sábado, 30 de janeiro de 2010

DAS ANTIGAS



E carnavalQUEM? DERBY CLUBE. ANO?

HOJE E DIA DE LER JORNAL AQUI-

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CARNAVAL- ED CAMALEÃO E SOLTEIROES DO FORRÓ

Bloco dos Sujos reunie foliões
no Boulevard do Arco

A programação carnavalesca deste ano começará no próximo dia 06 de fevereiro com o tradicional desfile do Bloco dos Sujos, que vem ganhando novos adeptos a cada ano e se consolidando como um dos maiores eventos de todo Interior do Estado.
Realizado com apoio da Prefeitura de Sobral o Governo do Estado, o desfile deste ano será puxado pelas bandas Ed Camaleão e Solteirões do Forró, que garantem o aumento significativo do número de participantes. A programação terá início à tarde, estendendo-se até a noite quando acontece o Balmasquê na Associação Atlética Banco do Brasil.
O desfile do Bloco dos Sujos, que acontece no sábado magro do carnaval, já acontece em Sobral há mais de 50 anos, tendo, portanto, uma história admirável de uma cultura que com o passar do tempo ganha mais
adeptos.BM

Sobral deverá contar com um esquema de segurança organizado neste carnaval, contanto com a participação de todas as polícias, que estarão integradas dentro de um só comando e com um único objetivo: assegurar tranqüilidade dos foliões na sede e nos distritos.
Tendo em vista à capacitação dos policiais quanto às ações durante os dias de carnaval. O sistema é integrado pelas polícias Civil, Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

SENADORA PATRICIA SABOIA



Após dois meses de luta contra um câncer, faleceu nesta terça-feira, dia 26, aos 55 anos, a mineira Neide Castanha, referência no Brasil e no exterior na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Assistente social formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente, Neide estava, desde 2004, à frente do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Seu primeiro trabalho na área foi realizado durante a faculdade de Serviço Social, com meninas de rua da Praça da Sé, no centro de São Paulo. Entre muitas ações, destacou-se na mobilização nacional para aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência e as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes em 2003 e 2004, presidida pela Senadora Patrícia Saboya (PDT-CE).

Neide venceu o Prêmio Cláudia 2009 na categoria Trabalho Social, da Editora Abril, e em 2008, recebeu do Congresso Nacional o Prêmio Bertha Lutz, destinado a mulheres de destaque na garantia dos direitos femininos e questões de gênero. Ela recebeu as duas premiações das mãos da senadora Patrícia, amiga e parceira de Neide na defesa dos direitos da infância e adolescência.

Confira abaixo declaração da Senadora Patrícia sobre Neide Castanha:

"As crianças brasileiras perderam uma de suas mais aguerridas e apaixonadas defensoras. Neide Castanha era um exemplo de mulher, mãe, especialista e militante para todos nós. Teve uma vida plena de significado e conquistas. Na luta por melhores condições de vida para nossas crianças e adolescentes, Neide conseguia aliar a diplomacia e o jogo de cintura com a assertividade. Era doce e forte. Sonhadora e realizadora. Suas palavras encantavam, emocionavam e tinham o poder de operar as mudanças necessárias no cenário social brasileiro. Com determinação, firmeza e coragem, Neide ajudou a fortalecer as causas da infância e da adolescência. E foi além. Não há dúvidas de que deu também uma importante contribuição à batalha pela construção de um Brasil melhor, mais justo, mais humano e mais solidário. Estamos profundamente tristes e emocionados. Mas precisamos seguir em frente. Precisamos dar continuidade ao legado deixado por Neide, lembrando sempre da força, da doçura, da alegria de viver e do otimismo dela, mesmo diante dos grandes desafios. Que Deus proteja seus familiares, amigos e companheiros de trabalho neste momento tão doloroso e difícil".

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente:

"É com profunda tristeza que o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) informa o falecimento de nossa histórica militante Neide Castanha, que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos. O sepultamento do corpo de nossa brava companheira aconteceu nesta quarta-feira (27), às 17h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF). A combatividade e a garra de Neide Castanha contagiavam e mobilizavam a militância dos direitos da criança e do adolescente em todo o País. Quando se pensa especialmente no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de meninos e meninas a associação ao seu nome é imediata. A perda desta importante amiga e companheira deixa uma lacuna profunda e um sentimento de saudade imenso. Mas para o FNDCA, Neide também deixa um grande legado e a certeza de que ela combateu o "bom combate", com força, dedicação, inteligência e, sobretudo, amor à causa. Que Deus dê força aos seus familiares, colegas, amigos e companheiros de trabalho e de luta neste momento de dor".

PRE CARNAVAL

Dia: 30/01 – Sábado

Hora: 09h30 às 11h Local: Centro Comercial (Praça da Coluna da Hora, Igreja do Rosário e Beco do Cotovelo)



Dia: 06/02 – Sábado

Bloco dos Sujos - Trio Elétrico com Ed Camaleão e Solteirões Elétrico.

Hora: 16h Roteiro: Praça da Coluna da Hora / Boulevard do Arco

Bloco Velha Guarda acompanhada da Banda de Metais

Hora: 16h Roteiro: Derneval / Bar O Pescador









SECRETARIA DA CULTURA


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CARNAVAL NA MERUOCA

Os foliões estão cansando dos carnavais de praia e aderindo às serras. A serra da Meruoca será palco da saída de três blocos neste carnaval. No domingo, dia 14, nosso amigo Dr. Dejacir Carneiro estará liderando O BLOCO FLORESTA FOLIA em seu segundo ano. Aberto aos amigos e com saída prevista para 16:00h das Lajes e chegada e festa no Balneário Havaí. Uma grande opção. Na segunda-feira, dia 15, sairão dois blocos. O já tradicional MEL NA MERU, com saída do Bar João Raul e chegada e festa na quadra do Chico Sanford e O BLOCO DOS SUJOS JOÃO BARBOSA, com saída do restaurante Mimi e chegada e festa na Pousada Encontro das Brisas. Será um carnaval maravilhoso e muito animado. Só que achamos que para o ano de 2011 os líderes dos blocos falados deveriam se reunir e combinar a saída em dias alternados. Será uma boa.




.

ANIVERSÁRIOS

Estiveram aniversariando na última semana, os amigos Francisco Adilson Martins Ponte, Polaco Collyer Feijão e Iago Feijão Andrade. Parabéns !!!

Joice e Polaco


Juliana e Iago


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

BODAS DE RUBI

Recebemos com muito prazer, convite para participarmos da comemoração dos 40 anos de casados dos amigos Maria Luiza Pinto Parente e Manoel Felizardo Parente Filho, que acontecerá no próximo sábado, no salão Florinda, do Dona Flor Buffret. A animação ficará por conta da banda Fonseca Júnior, de Fortaleza.


.

