quarta-feira, 31 de março de 2010

Dedicamos aos nossos leitores e amigos uma Feliz Páscoa com toda a família, com muita Paz, Saúde e Felicidade!!!

arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

CURTAS

  • Sobral, segundo o Sindicato das Construções Civis do Ceará, é a cidade que mais cresce no estado. Haja vista, haver hoje em construção, mais de 500 unidades residenciais, 36 edifícios de 3 andares, dois edifícios de 14 andares, cinco loteamentos em andamento, um belíssimo condomínio fechado, no pé da serra, com 200 unidades, mais um grande Supermercado, um Shopping Center e várias obras do governo cearense, governo federal e governo municipal, como: Hospital Geral, Escola Profissionalizante, Policlínica Sobral, Associação dos Criadores de Sobral, 3 Postos de Saúde, 2 Escolas Municipais e um novo CEO – Centro de Especialização Odontológico. Fora o saneamento da cidade, que hoje está com 92% de toda a cidade, já concluído.

  • Sobral há muitos meses, está em primeiro lugar (ganhando até da capital), como exportador, remetendo para a Europa e Ásia os produtos da Grendene, Minérios e Granitos.

  • Sobral, há muitos anos, ganha de 10 cidades do cariri juntas, na arrecadação do ICMS.

  • Por falar em Grendene, a quantidade de seus funcionários – 24.720 – é bem maior do que os habitantes de várias cidades do Ceará.

  • Só não entendemos, é a Prefeitura mandar cortar várias árvores, num grande crime contra a natureza, numa cidade de clima quente, com médias de 32º. durante o dia e 26º. a partir de 17:00h, deixando os troncos com 20 cm de altura para derrubar muita gente, como vimos na Rua Menino Deus e Rua Oriano Mendes, entre outras. Aonde anda a AMMA ?

  • Outra coisa, desde o primeiro ano de mandato do Cid Gomes (isto é, há 13 anos) as ruas da cidade não recebem emplacamento adequado. Porque a SEPLAN não agiliza isto?
    Existem ruas com 3 numerações e dois e três nomes? Haja vista, que numa das ruas mais tradicionais da cidade, existem placas como: Rua Boulevard João Barbosa, outras:
    Rua Alameda Maranhão, entre outros grandes pleonasmos.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

GRUPO DEL RIO

Até que enfim a Prefeitura autorizou a construção de um grande supermercado, no local que funcionou a Fábrica Del Rio de Refrigerantes, isto é, na quadra que fica entre a Boulevard João Barbosa e Rua Tabelião Antônio Almeida, atrás um pouco, da Igreja de São Francisco. O supermercado será no primeiro andar – sob pilotis -, ficando o térreo para estacionamento. Já está em plena construção.
.

COMO PLANEJAR E ADMINISTRAR UMA EMPRESA

Realizar-se-á nos próximos dias 22 a 24 de abril, o curso acima citado, proferido pelo Professor Othon Barros, no Centro de Convenções de Sobral. O Curso é indicado para gerentes, diretores e sócios de empresas.
.

PREFEITO DE SOBRAL

O prefeito Leônidas Cristino esteve em Brasília, na última segunda-feira, participando do lançamento do PAC 2. Leônidas fez parte da comitiva do governador Cid Gomes que conseguiu com o governo federal, uma verba de 500 milhões para o Ceará.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

TIO DOS REIS

Esteve aniversariando no último domingo, o cidadão Francisco de Lira Pessoa, popularmente conhecido como Tio dos Reis. O grande churrasco foi na chácara do Timbal, no outro lado do rio, e contou com familiares e várias dezenas de amigos. A festança entrou pela noite. Parabéns meu caro amigo Tio e muitas felicidades.
.

SÉTIMA ARTE

Tivemos o desprazer de assistir ao filme – GUERRA AO TERROR – (uma verdadeira bomba), ganhador de 6 estatuetas na festa do Oscar, inclusive de melhor filme de 2009.
O filme foi dirigido pela ex-senhora James Cameron, Kathryn Bigelow. Não entendemos é como AVATAR – a maior bilheteria de toda a história do cinema e lançado também em 3D – e de INVÍCTUS, que conta a história do grande homem chamado Nelson Mandela, perderam esta parada. Só queríamos entender?
.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Nosso conterrâneo e amigo Lustosa da Costa estará no próximo dia 29 de abril, no Centro Cultural Oboé, em Fortaleza, lançando mais um de seus livros falando de nossa querida cidade de Sobral. Será “SOBRAL QUE NÃO ESQUEÇO”, uma obra de causos e casos de nossa Princesinha.
O lançamento em Sobral, como também, “ERA UMA VEZ EM SOBRAL”, será na Casa da Cultura, ainda sem data.
.

