sobral;
Ministério da Cultura - Governo Federal;
Governo do Estado Ceará - Secretaria da Cultura.

Telma Mendes
Gestora Cultural - Sobral-CE
Tel: (88) 9961-4152 móvel

SOBELEZA.

Deu inicio nessa manhã o IV Encontro de Beleza de Sobral, com palestras e oficinas de beleza .
A partir das 14h a palavra fica por conta de

Saúde da Mulher: como prevenir cancer de mama - Dr. Juvenal Linhares,
Evoliçao dA Estética- Dr. Cicero Claúdio, é bom nao perder.

TURISMO NA REGIÃO

Para debater o desenvolvimento cultural e turístico do Vale do Acaraú estão sendo convidados para participar da reunião extraordinária do Fórum de Cultura e Turismo da região, os representantes dos municípios e instituições interessadas no tema.

O encontro acontecerá dia 23 de setembro, quarta-feira, às 8h, no auditório da Escola de Música em Sobral. Na pauta, a realização das Conferências Municipais de Cultura, o repasse das informações da videoconferência sobre o Sistema Nacional de Cultura realizada em Fortaleza em 17 de setembro, além de orientações sobre o Edital Mais Cultura e informação sobre o Edital de Incentivo às Artes- fonte.zona norte





DAS ANTIGAS

Anos 60 , baile no Derby Clube. Nossa homenagem ao Régis Canalha ninguém esquece sua alegria . Agachado Jefferson, Aragão, Inácio Arruda, ao lado do Inacio Paulinho da Emilia, como era chamado pelos amigos.Os outro?

DAS ANTIGAS

Ano 70 , Derby , os garotos Régis Cannalha, Jerferson e...?







sábado, 19 de setembro de 2009

OMAN E SOBRALENSE DA GEMA


Assessor do deputado Ciro Gomes, Oman Carneiro convidado para palestrar

A comissão de Assessores Parlamentares organizadora do DIA DO ASSESSOR PARLAMENTAR DO LEGISLATIVO SOBRALENSES estará com uma vasta programação de debates em homenagem ao dia do assessor. Na ocasião o ex-deputado Oman Carneiro convidado que foi pela organização do evento, irá discorrer sobre o tema: A importância da assessoria no desempenho parlamentartratar, segunda-feira (21) no plenário 05 de julho da Câmara de Sobral.

Segue a programação:

21 de setembro de 2009

Credenciamento: 08:30

1ª Palestra:

Tema: A importância da assessoria no desempenho parlamentar

Palestrante: Oman Carneiro

Horário: 09:00

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ACONTECE NO RESTAURANTE LANCELOT

Palestras, encontros e um bom papo regado de uma gastronomia de primeira . E no Lancelot

INFORMAÇÃO

campanhas eleitorais

Candidatos poderão usar a rede mundial de computadores para pedir votos e arrecadar recursos. Texto aprovado deixa claro que não haverá censura na internet .

O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, as três emendas do Senado sobre as campanhas eleitorais na internet incluídas no Projeto de Lei 5498/09. A principal delas explicita que a manifestação do pensamento por meio da internet é livre, vedado o anonimato durante as campanhas. Entretanto, fica assegurado o direito de resposta. A manutenção do texto foi definida em acordo entre líderes do Senado e da Câmara, com o objetivo de deixar claro que não haverá censura na rede mundial de computadores. O projeto segue agora para sanção presidencia

Aniversário de Domingos Olímpio Braga Cavalcanti

Domingos Olímpio Braga Cavalcanti (Sobral, 18 de setembro de 1851Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1906) foi um jornalista e romancista brasileiro.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, exerceu a atividade jornalística no Rio de Janeiro, em periódicos como O Comércio, Jornal do Comérico, Correio do Povo, Cidade do Rio, Gazeta de Notícias e O País. Dirigiu o periódico Os Anais, semanário que contou com a colaboração de muitos escritores brasileiros e portugueses. Em Os Anais publicou o romance O Almirante e deixou incompleto O Uirapuru.

Deixou diversos trabalhos, entre romances e peças, a maioria inédita em livro.

Apresentou candidatura para a Academia Brasileira de Letras, mas foi derrotado pelo poeta Mário de Alencar, filho do romancista cearense José de Alencar, tendo contado apenas com o apoio de Olavo Bilac, que faria um elogioso necrológio de Domingos Olímpio, ou Pojucã, um de seus pseudônimos.