LUSTOSA DA COSTA

Como sempre faz, de 3 em 3 meses, o jornalista e grande sobralense Lustosa da Costa visita a terrinha. Desta feita visitou a serra da Meruoca, a Biblioteca que leva seu nome, muitos restaurantes e muitos amigos. Saiu encantado do progresso de Sobral, dizendo que a cidade precisa urgentemente de mais um bom hotel e de um shopping.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

TURISMO

Os casais Dharla e Rubinho (vereador de Meruoca) e Ingrid e Balreira Júnior (vereador de Sobral) estiveram em Parnaíba e Camocim no último fim de semana.



arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

CURTAS

  • O presidenciável Ciro Gomes já se encontra em Fortaleza e disse categoricamente: sou candidato à Presidência da República, nada de governo de São Paulo.

  • O Sesc deseja fazer um carnaval das antigas no próximo dia 11, na Praça São Francisco, com marchinhas e muito frevo. Nada de axé.

  • O Grupo Del Rio (leia-se Melo) está articulando junto aos Supermercados Pinheiros uma nova loja na Boulevard João Barbosa, onde funcionou a Fábrica de Refrigerantes Del Rio.

  • Os filhos da Candinha nos informaram que 3 fortes grupos de Fortaleza estão negociando com a prefeitura local para a construção do Shopping Sobral, ao lado do Fórum. Serão 8 lojas âncoras. Será muito bem vindo.

  • A BANDA SKANK deu um verdadeiro show na sexta-feira que passou, na Boulevard do Arco. Segundo a polícia local, mais 12.000 pessoas estiveram presentes.

  • Retornando de férias e já tendo assumido suas funções como Chefe de Gabinete do Magnífico Reitor da Uva, o professor e Acadêmico da Academia Sobralense de Estudos e Letras – José Luis Lira. Esteve no México e Estados Unidos.

  • O pré-candidato Oman Carneiro visitando as bases e tentando angariar votos para a sua eleição à Deputado Federal. Achamos que Sobral continuará com seus dois representantes. Pe. Zé Linhares e Oman no lugar de Ciro Gomes.

  • A Academia Sobralense de Estudos e Letras – ASEL estuda uma data, para homenagear o Acadêmico Padre Tibúrcio Gonçalves de Paula, único fundador vivo.

  • O Grupo Princesa do Norte – de senhoras sobralenses e amigas que residem em Fortaleza – está elaborando um opúsculo “ERA UMA VEZ EM SOBRAL” com fatos, fotos e causos acontecidos na terrinha. Será lançado brevemente.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

MUSEU DO ECLIPSE

Museu do Eclipse
cobrirá fenômeno de aproximação da Terra
com Marte Os planetas Terra e Marte estarão a 99 milhões de quilometros um do outro neste dia 27. Esta será a maior aproximação dos dois planetas entre os anos de 2008 e 2012. Marte, qua aparece como um grande ponto vermelho luminoso na direção do nascente, em torno das 20 horas será facilmente visível através de telescópios. Para a proveitar a oportunidade a equipe do Museu do Eclipse realizará uma noite de observação nesta quarta-feira, 27, a partir das 20 horas, disponibilizando seu telescópio para uso da população na praça do Patrocínio, isto se as condições atmosféricas permitirem. O Museu do Eclipse de Sobral é um dos mais importantes do Brasil, haja vista sua estrutura de equipamentos, sendo o principal deles o telescópio, considerado o mais potente do Norte e Nordeste, que auxilia astrônomos e estudiosos na percepção dos astros celestes. O Museu do Eclipse de Sobral foi construído por ocasião das comemorações dos 80 anos da ocorrência do eclipse total, que serviu para comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Eistein.(BM)

Parque de Exposição Deputado Francisco de Almeida Monte, também conhecido como Saic, que durante 48 anos abrigou a Exponorte. Este local será demolido para dar lugar ao Hospital Regional. A área escolhida para o novo parque abrange a Fazenda Uruguai Clube de Campo e está localizado na estrada que dá acesso à cidade de Massapê e deverá ocupar uma área de 29 hectares.(bm)

DICAS DE BOM GOSTO


Salada de macarrão com Sauvignon Blanc
Verão é tempo de comidas leves e rápidas para aproveitar o verão. Salada com macarrão pode ser uma boa pedida acompanhada dos vinhos chilenos Santa Rita 120 Sauvignon Blanc e Leyda Reserve Sauvignon Blanc. Confira:
Salada Tropical harmonizado com Leyda Reserve Sauvignon Blanc
Leyda Reserve Sauvignon Blanc (Valle de Leyda/Chile) - vinho intenso e frutado no nariz, com aromas de cítricos. Na boca, mostra acidez de toranja. Na boca, acidez intenso e frescor, frutas cítricas doces, maças verdes e um toque mineral. Corpo leve com final de toranja.
Receita Salada Tropical

(12 porções, 20 min de preparo)
Fonte: Abima
Ingredientes
Macarrão:
500 gramas de massa curta cozida al dente
3 colheres das de sopa de maionese de limão
2 colheres das de sopa de cebola ralada
1 colher das de sopa de mostarda
100 ml de leite

Salada:
150 gramas cogumelos frescos cortados ao meio e escaldados
2 colheres das de sopa de molho de soja
1 cenoura crua cortada a gosto
1 beterraba crua cortada a gosto
5 rabanetes crus fatiados
3 folhas de couve crua cortada bem fininha
2 xícaras das de chá de buquês de brócolos escaldados em água fervente com sal
1 xícara das de chá de buquês de couve flor escaldados em água fervente com sal
3 xícaras das de chá de folhas de alface verde e roxa
6 folhas de catalônia

Molho para a salada:
½ xícara das de chá de molho de soja
½ xícara das de chá de azeite extra virgem
2 colheres das de sopa de suco de limão
2 colheres das de sopa de folhas de hortelã cortada fininha
½ xícara das de chá de suco de graipefruit
1 laranja graipefruit cortada em rodelas
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo
Macarrão:
Misture bem a maionese, a cebola, o leite e a mostarda. Agregue o macarrão cozido al dente e ainda quente. Reserve.

Salada:
Em uma frigideira grande aqueça o molho de soja e refogue rapidamente os cogumelos escaldados.
Misture delicadamente todos os ingredientes e tempere com o molho.

Molho para a salada:
Misture todos os ingredientes e utilize.

Montagem:
Misture o macarrão reservado e a salada de forma decorativa e sirva bem gelado.



Madonna aprova vinho brasileiro

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) divulgou na última sexta-feira (15/01), uma informação que pode ajudar a aumentar as vendas do vinho brasileiro no mundo. Uma das celebridades mais importantes do universo musical, Madonna, teria provado e aprovado a bebida produzida no País.

A afirmação foi dada pelo chef-sommelier do Fasano, Manoel Beato, que serviu a cantora em sua última passagem por São Paulo, em dezembro. Foi oferecido a ela um VF Rosé, elaborado pela Villa Francioni, de São Joaquim (Santa Catarina).

Segundo Beato, Madonna ficou impressionada com a qualidade do vinho, que combina com os dias quentes do verão brasileiro. “Ela até pediu pra comprar uma garrafa”, conta. Manoel Beato é considerado pela crítica especializada o melhor sommelier do Brasil.