SAUDADE

Queremos parabenizar ao confrade Artemísio da Costa, pela bela página que editou no Correio da Semana, referindo-se aos saudosos radialistas Guajará Cialdini e Tobias Alves e seus programas, respectivamente, No Varandão da Fazenda e Festa no Sertão.
Bela reportagem.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

ANIVERSÁRIO

Esteve aniversariando no último sábado, a gatinha Carolina Cavalcante Tavares Pereira que reuniu familiares e amigos na residência de seus pais – Fernanda e Tavares, na Rua Maria Tomázia – para apagar velinhas. Carol estava altamente feliz ao lado de seu namorado Raimundo Arcanjo Neto. Flashs do evento:


SEMANA SANTA

Programação da Semana Santa

Encenação da Paixão de Cristo 2010 em
Bairros e Distritos de Sobral

01 de abril – quinta-feira
* 16h - Paixão de Cristo da Amizade
Local: Parque Mucambinho
* 17h30 - Revivendo a Esperança
Local: Em frente a Escola Maria José Ferreira Gomes
* 17h30 - Galera Arteação ( infantil)
Local: Rua Airton Senna em frente a Escola Yêda Frota – Terrenos Novos

02 de abril – sexta-feira
* Cia Teatro Pequenos seguidores de Cristo
Local: Padre Palhano na Praça
* Ministério do Teatro (MIR)
Local: Igreja Coração de Jesus à Igreja Santa Terezinha – Jaibaras
* 18h - Vila União
Local: Em frente a Escola Gerardo Rodrigues
* 18h - Pedrinhas em Cena
Local: Praça das Pedrinhas
* 17h - Renov'art
Local: Em frente a Igreja da Ressurreição, próximo a Igreja da Mãe Rainha
* 17h - JUC ( Jovens Unidos a Cristo)
Local: Santuário de Nossa Senhora de Fatima – Aracatiaçu
* Amigos da Paixão
Local: Rua Luís Santo Aquino, ao lado da Paroquia São Paulo – Terrenos Novos, 18h20m

03 de abril – Sábado
* 17h30 - Amigos da Paixão
Local: Na Praça – Caracará
* 16h - Deus é Luz
Local: Rua São Domingos, Próximo a praça – Padre Palhano
* 17h - Amadores da Paixão
Local: Na Associação Benedito Tonho – Terrenos Novos
* 17h - Renov'art
Local: Pau Darco, depois do Aprazível

04 de abril – Domingo
* 17h - Renov'art
Local: Aprazível, do lado da igreja
* 16h30 - Buscando a Paixão
Local: Vila Recanto 2

10 de abril – Sábado
* 17h - Cia Teatro Pequenos seguidores de Cristo

SECRETARIA DE CULTURA


O espetáculo infantil “As Sapecas”, da Cia Pregando Peça, encerrou na quarta-feira (31 de março) com duas apresentações (8h e 14h), as festividades do Teatro São João referentes ao mês do Teatro 2010.
Durante o mês de março, a Prefeitura realizou através da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com o SESC, oficinas, exposições, festival de esquetes, espetáculos no Teatro São João e em alguns bairros de Sobral.
No total foram apresentados 29 espetáculos: 25 de grupos locais (17 esquetes de teatro e dança e oito peças teatrais); dois do Estado de São Paulo; um da cidade de Itapipoca e um de João Pessoa, na Paraíba. Mais de 4 mil pessoas assistiram à programação.
O diferencial deste ano foram os espetáculos apresentados no Conjunto Santo Antonio e no Parque Mucambinho que juntos fizeram a alegria das comunidades e divulgaram a arte teatral nos quatro cantos dos bairros.
No dia 27 de março, data em que se comemora O Dia Mundial do Teatro foi lançado Edital de Ocupação do Teatro São João durante os meses de maio a setembro. O Edital visa a democratizar a ocupação daquele espaço por grupos e companhias de teatro e dança.(bm)

EVENTOS HISTORICOS DE SOBRAL

31-(1918) CIRCULA EM SOBRAL O PRIMEIRO NÚMERO DO JORNAL CORREIO DA SEMANA

31 de março de 2010 a Diocese de Sobral celebrou, com alegria, os 92 anos do jornal mais antigo do Ceará. Fundado em 1918 pelo 1º Bispo Diocesano – Dom José Tupinambá da Frota, o “Correio da Semana” continua bem vivo e desempenhando seu importante papel de instrumento de comunicação social para os leitores desta e de outras dioceses.