Publicou as obras:

  • Lizia Homem, romance, sua obra-prima
  • O Almirante, romance
  • O Uirapuru, romance inacabado
  • A Perdição (1874), teatro
  • Rochedos que Choram, teatro
  • Túnica Nessus, teatro
  • Tântalo, teatro
  • Um Par de Galhetas, teatro
  • Os Maçons e o Bispo, teatro
  • História da Missão Especial de Washington, relato
  • A Questão do Acre, história
  • A Loucura na Política, biografia
  • Domitila, teatro
DOMINGOS OLIMPIO É HOMENAGEADO COM NOME DE RUA EM SOBRAL

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ECONOMIA SOBRALENSE

Até agosto deste ano, Sobral se destacou por um crescimento maior relativo à geração de emprego e renda, atingindo (34,8%), o que significa uma subida expressiva de seis colocações em apenas um ano. No índice de oferta de empregos formais, o maior município da zona norte fica em segundo lugar no Estado do Ceará, perdendo somente para Fortaleza. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, que mostra mais empregos na Indústria, Comércio, Serviços e Construção Civil

por Herbert Lobo


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TESOUROS DA SÉTIMA ARTE

Como já havíamos informado nas últimas postagens, iniciamos hoje “Tesouros da Sétima Arte”, falando sobre os grandes filmes que fizeram e fazem a história de Hollywood, em todos os tempos. Semanalmente falaremos sobre um belo filme, que marcou época. Aceitamos sugestões, críticas e esperamos que nossos leitores contribuam com alguma informação.
Hoje falaremos sobre um clássico francês, estrelando a exuberante Catherine Deneuve – BELLE DE JOUR – a Bela da Tarde, uma mulher casada, mas que a todo custo, buscava o seu prazer.
Esta é a história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem, rica, casada com um cirurgião de sucesso e infeliz, que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Curiosa, Séverine termina acostumando-se a uma vida dupla. Até o aparecimento de Marcel, um deliqüente que se enamora da mulher, e complica a cômoda situação da protagonista. O mais popular e também o mais belo filme do mestre do surrealismo. Entretenimento e cultura de alto nível! Esta é a história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem, rica, casada com um cirurgião de sucesso e infeliz, que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Curiosa, Séverine termina acostumando-se a uma vida dupla. Até o aparecimento de Marcel, um delinquante que se enamora da mulher, e complica a cômoda situação da protagonista. O mais popular e também o mais belo filme do mestre do surrealismo. Entretenimento e cultura de alto nível! Completa o elenco Jean Sorel, Michel Picolli, Geniviève Page, Pierre Clémenti, Françoise Fabian e outros. A direção é de Luis Buñuel, distribuido no Brasil pela Continental, é um drama de 1967, tem 100 minutos de projeção e foi filmado total na França.


IASMYN

A querida sobrinha festejou seus 4 aninhos, ontem à noite, no Fest Park, com muita música, brincadeiras e muita animação. Com o tema “Moranguinho” a aniversariante estava radiante e muito feliz. Iasmyn é filha de Ingrid e Balreira Júnior.

.

DOBRADINHAS POLÍTICA

Nossa notícia na última postagem causou um verdadeiro auê na cidade, pois os expert`s em política e a comunidade ainda não haviam despertado para estas dobradinhas, que a nosso conhecimento político – são vitoriosas – tratam-se de Oman Carneiro para federal e a dinâmica primeira dama Lili Cristino para estadual. Pe. José Linhares para federal e Ivo Gomes para estadual. Acreditamos que com um bom trabalho ambas serão vitoriosas, com sobra.

.

NOVO BISPO

O nome de nosso futuro Bispo poderá sair por toda esta semana. Nosso Administrador Diocesano Pe. Nonato Timbó foi chamado a Roma e na agenda será recebido pelo Papa Bento XVI.

.

SHOW DE HUMOR

Sábado próximo, para quem gosta de brega e de rir, é só se dirigir ao Coqueiros – Bar e restaurante e assistir ao show de Iran Delmar, Coxinha e o novato Doquinha.


.

GRENDENE

Você sabia que o número de funcionários da Grendene em Sobral é de 22.000 pessoas. Maior do que a população de muitas cidades do Ceará e do Brasil. Não é a toa que o ICMS de Sobral é maior do que de dez cidades do Cariri e Sobral, há muito tempo, é a cidade campeã do estado, em exportação.

.

Programa “NO LIMITE’

Cid Gomes esteve visitando a praia das Flexeiras e participou das filmagens de “No Limite” programa da Globo, filmado no Ceará, numa estratégia do governador de mostrar as belezas de nosso estado e tentar trazer mais turistas. Cid esteve acompanhado do secretário de turismo Bismark Maia e subiu ao totem, como vocês veem na foto.
Fotos:twitter CG.
.

BRASÍLIA

Encontra-se em Brasília, nosso prefeito Leônidas Cristino, à cata de recursos para diversas obras e também para reunião com o Ministro Márcio Fortes para tratar do programa de habitação – Minha casa, minha vida. Deverá retornar a Sobral, na próxima sexta-feira.


.

ENLACE MATRIMONIAL

Estaremos em Fortaleza, sábado próximo, para o casamento dos jovens Vanessa e Carlos César, ela – filha dos amigos Ledinha e Audísio de Almeida Aguiar e ele, de família da capital. O evento será realizado às 19h, na Igreja de São Benedito e a recepção no EllY`s Buffet, no Montese.

.

NOVONORTE

Recebemos o lindo convite e confirmamos presença, na inauguração das novas instalações da NOVONORTE – FORD, de propriedade do amigo Aldenor Façanha Júnior, na Av. Mons. Aloísio Pinto, ao lado da Auto Norte. Exposição de belos carros, música ao vivo e um big cocktail.

.