NOTAS

Jornalista: Natércia Rocha lançou o livro Rumo Norte, na quinta cultural no Mercado dos Pinhões, na capital. Segundo a escritora, tudo começou por Sobral, onde ela foi correspondente do Diário do Nordeste de 2006. Foi aqui seu processo de transformação, no período de incubação do livro. Ser água, ser rocha seu lema. Tomou água do Rio Acaraú, não deu, outra soltou a inspiração. O livro será lançado também em Sobral com o apoio da Secretaria de Cultura.


Blocos: A Meruoca sai esse ano com dois blocos. O tradicional Mel do Meru e o Casal Maria do Carmo e Expedito Cisne já articula um bloco que sairá da Praça Aurélio Ponte até o Resto do Mimi. No dia 15 de fevereiro, a saída do Bloco dos Sujos na Serra da Meruoca, às 15h do Restaurante Mimi. A chegada será na Pousada Encontro das Brisas. Não perca esta oportunidade de relembrar os bons tempos do Bloco dos Sujos, que este ano, estará completando 64 anos de sua fundação.


Águas de Março: Clínica Maria de Jesus Passos Dias, com 25 anos atendendo jovens e adultos, com modernas técnicas ortodônticas. Conta agora na equipe com a dentista Vilma Dias e Felipe Nobre especialista em paciente com necessidades especiais.

Agora é sério: O advogado Eugênio – Vulgo Jurumba – Está com novo amor. A moça carimbou o coração do rapaz. A empresária é do ramo gráfico. Uma mulher de grande estirpe.

Rumo a Europa: Viajando o casal Caroline e Dércio Pimentel Gomes visitará Paris, Londres e Lisboa. O moço Sérgio Ferreira Gomes Filho também viaja à Argentina onde conseguiu uma vaga na Faculdade , na Capital - Buenos Aires. E falando nisso, aproveitando o mês de férias para uma reciclada, ou melhor, fazer doutorado também na Argentina. Quem? Aí vai a lista- Francisco Antonio Cristino, O procurador do município, Clinton Carneiro, Alexandre Pinto,Carneiro Neto, Rômulo Linhares, Roque Hude, e Paulo Linhares. Os advogados com certeza irão aproveitar a viagem à procura de novos conhecimentos. E de malas prontas: O Juiz de Direito Áureo Lemos deixa nossa cidade rumo a capital.

Papo de Amiga: Sobralense da gema Cláudia Neves esteve visitando familiares e amigos. A moça foi vista botando o papo em dia em um bar da cidade com as amigas de infância Neusa Lopes, Regina Cunha. Quem também veio visitar a família foi o procurador da Receita Federal no Maranhão ,o sobralense Alano Feijão.

Mudou o tempero- Os maiores nomes da gastronomia sobralense estão solteiros.
Mudaram de endereço. Maiores detalhes só indo apreciar sua especiaria e ficar informado.

TEACHER LÔBA-Rosa Carvalho foi a aniversariante da semana. A lady comemorou em petit comitê a nova idade em um restô da cidade, regado a champanhe francesa e petiscos finos. Entre os convidados o médico Rafael Memória (ex-bbb). O moço fixou residência aqui e diz estar adorando a cidade e elogiou o Sobral Flex. Segundo ele, o melhor lugar para se morar por aqui.

João Otávio Fidanza Frota, filho do sobralense, Dr. Luciano Frota, juiz Federal do Trabalho, em Brasília, passou em terceiro lugar no vestibular de Direito da UNB - Universidade de Brasília. Alegria também para os tios, primeira dama de Sobral Lily Cristino, e Daniel Frota.(RL)

A estudante sobralense Sânkya Aragão, a jovem torna-se acadêmica de Medicina em Sobral. A moça é filha do comunicador e amigo Gilvan Aragão e Aucilene, que estão radiantes com aprovação da mesma no vestibular 2010.1. (AC)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

INAUGURAÇÃO

Cadeia Pública de Santa Quitéria será inaugurada nesta quarta-feira (27)

O secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, entrega nesta quarta-feira (27), a Cadeia Pública do município de Santa Quitéria, no Sertão Central, com capacidade para 51 detentos. Na unidade, foram investidos R$ 1,3 milhão. A solenidade acontece às 9h30min.

Com capacidade semelhante, também serão entregues unidades prisionais nos municípios de Trairi e Acaraú. Além das três citadas, estão previstas de acordo com o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) do Governo Estadual, a construção de mais 22 novas cadeias públicas no Interior do Estado. Algumas delas, já inauguradas como as de Acopiara, Icó e Barbalha.

Somando a capacidade das cadeias inauguradas com as vagas das duas Casas de Privação Provisória e Liberdade (CPPL), inauguradas neste ano, o Ceará passou a contar com mais de duas mil vagas no sistema prisional. O projeto, conforme Marcos Cals, consiste também em modificar a realidade dentro dos presídios. “Nós assumimos um desafio extraordinário. A realidade aponta para estadias mais dignas e humanizadas, com oferta de aulas e de qualificação de mão-de-obra dentro das penitenciárias”, disse.

São 872 metros quadrados que contemplam 8 celas masculinas e 3 feminina, salas de aula, administração, salas de revista, cozinha, dormitório para detentos em regime semi-aberto, áreas de trabalho e alojamentos, dentre outros.

SINCOPEÇAS

BOM SABER

Piora avaliação dos paulistanos sobre administração pública local

Uma das principais conclusões da pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), feita pelo Ibope sob encomenda do Movimento Nossa São Paulo, apresentada nesta seman, foi o aumento da insatisfação a respeito da vida pública da cidade, bem como com a atual administração da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores de São Paulo.

A proporção da população que avalia positivamente a atual gestão municipal foi de 46% em novembro de 2008 (logo após as eleições), para 28% em dezembro de 2009. Já a avaliação negativa foi de 12% para 26%.

A instituição que se saiu pior na avaliação dos paulistanos foi o Legislativo municipal. A avaliação negativa quase dobrou em um ano, passando de 26% para 50% da população.

Dentre os aspectos sobre a qualidade de vida foram mal avaliados aqueles que se relacionavam a vida pública e à administração da cidade, como “honestidade dos políticos” (nota 2,3), transparência dos gastos públicos (2,7) e participação popular nos conselhos das subprefeituras (3,3).

Já os assuntos relacionados à vida privada dos indivíduos, como vida religiosa, amorosa e familiar, foram os mais bem avaliados na pesquisa.Movimento Nossa São Paulo.

FOCO AMBIENTAL

Os consumidores brasileiros preocupados com os impactos de seu consumo terão a oportunidade de obter mais informações sobre alguns produtos que consomem. O Walmart BrasilInstituto e um grupo de empresas fornecedoras lançaram o projeto “Sustentabilidade de ponta a ponta”, no qual dez produtos tiveram inovações ou alterações significativas em seu processo produtivo para reduzir os impactos ambientais. Essas mudanças serão informadas aos consumidores na hora da compra.

“O objetivo era desenvolver uma linha de produtos que reduzissem os impactos socioambientais em seus ciclos de vida, com resultados mensurados, transparentes e passíveis de verificação”, disse Marcelo Vienna, vice-presidente de Marketing do Walmart Brasil, no evento de apresentação do projeto. As mudanças vão desde o lançamento de produtos orgânicos até alterações nas embalagens e na logística de transporte, o que permite, por exemplo, economia de água, de energia e de combustível.