terça-feira, 30 de março de 2010

NOTAS

Se curte umas pedaladas o encontro marcado- Pedal da Lua Chea- Nesta QUARTA-FEIRA- 31
As 19h da Boulevard do Arco em direção ao antigo Uruguai Clube, na estrada de Massapé,.entrando a esquerda no campo de futebol, indo em direção ao Zé Leiteiro, na estrada da Meruoca, com encerramento no Centro de Convenções.PATICIPE

Participe do RETIRO DA SEMANA SANTA e tenha uma experiência de Salvação!
Sexta: 08h às 12h
Sábado e Domingo: 14:30h às 18h
Local: Auditório D. Walfrido (Rua Dr. Figueiredo Rodrigues, próximo Hospital Dr. Estevam)Realização: Comunidade Católica Shalom.

A cadeira que era ocupada pelo vereador Marco Prado na Câmara de Sobral continua vaga. Como a Mesa Diretora ainda não foi notificada da decisão do TRE que afastou o vereador do PSDB, o presidente Hermenegildo Souza Neto não poderá convocar o primeiro suplente da coligação PSB/PSDB
. Amigos próximo ao radialista José Maria Félix, que assumirá a vaga, dizem que ele está roendo as unhas para voltar ao Paço do Legislativo e detonar logo de início o comportamento do Mesa Diretora - (leia-se vereador Hermenegildo). Como telhado de vidro não se pode atirar pedra, muitos acreditam que isso se trata apenas de boatos. José Maria deve retornar de mansinho para não ser oportunado uma vez que não poderá oferecer emprego a ninguém. A fila que aguarda o vereador ocupar o gabinete é grande. Todos estão esperando pelo que foi prometido durante a campanha eleitoral e o parlamentar não pode ainda cumprir.

THEATRO SÃO JOÃO

Dia: 31/03 - 4ª Feira

8h e 14h - O Teatro Rumo a Escola e a Escola Rumo ao Teatro - Espetáculo Infantil “As Sapecas” – Cia Pregando Peça
Local: Theatro São João Acesso: Gratuito

CURSO

segunda-feira, 29 de março de 2010

BOM SABER

A União Brasileira de Municípios (UBAM) está mobilizando os prefeitos de todo país para que os mesmos pressionem os senadores de seus Estados para que o Senado aprove a emenda 387/09 ao projeto de partilha dos dividendos dos royalties da camada de pré-sal, o que vai ajudar todos os Municípios, principalmente nesse momento em que os entes federados estão totalmente fragilizados por conta das significativas baixas nos repasses do Fundo de participação dos Municípios (FPM).

A Câmara Federal concluiu a votação do último projeto do pré-sal na Casa ao aprovar (369 votos favoráveis, 72 contra e duas abstenções) uma emenda apresentada pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI) ao Projeto de Lei 5938/09, que cria o regime de partilha dos royalties do petróleo a ser extraído do pré-sal. A matéria vai ainda para a apreciação do Senado Federal.

Emenda propõe redistribuir os royalties e muda as participações especiais provenientes da produção de petróleo destinados aos Estados e Municípios, substituindo os critérios atualmente vigentes pelas cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

“Dos quase 23 bilhões de reais somados em 2008 com os royalties, foram destinados aos Municípios apenas 5,9 bilhões, ainda assim só 850 milhões chegaram às contas das prefeituras, através de um fundo especial. O que mostra certo desprestígio dispensado pelo governo da União aos Municípios

De 197 Municípios, mesmo que outros 5.365 Municípios saiam ganhando com a proposta, pois o que se deveria fazer é diminuir o que cabe à União que “já está com os seus cofres apinhados de dinheiro”.

SA União apresente uma proposta de reposição das perdas nos Estados para compensar os valores que legitimamente precisam ser transferidos para todos os Municípios do Brasil.

Jornalista Sandro Galvão

SECRETARIA DE CULTURA


Dia Mundial do Teatro-

27 de março. Uma semana inteira de apresentações teatrais, além de debates sobre o tema e com o Teatro São João sempre lotado . Disputa entre atores e grupos com apresentações de esquetes teatrais marcaram este sábado no Teatro São João que neste ano completa 130 anos de fundação e de público
Durante todo o mes as atividades foram constantes e com teatro e a cultura chegando mais perto do povão.O secretário Campelo Costa esta radiante com o trabalho e desempenho que vem tendo a Cultura sobralense.

sábado, 27 de março de 2010

DAS ANTIGAS

carnavalllllllll

sexta-feira, 26 de março de 2010

SEMANA SANTA

A Procissão de Passos, com saida marcada para às 17hs desta sexta-feira, 26, da Igreja do Rosário, na Praça Mons. Linhares - Centro, marca o inicio da programação da Semana Santa em Sobral. Abaixo, a programação completa.