PROMESSA DE PRESIDENTE EM CAMPANHA

“A gente vai dar ao Ceará o que não teve em um século”. Vocês acreditam? Houve Presidente que disse que ia virar o mapa de cabeça para baixo e não fez absolutamente nada para o Ceará, porque a bancada – lamentavelmente – não se preza. É omissa, não se valoriza. Vamos aguardar pelo menos a BR-222.

.

SABEDORIA

Certa vez indagaram a Buda. “O que mais o surpreende na humanidade?” Os homens, foi a resposta. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por não viver o presente nem o futuro. E vivem como nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.

.

MINI MARATONA DO RIO

Os sobralenses Licurgo Almeida e Eduardo Fontes lideraram um grupo de 10 pessoas (todas residentes em Sobral) e foram participar da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, realizada no dia 6 de setembro. Rachel Bessa Almeida, Mônica Fontes, Antônio Augusto Fontes, Kaio Furtado, Cibele Linhares Furtado, Kailson Furtado, Mauro Bonfim, Daniele Bonfim, Juscelino Mourão e Selma Mourão fizeram parte deste pacote e vieram maravilhados com tudo que viram na Cidade Maravilhosa. Inclusive muitos deles voaram de asa delta.



OLHA O DAVI Aí, GENTE

Está visitando Sobral, pela primeira vez, o garotinho DAVI, filho de Mayra Parente e do Capitão Marcius Reges. Davi nasceu em Fortaleza, onde reside, no dia 12 de agosto, na Gastroclínica e é hóspede de seus avós (que estão caducando com sua presença) Geísa e Hélder Parente. Boa estada.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

FALECIMENTOS

Faleceu na última segunda-feira, o comerciante Patrício Pontes Filho, que foi o primeiro comerciante de pneus de nossa cidade. Patrício nasceu em Frexeirinha, foi prefeito municipal daquela cidade, transferindo-se para Sobral e aqui se tornou em um grande comerciante. Pêsames à família enlutada.

***************************

Ontem, precisamente às 13:15h, faleceu num dos leitos da Santa Casa de Sobral o grande sobralense José Wilson Brasil, aos 92 anos de idade. Sobral perdeu um dos líderes da cultura, um patrimônio de nossa cidade. Homem culto, querido por todos, com trânsito livre em qualquer reunião social, simples e um dos homens de confiança de Dom José. Maestro e um dos fundadores da Banda de Música de Sobral e regente, por muitos anos, da Catedral. José Wilson emprestou seu nome à Escola de Música que a Prefeitura mantém na Av. Dom José e que atende a 800 alunos das escolas municipais. Seu corpo foi velado na Funerária São Francisco, depois trasladado pelo carro do Corpo de Bombeiros até a Casa da Cultura, onde houve uma bela homenagem póstuma e levado para a Igreja da Sé, onde aconteceu uma missa de corpo presente, com a Igreja lotada de amigos, familiares e admiradores. Após a encomendação do corpo, o caixão foi colocado no carro do Corpo de Bombeiros, ao som da banda de música e levado ao cemitério, depois de dar uma volta no centro da cidade.

Nasceu em Sobral em 21 de abril de 1917, na praça da Constituição, hoje Deputado Francisco Monte, no prédio onde é a Telemar. Filho de Maria do Carmo Jenuvina. Casou-se a 04 de outubro de 1938, com Francisca Olímpia Freire, de cujo consórcio nascera quatro filhos, a saber, Antônia Olímpia Brasil de Paula, Margarida Maria Brasil, Maria do Carmo Torres e Antônio Alberto Brasil. Estudou nas escolas públicas na Praça Duque de Caxias, professora Leonor Machado e Maroca de Castro, e no grupo escolar. Ingressou na banda de música municipal da qual é fundador a 26 de junho de 1936. Regente do coral da catedral por três anos. Funcionário público dos correios e telégrafos, hoje aposentado. Membro fundador do Centro Cultural Dom José de Sobral. Sócio honorário e benemérito da Câmara Júnior de Sobral. Estudou música com o Monsenhor Joviniano Loiola Sampaio no seminário São José de Sobral. Admirador da história de Sobral. Tem dez netos e onze bisnetos. Substituiu o maestro José Pedro na regência e nos cantos sacros na diocese em 1937. José Wilson faz parte da história de Sobral, como historiador, maestro, carteiro, pintor e outras virtudes. Figura carismática. Foi sempre contemplado por sua simplicidade, em ser um cidadão digno e respeitoso a toda prova. Verdadeiro imortal. Recentemente José Wilson Brasil foi homenageado pela Escola de Samba Unidos das Pedrinhas, na Avenida do Samba Marinho Pereira, tendo comparecido e participado ativamente do desfile no carnaval de 2003. Foi aclamado na passarela como cidadão que fez a história de nossa música, através da regência da banda por muitos anos. Ser humilde, lúcido e amigo de Sobral. Falar de José Wilson é lembrar de Dom José, com quem conviveu em palácio por muitos anos, ajudando a fazer a nossa história. No dia 26 de abril, do ano de 2003, foi homenageado pelo Centro Cultural Dom José.

.