Daniela de Fiori, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Walmart Brasil, lembrou que uma das grandes dificuldades do programa de sustentabilidade da rede de varejo é incorporar produtos com características sustentáveis. “E o maior desafio é como comunicar essas características sustentáveis para o consumidor de maneira clara, precisa e consistente”, afirmou Daniela.

Uma iniciativa do Walmart em nível mundial foi a criação de um índice de sustentabilidade, que tem o objetivo de resumir em um número de fácil compreensão as informações complexas sobre os impactos do processo de fabricação e transporte dos produtos
Para Héctor Núñez, presidente e CEO do Walmart Brasil, esse tipo de informação se tornará cada vez mais fundamental: “À medida que o consumidor tiver acesso à informação sobre produtos mais sustentáveis, terá preferência por esses itens. A escolha do consumidor passará por impactos do produto no meio ambiente e pelo compromisso das empresas com a sustentabilidade do planeta”.

Veja abaixo a lista de produtos do projeto “Sustentabilidade de ponta a ponta”, com as respectivas inovações e ganhos ambientais. Com exceção do sabão TopMax, que é marca própria do Walmart, todos os outros produtos serão vendidos não só nas lojas da rede Walmart, mas em qualquer ponto de venda de varejo no Brasil.

Toddy Orgânico (Pepsico)

  • Utilização de 100% de cacau e açúcar orgânicos certificados
  • Uso de matéria-prima certificada pelo FSC - Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, para produção do rótulo do produto
  • Menor emissão de gases de efeito estufa
  • Eliminação do uso de queimadas para colheita da cana-de-açúcar utilizada para produção de Toddy Orgânico

    Matte Leão Orgânico (Coca-Cola)
  • uso de 100% de erva mate orgânica, atestando a não utilização de fertilizantes químicos ou pesticidas no seu cultivo
  • uso de material 100% reciclado na embalagem do produto, sendo 30% reciclado pós-consumo
  • redução da emissão de CO2 no transporte da erva mate pelo uso de 10% de biodiesel
  • redução de 90% na quantidade de tinta de impressão na embalagem do produto.

LEIA NO JORNAL A FOLHA.......

(Embrapa) divulgou retificação do edital e acrescentou mais 22 especialidades para os cargos de pesquisador classe B, analista classe A e analista classe B. Agora, o concurso irá oferecer 697 oportunidades para níveis fundamental, médio e superior, além de cadastro reserva.
As inscrições pela internet devem ser feitas dos dias 1° a 18 de fevereiro de 2010, pelo site
www.institutocetro.org.br

.

O Centro Cultural Dom José fez reunião ontem, em sua nova sede, no prédio da ECOA, com seus membros para ajustar ações e estratégias para 2010. Com a presença do seu convidado especial, o Juiz Dr. Auro Lemos, que foi homenageado por méritos pelo centro em grande estilo. Foi uma festa cívica.


Quem trocou de idade na semana passada com festa realizada familiarmente, foi o coronel Antonio Félix, digno político de nossa região muito conceituado, e ex-prefeito de Sobral. Ao caro amigo do beco, felicidades e muitos anos de vida, são os votos dos que fazem o Jornal A FOLHA e este colunista - COLUNA BICO DE PENA

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MUSEU DOM JOSÉ


sábado, 23 de janeiro de 2010

CHUVAS

No ano passado, 4.680 pessoas foram afetadas pelas chuvas do ano passado. Para atender a todos e enfrentar os problemas causados pelas chuvas, a Defesa Civil do município teve que contar com ajuda do
Para evitar problemas em 2010, a Defesa Civil, informa que toda estrutura montada no ano passado foi mantida.Segundoosecretário, cada coordenador de equipe sabe da missão que terá que enfrentar e qual a hora para entraremação em caso de emergência. Outro ponto citado pelo coordenador está relacionado às áreas de maior vulnerabilidade, em especial a região ribeirinha, onde frequentemente acontece inundação.

DAS ANTIGAS

das antigas em clima de carnaval. de nomes as figuras.......

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BOM DE LER

HOJE É DIA DE JORNAL EXPRESSO DO NORTE- LEIA AQUI

PROGRAMAÇÃO

PRÉ-CARNAVAL 2010

Dia: 22/01 - Sexta-Feira

Banda de Metais

Hora: 18h Local: Praça Cohab I

Dia: 23/01 – Sábado

Banda de Metais

Hora: 09h30 às 11h Local: Centro Comercial (Praça da Coluna da Hora, Igreja do Rosário e Beco do Cotovelo)

É LEI

Empresas já podem aderir a Programa para conceder licença-maternidade de seis meses

Os empresários que quiserem oferecer a suas trabalhadoras a licença-maternidade de seis meses já podem aderir ao Programa Empresa Cidadã desde o dia 1º de janeiro deste ano (2010). Decreto (7052/2009) assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 23 de dezembro do ano passado regulamentou o Programa, previsto na lei 11.770 de 2008, que estabeleceu a ampliação da licença para as funcionárias da administração federal e para as trabalhadoras da iniciativa privada, de forma facultativa. A nova legislação é fruto de projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), apresentado em 2005 em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP

E HOJE

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Skank em sobral


O Governo do Estado através de seu programa "Férias no Ceará" estará trazendo para a cidade de Sobral a Banda mineira Skank que mostrará um show com os seus mais antigos e atuais sucessos, repetindo apresentação que realizou no interior de Minas Gerais, e em várias capitais do Brasil.

A Banda Skank se apresentará na Boulevard do Arco a partir das 20h, com toda a estrutura montada pela Secretaria de Cultura e com o apoio da Prefeitura de Sobral. A Banda que abrirá a apresentação do Skank será a Groovytown.

BLOCO DOS SUJOS JOÃO BARBOSA

Acontecerá no dia 15 de fevereiro, a saída do Bloco dos Sujos João Barbosa na Serra da Meruoca, às 15:ooh do restaurante Mimi. A chegada e a festa será na Pousada Encontro das Brisas. Vista sua fantasia e vá brincar. O ingresso é a sua presença. Não perca esta oportunidade de relembrar os bons tempos do Bloco dos Sujos, que este ano, estará completando 64 anos de sua fundação.  


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

ANIVERSÁRIOS

Estiveram aniversariando no fim da semana passada, os amigos Antônio Félix Ibiapina Filho, o médico João Evangelista da Ponte, o radialista e ex-vereador Ivan Frota – o amigo da fé e o secretário da Saúde Carlos Hilton Soares. Parabéns a todos e um forte abraço do colunista.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

ANIVERSÁRIO II

Esteve completando mais um janeiro, no domingo que passou a universitária de arquitetura Amanda Ximenes Vasconcelos, filha dos amigos Adriana e Carlos Evanilson Vasconcelos (Carlos do Calixto). Seus pais ofereceram aos amigos e familiares um belo churrasco em seu sítio do Cachoeira, regado a bom Whisky e muita cerveja. A animação tomou conta de todos quando chegou uma bandinha de forró que tocou todos os gêneros musicais e fez com que todos fossem balançar o esqueleto. Foi alegria total e a festa entrou pela noite.  



arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

LISTA TRÍPLICE

Só pode ser para cumprir os estatutos, porque – com certeza – o governador vai escolher o atual Reitor da UVA para novo mandato. Time que está ganhando ninguém mexe. Vai dar Colaço, Palmira Soares continua da Vice e o professor Fabiano vai esperar mais uma vez a sua oportunidade.  