Sexta-feira, Dia 26 de Março
PROCISSÃO de Passos, às 17hs
Local : Igreja do Rosário

Domingo, dia 28
BENÇÃO dos Ramos, às 8h30
Local : Igreja São Francisco

MISSA solene, às 9hs
Local: Catedral da Sé

Terça-feira, dia 30
VIA-SACRA na Praça da Sé, às 19hs
Local : Praça da Sé, Praça da Várzea e Rua das Dores

Quarta-feira, dia 31
OFÍCIO DAS TREVAS, às 19hs
Local : Catedral da Sé

Quinta-feira, dia 1º de Abril
MISSA do Crisma, às 8h30
Local: Catedral da Sé

MISSA da Ceia e Lava Pés, às 17hs
Local: Catedral da Sé

ADORAÇÃO ao Santíssimo, das 19h até às 06h do dia 02 de abril.
Local: Catedral da Sé

Sexta-feira, dia 2
SOLENE Ação Litúrgica, às 15hs
Local: Catedral da Sé

PROCISSÃO do Senhor Morto, às 17hs
Local: Catedral da Sé

Sábado, dia 3,
SOLENE Vigília Pascal, às 23h50
Local: Catedral da Sé

Domingo, dia 4
Procissão do Cristo Ressuscitado, às 5hs
Local: Catedral da Sé

TEATRO- FINAL DE SEMANA

Dia: 26/03 – 6ª Feira
11h – Intervenção Poesia Como Sobremesa (Sobral – CE)
Local: Restaurante Popular Acesso: Gratuito

Dia: 27/03 – Sábado DIA MUNDIAL DO TEATRO
9h – Intervenção Poesia Como Sobremesa (Sobral – CE)
Local: Beco do Cotovelo
19h – Roda de Conversa sobre os Esquetes de Dança e Teatro
Local: Theatro São João Acesso: Gratuito
19h30 - Lançamento do Edital de Ocupação do Theatro São João 2010 e Premiação das Esquetes de Teatro e Dança
Local: Theatro São João Acesso: Gratuito
20h – Espetáculo de Dança “ Caminhos ” - Cia Korpus Libertus (Sobral – CE)Local: Theatro São João Acesso: Gratuito
21h – Festa de Encerramento na ECOA com baile de máscaras e Música Eletrônica
Local: ECOA Acesso: Gratuito

Dia: 28/03 – Domingo
20h - Espetáculo “Mundaréu Sonoro - Uma Viagem pelos cantos existentes em cada um de Nós” - Martônio Holanda (Sobral – CE)
Acesso: 1kg de Alimento não perecível

DIA DO TEATRO

Dia Mundial do Teatro

27 de Março é o Dia Mundial do Teatro, venha prestigiar neste dia a partir das 19h no Theatro São João o Espetáculo de Dança “Caminhos” e a partir das 21h na ECOA a “Festa Farra Ki ECOA” com DJ Guga de Castro.

Realização: Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Cultura e do Turismo e SESC

quinta-feira, 25 de março de 2010

FRASE DA SEMANA

“O amor é como capim: você planta e ele cresce. Aí vem uma vaca e acaba com tudo”
Palavras da deusa Vera Fischer.
.

CIRO GOMES

Nosso conterrâneo Ciro Gomes, afirmou nesta quarta-feira, na TV Brasil, que é candidatíssimo à Presidência da República e que não abrirá mão da disputa. E disse mais:
“Sou um aliado do PT. Agora, sou um aliado que exige respeito. O PT está acostumado a tratar seus aliados como se fossem seus empregados e a destratá-los, como faz com o PCdoB”, disse Ciro. Segundo ele, prova disso é a forma como o José Dirceu atua nos bastidores, quando se encontra com governadores.”






arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

CURTAS

  • O Deputado Estadual Ivo Ferreira Gomes, que até o dia de ontem, era o Chefe de Gabinete do governador Cid Gomes, foi o primeiro a se desincompatibilizar para poder tentar a reeleição à Assembléia Estadual. Está viajando de férias, com toda a família e deverá reassumir o mandato de deputado, no início de abril.