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

POLÍTICA

Quando os homens trabalham corretos, até a oposição desaparece. Olhe o caso do estado do Ceará e do País. Roberto Pessoa não atrapalha e José Serra está com muito medo de deixar 3 anos de governo em São Paulo, para levar outra peia.

Há poucos anos, o grupo F.Gomes precisava do Tasso para se eleger e, como os tempos mudam, o Tasso hoje precisa do grupo para passar mais 8 anos no senado, pois a briga é apenas pelo cargo de vice-governador, pois não querem mais dar ao professor Pinheiro. A reeleição do Cid é favas contadas, como também, a eleição dos dois senadores – Tasso Jereissati e Eunício Oliveira. Como vocês sabem Tasso e Ciro não brigarão jamais para o bem do estado e principalmente, para nossa cidade.  


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

NOVO PREFEITO

Sobral está com novo prefeito até o dia 2 de fevereiro. Trata-se de Francisco Hermegenildo de Sousa Neto atual Presidente da Câmara Municipal. José Leônidas de Menezes Cristino e sua esposa a advogada Maria Ester Frota Cristino (Lily) viajaram a São Paulo em companhia de seu filho Leônidas Filho que cursará engenharia de computação no ITA, em São José dos Campos. O Vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão) assumirá a presidência da Câmara Municipal.  


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

SOBRAL

De parabéns nosso prefeito Leônidas Cristino em dirigir a cidade que mais cresce no estado do Ceará. São dados do empresário Fernando Ibiapina Cunha, Presidente da Associação Cearense de Indústrias de Material de Construção.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

LUNA

Esteve aniversariando no último dia 5, a gatinha Luna Collyer Arruda Cavalcante. Luna é filha de Cinthia e Arnaud Cavalcante Júnior e comemorou a data, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, ao lado de toda sua família.



arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

PRÉ-CARNAVAL

Todo ano é a mesma coisa. Entra secretário e sai secretário, na pasta da cultura e nenhum tem visão de um pré-carnaval em Sobral. Espelhem-se na pequena cidade de Meruoca, que trouxe um pequeno grupo do carnaval de Olinda com seus frevos e seus bonecos gigantes.

Também falta visão na dita secretaria, em não adquirir um piano de cauda para o Teatro São João e Centro de Convenções. Disse-me um funcionário da prefeitura que custava muito caro, numa média de 90.000,0 os dois pianos e os shows que trazem que é só uma noite. Os pianos durarão 100 anos.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

FALECIMENTO

Faleceu prematuramente em Fortaleza, num dos leitos do Hospital São Mateus a dama sobralense, Sílvia Oliveira Albuquerque, com apenas 53 anos de idade, ocasionado por um aneurisma cerebral. Seu filho Túlio encontrava-se nos Estados Unidos e seu esposo Francy Apoliano em Assunção no Paraguai. Chegaram a tempo de autorizarem a doação de todos os órgãos. Muito bonito o gesto da família, pois, salvaram muitas vidas. Nosso abraço de pesar a toda família enlutada e um grande abraço ao amigo e ex-colega de Banco do Brasil Francy Apoliano. Lamentável.



arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

EUROPA

Viajando em Lua de Mel, o casal Caroline e Décio Pimentel Gomes Sampaio Sales. Visitará Paris, Londres e Lisboa. Boa viagem, caros amigos.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

ZILDA ARNS

Faleceu no terremoto do Haiti a médica Zilda Arns – fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança. Mulher atuante e profundamente envolvida com as questões da criança, adolescentes e idosos. Dra. Zilda era irmã do Bispo emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns, que por motivos de saúde, não pode ir ao velório de sua querida irmã. Ela foi um exemplo no mundo inteiro, visitando os países mais pobres e dando suas palestras. Um dos seus filhos, em seu velório, disse categoricamente: foi preciso minha mãe morrer num terremoto no Haiti, para os brasileiros conhecerem a pobreza daquele pequeno País. Era cidadã cearense, título este outorgado pela Câmara Municipal de Fortaleza, pelos seus méritos e pelo seu belo trabalho. Tratava-se de uma mulher super alegre, vocês só a viam rindo. E assim rindo – com certeza – ela chegou aos céus. Ficará uma grande lacuna em nosso Brasil. O corpo da Dra. Zilda foi velado com a Bandeira Brasileira no palácio do governo do Paraná e foi visitado por milhares de pessoas.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

VISITA A SOBRAL

Esteve passando dez dias na cidade, o casal Paloma Mourão Cavalcante e o Procurador da Receita Federal, em São Luiz-Ma, Alano Feijão Cavalcante. Dia 19, o casal – muito saudoso – retornou à capital do Maranhão.  


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

HERMANOS

Viajou para Buenos Aires, o empresário Sérgio Ferreira Gomes, que estará matriculando seu filho no curso de Medicina. Sérgio Filho fazia Fisioterapia em Sobral e conseguiu uma vaga na Universidade da capital da Argentina. Sucesso.  


arnaudcavalcante@yahoo.com.br


A NOVA


O prefeito de Santa Quitéria, Chagas Mesquita, e o ex-prefeito de Hidrolândia, Carlos Martins, estiveram na tarde de quarta-feira (20) no escritório do ex-deputado Oman Carneiro em Sobral.
Chagas Mesquita veio agradecer o apoio dado a sua administração pelo pré-candidato a deputado federal. O prefeito de Santa Quitéria, que já tinha declarado apoio a Oman, depois de ter resolvido questões judiciais do seu mandato, veio formalizar o apoio a pré-candidatura em seu município a Oman Carneiro.
Nos últimos 15 dias, Oman Carneiro recebeu dois apoios significativos: Dr. Leitão, sogro do governador Cid Gomes, trabalha a pré-candidatura de Oman no Cariri, e agora terá também o apoio total de Chagas Mesquita, prefeito de Santa Quitéria.(amandocosta)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

NOTAS

o presidente da Câmara Municipal de Sobral, Hermenegildo Sousa Neto, assumirá nesta quarta-feira (20) a Prefeitura de Sobral pelo período de 12 dias,
O retorno de Leônidas Cristino e 02 de fevereiroa . A Câmara Municipal passa a ter um novo presidente pelos próximos 12 dias. A quarta-feira, 20, o vereador do PP, José Crisostomo Barroso Ibiapina (Zezão)

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, acontecerá em Sobral o I Congresso Jurídico Sobralense, no Centro de Convenções, idealizado e articulado por Francisco Linhares Júnior, objetivando congregar um grande número de profissionais do Direito em torno de discussões de diversos temas ligados à área e que possam fortalecer as ações em favor de uma Justiça mais digna para as pessoas.

Depois de haver, por um bom período, servido às mesas dos norte-americanos, a pimenta malagueta, tipo tabasco, produzida na região de Sobral volta a ser produzida no Setor I, do Perímetro Irrigado Ayres de Souza, distrito de jaibaras, atendendo à demanda do mercado interno.
A pimenta tabasco também integra o rol de produtos esplorados pela agricultura familiar, sendo a produção estimada de no máximo 3.000 pés de pimenta por família, com planejamento de se trabalhar com 12 famílias no perímetro irrigado.

A Escola de Música de Sobral é um dos mais revolucionários projetos da Prefeitura de Sobral tendo em vista à formação e projeção de crianças, jovens e adultos para o mercado musical. Atualmente, a Escola atende no centro da cidade agregando jovens de quase todos os bairros e distritos do município, além de pessoas provenientes de cidades circunvizinhas, para os quais são oferecidos 16 cursos em instrumentos clássicos e populares, referenciando uma matricula de 796 alunos no semestre 2009.1(.bm)

54ª edição do Balmasquet está confirmada para o próximo dia 06 de fevereiro. Este ano, em parceria com a Ver Produções as bandas Beat Beleza e Matéria Prima, deverão tocar das machinhas ao axé music, das 22h às 6h da manhã.
A venda de ingressos deve começar nesta segunda-feira, 25, na sede da AABB, agência central do Banco do Brasil e na Farmácia O Rodolfo (rl)

banda de reggae sobralense, DONA LILI, está participando de uma votação na internet que poderá levá-los a se apresentar no renomado Festival Reggae 4 Life, com estrelas do reggae mundial, em Itajaí-SC. Nesse evento a banda poderá ser selecionada pata tocar em Portugal e em outros países da Europa. Para colaborar com a seleção da banda sobralense acesse o link http://www.reggae4life.com.br/Concurso/votar.html e escolha a banda nº 38, DONA

PREFEITURAS ATENÇÃO

O repasse de quase R$ 554 milhões que seria para compensar as baixas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de setembro de 2009, não foi creditado nas contas das prefeituras hoje, como estava previsto, frustrando os Prefeitos que esperavam cumprir inúmeros compromissos com esses recursos.
“O Ministério da Fazenda havia garantido, através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que o repasse seria feito hoje. Porém, mais uma vez o governo demonstra que é autoritário e extremamente centralizador. Tenta governar atropelando quem estiver pela frente”. .
Não existe a menor condição de diálogo com o governo, e garante que os Prefeitos vão dar a resposta certa nas próximas eleições deste ano, pois o tratamento com os Municípios chega a ser “ridículo e esdrúxulo”.

O governo informou que o pagamento só estará à disposição dos Municípios na próxima sexta-feira, 22 de janeiro. Mas, as entidades municipalistas ainda têm dúvida, pois já houve quatro adiamentos para o pagamento da AFM, determinado pela Medida Provisória 462/2009, editada pelo próprio governo e aprovada pelo Congresso Nacional.

Jornalista GILCIVANE CARVALHO

cARNAVAL PROGRAMAÇÃO


PROCURAR ELEIDE NO SEBRAE


EMPREGO- CORA

Grendene abre novas oportunidades de emprego para profissionais no setor de produção e para confeccionistas.

A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral irá encaminhar o Grupo de Confeccionistas que são atendidas pelo Projeto Confecção.

Os interessados devem procurar o SINE/Icontratando em janeiro confeccionistas ,costureiras e pessoas para o setor de produção .os interessados procurem o SINE /DT com os documentos para cadastro:carteira profissional ,identidade ,CPF,comprov.de endereço e curriculum


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LISTA TRÍPLICE

Realizada a votação para a escolha dos candidatos ao cargo de reitor da Universidade. A lista tríplice ficou formada pelos professores Antonio Colaço Martins, Maria Palmira Soares de Mesquita e Fabianno Cavalcante de Carvalho.
A eleição aconteceu na quinta-feira 14, no Salão de Atos da Reitoria, no campus da Betânia, em Sobral. Com 73 votos favoráveis, foi eleita a única chapa inscrita, composta pelos professores Antonio Colaço Martins, Maria Palmira Soares de Mesquita e Fabianno Cavalcante de Carvalho. Os nomes dos candidatos, que constituem a lista tríplice, serão encaminhados até o dia 28 de janeiro para a apreciação do governador Cid Gomes, que nomeará o novo reitor da UVA para um mandato de quatro anos.. Bem que poderia ser a vez de Palmira Soares, uma mulher comprometida e antenada no mundo acadêmico e de fãcil acesso. Mas ja se comenta que o cargo ficará mesmo o preofessor ÇOLAÇO. VAMOS AGUARDAR ......

CULTURA



O Ministério da Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e o Banco do Nordeste divulgam lista oficial de contemplados no Edital Microprojetos Mais Cultura, que destina mais de R$ 2 milhões para as cidades do semiárido cearense. Cada iniciativa contemplada beneficiará jovens de 17 a 29 anos nas áreas de artes visuais, cênicas, audiovisual, música e literatura, recebendo o valor de até trinta salários mínimos (R$ 13.950,00 – teto) por meio do edital.
Para este edital, o Ceará enviou recorde no número de inscritos, 571 projetos de 131 municípios do Estado, dentre os quais 186 foram aprovados, sendo os projetos do município de Sobral classificaram-se os seguintes projetos:

1. OFICINA MONTAGEM DE TEATRO DE RUA “A FÁBULA DOJARAGUÁ NO IMAGINÁRIO POPULAR” – tendo como proponente a atriz Maria do Carmo Ribeiro Costa (Lita Ribeiro). O texto é de autoria do dramaturgo e produtor cultural Carlúcio Campos.
2. QUADRIHA JUNINA PISA NA FULÔ 2010: MUITA ALEGRIA E EMOÇÃO PARA MANTER VIVA A PAIXÃO PELO SÃO JOÃO – tendo como proponente Edson Lima, presidente da Quadrilha Pisa na Fulô, que esse ano de 2009 já foi contemplado no Edital Ceará Junino, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
3. QUADRILHA ASA BRANCA NOS SEUS 10 ANOS CONTANDO E ENCANTANDO NA FÁBRICA DE SONHOS – tendo como proponente Vicente de Paulo Tomaz Silva.
Os projetos de Sobral aprovados foram formatados pelo produtor cultural Carlúcio Campos, e deverão ser realizados durante este ano.(BM)

SUPERCROSS

O paulista Mauro Aquino, 22, sagrou-se campeão do Supercross na categoria
Elite Man em Sobral, a capital cearense dos esportes radicais. Além de levar o primeiro lugar no Supercross, o atleta ainda bateu o recorde nacional da pista, com um tempo de 36 segundos e 13 milésimos de segundo. A segunda colocação ficou com baiano Diego Carvalho, 23 anos, e a terceira colocação com o brasiliense Guilherme Teófilo, de 28 anos. Na categoria Master, Wellington Fernandes levou a primeira colocação.
Já na Copa Sobral de Bicicross, os campeões foram Guilherme Teófilo na categoria Elite Man, Wellington Fernandes na categoria Elite Master e Antonio Carlos de
Oliveira Araujo na categoria Junior Man. A premiação total do evento foi
de R$ 19 mil – R$ 17 mil do Supercross e R$ 2 mil da Copa Sobral –, a
maior do Bicicross na América Latina.(BM)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

FROTA.......