  • O ex-deputado Oman Carneiro Filho viajou para Brasília, também, para se desincompatibilizar do cargo de Chefe de Gabinete do Deputado Federal Ciro Gomes.
    Oman tentará uma vaga como Deputado Federal, representando Sobral e região Norte, ao lado do também candidato Pe. José Linhares Ponte. Sendo bem trabalhado, os dois têm eleição tranqüila.

  • Até que enfim, o presidenciável José Serra declarou que será candidato à Presidência da República. Anda atrás de um VICE de peso para enfrentar a Dilma, Ciro, Marina e outros. Geraldo Alkimin que não é bobo, já fechou chapa com o Domingos Afif ao governo de São Paulo, com todo o apoio de José Serra.

  • Sobral tem comemorado muito bem as festas. A Secretaria de Cultura fez um belo programa nos dias 20 e 21, nos Teatros São João e da ECOA, para comemorar O Dia Mundial do Teatro. E desde o dia 22, até o dia 27, comemora a Festa anual das Árvores e o Dia Mundial da Água, com uma vasta programação e distribuição gratuita de vários tipos de mudas, na Praça do São João.

  • Numa promoção do SESC e da CDL, realiza-se hoje, a partir de 20h no Teatro São João a entrega do Troféu Mulher de Fibra. Desta feita, entregará 5 troféus às mulheres que se destacaram no ano de 2009, em Negócios, Saúde, Educação, Promoção Social e Cultura.

  • Mais uma vez o Guarany de Sobral deu um show de bola, ontem à noite, na Capital Cearense, quando enfrentou o Ferroviário pelo segundo turno do campeonato cearense, ganhando de 2 X 0 e classificando-se para as semi-finais do turno.

  • O Vereador Marcos Prado – pela segunda vez – foi cassado pelo TRE, mas, deverá voltar ao batente, logo, logo, pois já recorreu da sentença.

  • O livro “ERA UMA VEZ EM SOBRAL”, que foi lançado no último dia 12, em Fortaleza, deverá ser lançado em Sobral, por todo o mês de abril.

  • Encontramo-nos domingo que passou, na Serra da Meruoca, precisamente no Canto Mineiro Restaurante, com os casais Jaqueline e Francisco Mont`Alverne e Lúcia e Agostinho Rocha.

  • Verdadeiro absurdo aconteceu durante o carnaval na serra da Meruoca. Por ocasião do desfile do Bloco dos Sujos – João Barbosa, com a participação de mais de 500 foliões, o DETRAN multou todos os carros que não estavam alinhados na estrada. É muita falta de senso e muito oportunismo. Que ganância...que vergonha ...

  • Já se encontra em sua residência e recebendo visitas, o empresário José Antônio Soares que passou momentos muito difíceis na UTI do Hospital do Coração.

  • Como aconteceu no ano de 2009, Sobral participará novamente da Hora do Planeta, no próximo sábado, dia 27, entre 20:30h e 21:30h. Das moradias mais simples aos mais expressivos monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais a preocupação de Sobral com o aquecimento global.

  • O Governo do Estado, a Secretaria da Fazenda e o Sistema Verdes Mares de Comunicação fizeram uma bela festa, no Pálace Buffet, no último dia 17, quando da entrega do Prêmio Contribuintes Ceará – Região Norte, àquelas empresas que se destacaram no ano de 2009, com o pagamento em dia de seus ICMS. Várias empresas de Sobral foram agraciadas com o Prêmio, entre elas a Fábrica Del Rio, A Casa Assunção, Timbal Calçados, GB Calçados, entre outras.

  • O mês de março já está indo embora e nada de reforma na BR-222. Como disse nosso amigo Raimundo Aragão, em seu comentário no Correio da Semana, do dia 13 deste:
    “O Pessoal do DNIT aqui do Ceará é muito forte. Decidiu que não consertaria a BR-222 antes do término do mandato do governador Cid Gomes”. Achamos é a bancada cearense na Câmara muito fraca. A bancada não está nem aí. Mas, é bom pensar, pois em outubro haverá novas eleições. Só queríamos que o Ceará possuísse um Senador da extirpe de um Antônio Carlos Magalhães – pois conseguia tudo o que queria para a Bahia – para a estrada ser resolvida. O Malvadeza sozinho era muito mais forte que nosso três representantes. Lamentável.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

LIONS CAIÇARA

Hoje, por volta de 21h, o Lions Clube Sobral Caiçara se reúne no restaurante Pino`s, numa assembléia festiva, para apresentar o balanço do trimestre, comemorar o dia Internacional da Mulher e apresentar a nova diretoria que assumirá as rédeas do clube no ano Leonístico 2010/11, tendo à frente, como presidente, o CL-José Tupinambá Ponte Vasconcelos.
.