IVAN FROTA ANIVERSARIA HOJE...

O Radialista IVAN FROTA está aniversariando hoje. O blog tem o prazer de registrar esse momento maravilhoso na vida do amigo Ivan Frota. Muita paz, muita alegria, e o desejo de que sempre seja essa figura humilde e amiga. Um abraço ao meu amigo de Fé e irmão camarada, Ivan Frota!!!BENE FERNANDES

COMO SOBRALENSEDA GEMA, NOSSA HOMENAGEM A FROTA, SUCESSO EM 2010

ASSOPEÇAS


CARNAVAL 2010

Escolas de Samba estão acertadas para Carnaval 2010

Prefeito Leônidas Cristino, acompanhado do secretário da Cultura e Turismo, Campelo Costa, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 13, com os presidentes das Escolas de Samba de Sobral para fechar os detalhes sobre o apoio da Prefeitura ao carnaval de rua de nossa cidade. Dentre os principais pontos acordados destaque para o aumento da cota de apoio que passou de R$ 10 mil para R$ 12,6; a nova premiação, que este ano contemplará do 1º ao 5º colocado (R$ 8mil, 4mil, 3mil, 2 mil e 1 mil respectivamente); também ficou definido que somente oito escolas vão adentrar a Passarela Marinho Pereira, que será montada ao lado do Centro de Convenções, segunda e terça-feira de Carnaval.
Escolas de Samba presentes ao encontro
- GRES Unidos das Pedrinhas
- GRES Mocidade Independente do Alto da Brasília
- GRES Acadêmicos do Dom Expedito
- GRES Imperadores dos Terrenos Novos
- GRES Estação 1ª do Sinhá Sabóia
- GRES Asa Branca do Tamarindo
- GRES da Vila União
- GRES Unidos do Alto do Cristo
- GRES Mocidade Unida do Dom José
- GRES Beija Flor do Parque Santo Antonio.(BM)


BOM SABER

.SOBRAL O município volta a surpreender o mercado nacional, colocando-se em segundo lugar no ranking dos municípios brasileiros que mais empregaram em 2009. Sobral conseguiu gerar 5.677 empregos, perdendo somente para Porto Velho (RO). Este grande momento vivido por Sobral, que vem crescendo a cada ano, tem à frente a fábrica de calçados Grendene que, sozinha, gerou mais de 12 mil vagas de trabalho entre os anos de 2008 a 2009, estando atualmente com um quadro de 20 mil funcionários.por.(R.vasconcelos)

O Governador Cid Gomes-PSB, estará na cidade de Sobral, nesta segunda-feira dia 18 de janeiro, a partir das 13h30min, no Centro de Convenções, mais precisamente no Auditório Plutão, para a ordem de serviço para a construção e reforma de 21 escolas localizadas na abrangência da 6ª CREDE. Cid aprovou a construção do Laboratório Central de Saúde Pública Regional de Sobral (Lacen Sobral), com recursos do Tesouro do Estado da ordem de R$ 1,2 milhão para a obra física e R$ 600 mil para equipamentos, alocados no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Ceará (MAPP da Saúde).

Quarta-feira (20), o resultado doVestibular 2010.1, cujas provas foram aplicadas em dezembro do anopassado. As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas naquinta (21) e sexta-feira (22), impreterivelmente. Já a matrículas dosclassificáveis, no caso de existência de vaga remanescente, será nodia 27 de janeiro.

Para efetuar a matrícula, além da entrega de quatro fotografias 3×4, épreciso que os candidatos estejam com os originais e as cópias dosseguintes documentos: Identidade; Cadastro de Pessoa Física; Título deEleitor com comprovante da última votação; Certificado de Conclusão doEnsino Médio e Histórico; Registro de Nascimento ou Certidão deCasamento; e Certificado de Quitação com o Serviço Militar, se do sexomasculino e maior de 18 anos.


Banco Central do Brasil divulgou o nome do cidadão Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, como novo diretor da instituição.Carlos Hamilton, um servidor de carreira, é natural de Sobral, tem 45 anos, trabalha no BC desde o ano de 1992, é doutor em economia formado pela Fundação Getúlio Vargas e engenheiro civil pela UFC.Para assumir a função, o sobralense deverá apresentar proposta de reformulação da Diretoria de Assuntos Internacionais – Direx – que será submetida à apreciação por profissionais do Banco Central.


BOM SABER

Cresce no mundo reação contra o culto à magreza, um padrão de beleza que só se mantém com cirurgias plásticas ou dietas insalubres

Por Gilberto Dimenstein

O parlamento espanhol aprovou, na semana passada, lei que proíbe publicidade, na TV, com exaltações ao "culto do corpo" — a proibição vale das 6h às 22h, destinada, supostamente, a proteger crianças e adolescentes. A decisão radical dos espanhóis coincide com o mês no Brasil em que os desfiles de moda no Rio e em São Paulo colocam ainda mais alto no pedestal seres esqueléticos, apresentados como padrão máximo de beleza.

O argumento que sensibilizou os parlamentares espanhóis: "a publicidade que associa a imagem do sucesso com fatores como peso ou estética incita a discriminação social pela condição física". Esse tipo de argumento sensibiliza também políticos da França, onde tramita uma lei determinando que todos os anúncios com mulheres e homens retocados tenham uma advertência sobre a falsidade da fotografia. O culto à magreza seria colocado, portanto, no mesmo patamar das campanhas contra o fumo e a bebida.

Considere-se ou não papel do poder público meter-se nesse tipo de publicidade, o fato é que se espalha pelo mundo, inclusive no Brasil, uma reação contra as mulheres insustentáveis, cujos corpos só se mantêm (salvo questões genéticas) na base da faca e consumo insalubre de alimentos.

Sempre houve, na história da humanidade, padrões de beleza. O problema é que, agora, juntaram-se à cultura das celebridades, o culto do narcisismo, a visão cada vez mais imediatista dos jovens e as óbvias questões de saúde para alcançar determinado tipo de padrão de beleza, tudo isso embalado pela publicidade.

A cultura da celebridade é visível nos meios de comunicação, onde as entrevistas de modelos, repletas de asneiras e banalidades, ganham destaque.

Isso se traduz, por exemplo, nos casos cada vez mais freqüentes de anorexia e bulimia que chegam aos consultórios médicos. Ou nas cirurgias plásticas feitas por crianças e adolescentes, quase todas por motivos estéticos, em sua maioria lipoaspiração. Somos um dos países campeões do mundo em cirurgia plástica: proporcionalmente estamos empatados com os americanos.

O último dado disponível: das 650 mil cirurgias realizadas no país, 15% são feitas em crianças e adolescentes. Psicólogos me informam que, muitas vezes, há estímulo paterno.