JOSÉ MONTE

Se estivesse conosco, domingo próximo, o grande amigo e uma das pessoas mais carismáticas de nossa cidade – José Borges de Almeida Monte – estaria completando 80 anos de vida. José Monte foi um dos maiores carnavalescos de Sobral, alto funcionário do INSS e amigo de todos. Na foto, ao lado de seu filho Fabrício Ximenes Monte, em sua residência, no bairro da Betânia, comemorando o dia dos pais do ano de 2008.


.

SEGUNDO BABY

A garotinha Virna ficará no canto muito breve, pois Ranielly e Érico Parente estão grávidos e receberão a chegada da cegonha em agosto próximo. Felicidades.

RIO DE JANEIRO

Passando férias no Rio de Janeiro e visitando a Região dos Lagos, o casal Sônia e Alan Ochotorena. Na cidade maravilhosa, o casal recebeu a notícia que a cegonha aceitou seu primeiro contrato. Sônia e Alan retornam a Sobral neste fim de semana.


HORA DO PLANETA


No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (horário de Brasília), o Brasil participará, oficialmente, da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos mais expressivos monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais a preocupação de Sobral com o aquecimento global.
A Hora do Planeta aconteceu pela primeira vez em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. Em 2009, o Brasil participou pela primeira vez.
Sobral também aderiu ao movimento apagando as luzes do Boulevard do Arco, Coluna da Hora, Catedral da Sé, Alto do Cristo, Teatro São João, Casa da Cultura e Museu Dom José. Para este ano, o prefeito Leônidas Cristino autorizou novamente a adesão de Sobral ao movimento, ficando as secretarias da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano responsáveis pela execução do desligamento.(BM)

PROGRAMAÇAÕ DO MÊS DO THEATRO

Dia: 18/03 – 5ª Feira
19h – Intervenção Poesia Como Sobremesa (Sobral – CE)
Local: Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

quarta-feira, 24 de março de 2010

FESTIVAL

A Coordenação do VII Festival de Inverno da Serra da Meruoca, divulgou a programação oficial do evento que acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2010, na Praça Monsenhor Furtado – Centro de Feiras Eventos localizado no centro de Meruoca.

As inscrições para a fase competitiva – modalidades regional e geral já se encontram abertas e podem ser feitas até o dia 15 de abril (modalidade regional) e 08 de maio (modalidade geral) pessoalmente na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Meruoca, na Avenida Carlos Davi - Complexo Múltiplo-Uso, Piso Superior, Bairro centro, CEP 62.230-000 das 08:00h às 14:00h com Augusto Cesar.

Em Fortaleza: Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar, localizada na avenida da universidade, 2333, Benfica, CEP 60.020-180, fone (85) 3226-1189, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h com o Sr. Arnóbio Santiago.

Maiores informações sobre o Regulamento e inscrição, pelo site: WWW.meruoca.ce.gov.br


Esta é a programação do VII festival de Inverno.

QUINTA-FEIRA – DIA 03 DE JUNHO

Davi Duarte

Banda Rebelyon

Banda Xote de Elite

SEXTA-FEIRA – DIA 04 DE JUNHO

Memórias do Sertão

Banda O Verbo

Dorgival Dantas

SÁBADO – DIA 05 DE JUNHO

Pingo de Fortaleza

Ítalo e Renno

Cidade Negra.


STDE
A secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Luiza Lúcia Barreto, esteve reunida com lideranças e presidentes de associações comunitárias dos bairros e distritos de Sobral, quando juntos formataram o planejamento anual para o Circuito de Feiras 2010, que promove o desenvolvimento de pequenos negócios em diversas áreas do município, além de fortalecer a autoestima de seus moradores com a valorização de pessoas talentosas e empreendedoras da própria comunidade.
Em 2010 estão sendo programados 19 eventos, que além da STDE terão apoio do Sebrae e da Federação Sobralense das Associações Comunitárias. Em breve, a STDE divulgará o calendário oficial do Circuito de Feiras e Eventos de Sobral.

COM A PALAVRA OMAN CARNEIRO

Amigos, seguirei nesta manhã para Brasília, cumprindo a rotina de apresentar o relatório das minhas atividades enquanto Chefe do Gabinete do Deputado Federal Ciro Gomes com Representação no Ceará.
Na oportunidade, manifestarei ao Deputado Ciro Gomes (PSB) o meu agradecimento pela confiança que sempre depositou em minha pessoa, apresentando-lhe a minha carta de exoneração do cargo comissionado ao qual fui designado, para que eu possa me colocar à disposição do meu partido, o PRB (Partido Republicano do Brasil) para uma possível candidatura a Deputado Federal por Sobral e pelos demais municípios que fazem a Região Noroeste do Ceará.
Ainda em Brasília, estarei no gabinete do Senador Tasso Jereissati (PSDB) e da Senadora Patrícia Saboya (PDT), conversando sobre a Política do nosso Estado.
Também já está confirmada visita ao Escritório Nacional do PRB, ao qual levarei a minha pretensão em ser eleito pelo Ceará e dessa forma representar bem a sigla, cumprindo com ética e dignidade os estatutos da nossa Constituição Federal.
(Informações Blog do Oman)

CONVITE

THEATRO SÃO JOÃO

Dias: 24 – 4ª Feir HOJE

8h e 14h - O Teatro Rumo a Escola e a Escola Rumo ao Teatro - Espetáculo Infantil “Contação de Histórias com Contos Populares” Com Pretinho Jhones (Sobral – CE)
Local: Theatro São João Acesso: Gratuito

19h - Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
Local: Theatro São João Acesso: 1kg de Alimento não perecível

terça-feira, 23 de março de 2010

A SERVIÇO DO CIDADÃO


Um projeto de lei e dois de indicação começam a tramitar nesta terça-feira

Na abertura dos trabalhos desta terça-feira (23/03) da Assembleia Legislativa serão lidos um projeto de lei e dois de indicação
.
os dois projetos de indicação são de autoria do líder do PDT na Casa, deputado Ferreira Aragão. O primeiro dispõe sobre o programa Bom de Bola, Bom na Escola. Conforme o parlamentar, o projeto beneficiará jovens de 12 a 18 anos.

“Trata-se da inclusão de alunos em atividades esportivas das mais variadas espécies, como forma de estimular a vocação atlética dos mesmos, possibilitando a descoberta de novos talentos esportivos”, explicou o deputado.

O segundo projeto dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, com a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Ceará e institui a carta de serviços do cidadão. Segundo Ferreira Aragão, a proposta tem como objetivo a simplificação, por parte do Poder Executivo Estadual, dos procedimentos de atendimento ao cidadão nos órgãos e entidades públicas estaduais.

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


O Conselho Municipal de Assistência Social . realizou no dia 22 de março de 2010 o seu Planejamento Estratégico de 2009.
Participou do planejamento todos os Conselheiros(as), contou também com a presença da presidente da Fundação Jeovânia Maria Goersch Andrade Aragão e para abrilhantar o planejamento as Assistentes Sociais Francisca Sousa e Noraney conduziram o Planejamento..Confira a foto.

NOTAS

CONVITE MISSA.
A família da Sr. Maria Menezes Cristino (D. Ruth) convida parentes e amigos para a Missa de 1º aniversário de seu falecimento. A cerimônia acontece nesta terça-feira, 23, às 17h30, no Santuário de São Francisco, em Sobral.
Agradecem, seus filhos Vicente Cristino, Iduína Frota, Raimundo Leopoldo, Joana Telles, Leônidas Cristino, Gerardo Cristino Filho e Francisco Antonio Cristino.


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, manteve na noite de ontem a decisão do Juiz da 24ª Zona Eleitoral que decidiu cassar o mandato de vereador do candidato do PSDB Marco Prado. A votação aconteceu na noite de ontem na sede do TRE em Fortaleza.
Com a decisão Marco Prado perde o cargo de vereador, devendo recorrer da decisão junto ao TSE fora do legislativo. Com a decisão interposta pelo TRE deve assumir a cadeira o professor Valdomiro, que é o primeiro suplente do PSDB.


Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Luiza Barreto, presidente da CDL de Sobral, Deoclécio Frota, coordenadora do Centro de Convenções, Maria Carvalho, Daniela Costa(CDL) estão reunidas na tarde desta segunda-feira, 22, com o presidente da FCDL, Honório Pinheiro, para tratar dos detalhes finais do projeto da Convenção Estadual do Comércio Lojista 2010, em Sobral, mês de agosto.

Ele fica:Clodoaldo deve ser o titular na partida desta quarta-feira, quando o Guarany volta a campo para enfrentar o Ferroviário.