Uma pesquisadora de Harvard (Susan Linn) publicou recentemente estudo mostrando a relação entre excesso de publicidade e distúrbios alimentares (da obesidade à anorexia) entre crianças e adolescentes americanas — ela também mostrou a relação entre marketing e sexo precoce.

Sou dos que defendem que a publicidade deve ser responsável e fiscalizada pela sociedade — e, em certos casos, limitada. O perigo é imaginar que limitar a publicidade ajuda muito. O exemplo do pai exagerando na bebida é muito mais poderoso para o filho do que todos os anúncios.

Há um consenso entre psicólogos e educadores de que a doença das mulheres insustentáveis é um problema de educação de valores.

Todos sabem que a adolescência é uma fase de desconforto, na qual se testam, como em nenhum outro período, limites e frustrações, em meio a crises de baixa auto-estima. Também todos sabem que vivemos uma época da busca imediata do prazer, tudo tem de ser em tempo real, num estímulo constante ao consumo.

A psicóloga Rosely Sayão lembra que, nesse contexto, são reverenciadas, por causa do imediatismo, as drogas legais e ilegais. Muito mais rápido do que fazer terapia é empanturrar-se de alguma pílula contra ansiedade. A tristeza é medicalizada, como se não fizesse parte do cotidiano — é como se devêssemos sempre parecer algum personagem sorridente de revista de celebridades ou parte de um anúncio, com a família feliz, de caldo de galinha.

Entrar na faca é bem mais rápido do que mudar a alimentação ou ficar malhando. Psicólogos alertam que o problema é bem mais fundo do que a necessidade de malhar ou controlar a alimentação — e aí entra a necessidade de educação de valores, uma das preocupações das escolas mais sérias.

Educação de valores significa discutir o que significa beleza e aprender a relativizar a estética.

Municípios receberão reposição do FPM na próxima quarta, dia 20

Após muita pressão do movimento municipalista, a equipe econômica do governo da União prometeu que vai creditar o recurso extraordinário, denominado de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), no próximo dia 20 de janeiro nas contas das prefeituras de todo país. Esse apoio, segundo ele, se refere às perdas do FPM do ainda do mês de setembro de 2009, que será de R$ 554,2 milhões, esperado pelos Prefeitos desde novembro do ano passado.

A Medida Provisória 462/2009 prevê a restituição dos valores a menores recebidos no FPM de 2009 em comparação ao mesmo período de 2008.

Embora seja uma complementação repassada com significativo atraso, vai aliviar um pouco a situação das prefeituras, proporcionando aos gestores tentarem finalizar o exercício financeiro de 2009 sem, talvez, ferir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de outras responsabilidades com pagamentos de inúmeros compromissos que garantem os serviços essenciais nos Municípios.

Solicitação ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, em relação às transferências constitucionais de direito dos Municípios, através da implantação de um programa que possa atender aos entes federados, em meio às desonerações promovidas pelo governo, que têm causado baixas financeiras e descontrole nas contas das prefeituras e inviabilizado os investimentos sociais e o atendimento à população(/ por ana paula sousa)

MUSEU DOM JOSE




domingo, 17 de janeiro de 2010

JORNAIS DE SOBRAL

leia o jornal EXPRESSO DO NORTE, CORREIO DA SEMANA, E JORNAL A FOLHA SO CLICAR AQUI

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ANIVÉRSÁRIO DE VERA........




Vera Andrade recebeu amigos em seu apto. para comemorar seu nat. A festa foi prestigiada pelos amigos sobralenses que marcaram presença com muito carinho.Confira as fotos

FÉRIAS NO CEARÁ

Na sexta-feira (15) Nando Reis e sua banda seguem para Guaramiranga, no Maciço de Baturité. O público de Fortaleza também vai poder curtir o show. O agito acontece sábado (16), e reúne músicas como: Luz dos Olhos, Por Onde Andei, No Recreio, O Segundo Sol, Relicário, Não Vou me Adaptar, entre muitas outras. Já no domingo (17) o cantor conclui sua participação no Férias no Ceará com show inesquecível no Crato, Região do Cariri.

BOM SABER

O Ceará é o estado brasileiro que aprovou a maior quantidade de projetos para o Programa Minha Casa, Minha Vida para municípios com menos de 50 mil habitantes. Ao todo, serão construídas mais de 6 mil unidades habitacionais em 145 municípios cearenses. Os convênios foram assinados nesta terça-feira (12/01), em Brasília.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PARQUE DE EXPOSIÇÃO DE SOBRAL

tCom o valor estimado em R$ 19 milhões, se encontra em fase de execução as obras de construção do Parque de Exposição da zona nore, neste município. De acordo com informações do edital, publicado em outubro do ano passado, as obras terão o prazo de 12 meses para conclusão.

Os serviços serão acompanhados por técnicos do Departamento de Edificações e Rodovias (DER). "A obra praticamente está se iniciando. Nesta etapa, o trabalho é de terraplanagem e pavimentação", disse o gerente regional do 7º Distrito Operacional do Departamento, José Ilo Santiago.

O Parque, que está sendo considerado o maior do Nordeste, virá em substituição ao antigo Parque de Exposição Deputado Francisco de Almeida Monte, também conhecido como Saic, que durante 48 anos abrigou a Exponorte. Este local será destruído para dar lugar ao Hospital Regional de Sobral. A área escolhida para o novo parque abrange a Fazenda Uruguai Clube de Campo e está localizado na estrada que dá acesso à cidade de Massapê e deverá ocupar uma área de 29 hectares.

O novo empreendimento contará com centro de eventos, guaritas, pesque pague, pavimentação externa, área para vaquejada, consultório, centro de apoio, currais e, também, fazendinha. "A execução da obra deverá ser feita num prazo de 300 dias"

CARNAVAL

Prefeito Leônidas Cristino,o secretário da Cultura e Turismo, Campelo Costa ,os presidentes das Escolas de Samba de Sobral, fecharam os detalhes sobre o apoio da Prefeitura ao carnaval de rua da cidade. Dentre os principais pontos acordados destaque para o aumento da cota de apoio que passou de R$ 10 mil para R$ 12,6; a nova premiação, que este ano contemplará do 1º ao 5º colocado (R$ 8mil, 4mil, 3mil, 2 mil e 1 mil respectivamente); também ficou definido que somente oito escolas vão adentrar a Passarela Marinho Pereira, que será montada ao lado do Centro de Convenções, segunda e terça-feira de Carnaval.

Escolas de Samba presentes ao encontro:
- GRES Unidos das Pedrinhas
- GRES Mocidade Independente do Alto da Brasília
- GRES Acadêmicos do Dom Expedito
- GRES Imperadores dos Terrenos Novos
- GRES Estação 1ª do Sinhá Sabóia
- GRES Asa Branca do Tamarindo
- GRES da Vila União
- GRES Unidos do Alto do Cristo
- GRES Mocidade Unida do Dom José
- GRES Beija Flor do Parque Santo Antonio(RL)

GANHOU PRÊMIO