MULHER DE FIBRA


Mulheres de Fibra 2010. As vencedoras foram:

Educação

Profª. Ana Emília Dias Pinheiro, diretora da Escola Estadual Dom José
Saúde
- Maria do Socorro Araújo Dias, diretora da Escola de Formação Saúde da Família
Negócios
- Sandra Arcanjo Vasconcelos, dona da loja Roupa & Cia
Promoção Social
- Maria da Conceição Sousa Ponte, fundadora e diretora da APAE
Cultura- LIDUINA MARQUES

Prêmio Mulher de Fibra 2010
25 de março, quinta-feira, às 19h, no Teatro São João
Sobral-CE

segunda-feira, 22 de março de 2010

CONVITE

O Prefeito de Sobral Leônidas Cristino, a Secretária da SPLAM Juraci Neves e o Diretor-Presidente do SAAE Edson Amaximandro de Souza Silva, têm a honra de convidar V. Sa. para a cerimônia de Abertura da Festa Anual das Árvores e Dia Mundial da Água, lançamento livro “Aprender com a Natureza” de autoria do Prof. Licurgo Nakasu e palestra "Arquitetura, Paisagismo e Jardim Japonês” proferida pelo Arquiteto e Paisagista Salomão Nogueira.
Lcoal: Auditório da Prefeitura Municipal de Sobral
Dia: 22 de março de 2010, às 19h.
Maiores informações:
Fones: (88) 3677.1180 / 3677.1259
E-mail: splam@sobral.cOM

ESTÁGIO

Oportunidade de Estágio


O SESI e a Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral selecionam estudantes do Curso de PEDAGOGIA E/OU LETRAS para estágios no SESI Indústria do Conhecimento.

Pré-requesitos:

- Esteja cursando do 3º ao 6º período.

- Ter experiência em Atendimento ao Público.

Período de Entrega de Currículos:

22 a 26 de Março de 2010

Local: Indústria do Conhecimento/SESI

Av. José Figueiredo de Paula Pessoa, 1400 - Expectativa

(Próximo a pista de Bicicross - Parque da Cidade)

Maiores Informações: 3614.2692


-----------------------------------------------

OFICINA

Inscrições abertas para Oficina de Máscaras Teatrais

Estão abertas as inscrições para Oficina de Máscaras Teatrais com Carlúcio Campos. As incrições poderão ser feitas no Theatro São João e no SESC no horário de 8h às 12h e de 14h ás 18h.


OFICINA: MÁSCARAS TEATRAIS - Carlúcio Campos (Sobral-CE)
DATA: 22 E 23 DE MARÇO DE 2010
HORÁRIO: 8H ÀS 12H E 14H ÀS 18H
LOCAL: ECOA
ACESSO: GRATUITO




Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

sexta-feira, 19 de março de 2010

THEATRO SÃO JOÃO


Dia: 20/03 – Sábado
20h - Espetáculo "Advento do Ser" - Cia Balé Baião de Dança Contemporânea (Itapipoca – CE)
Local: Theatro São João Acesso: Gratuito

Dia: 21/03 – Domingo
8h às 12h - Oficina de Dança Contemporânea com a Cia Balé Baião de Dança (Itapipoca – CE)
Local: ECOA Acesso: Gratuito

17h - Espetáculo Infantil “Os Fabulosos” - Cia de Teatro e Dança Stallus
Local: Theatro São João
Acesso: 1kg de Alimento não perecível

20h - Espetáculo “Por que os homens mentem e as mulheres choram” - Cia Stallus (Sobral – CE)
Local: Theatro São João Acesso: 1kg de Alimento não perecível

EXPOSIÇÃO.

Na Casa da Cultura- são fotografias de mulheres trabalhadoras em suas atividades cotidiana. Um trabalho de Paula Pimentel . E só conferir
no rio acaraú

quinta-feira, 18 de março de 2010

NOTAS

A cidade de Sobral foi contemplada na noite desta quarta-feira, 17 às 20h, com mais uma edição do Prêmio Contribuintes Ceará, oportunidade em que foram homenageadas empresas que mais recolheram Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na região Norte e Norte do Estado.

O evento contou com a presença do prefeito Leônidas Cristino e do secretário da Fazenda, Mauro Filho representando o governador Cid Gomes, que foi a Brasília tratar dos royalties do Pré-Sal, além de diretores do Sistema Verdes, que promove o evento com apoio do Governo do Estado, representando um reconhecimento público pela postura correta e cidadã de contribuintes do ICMS, que em suas atividades empresariais, incrementam os negócios e aquecem a economia estadual, com a geração de empregos e renda.

De acordo com o secretário da Fazenda Estadual, o Prêmio é uma justa homenagem àqueles que em suas atividades empresariais proporcionam oportunidade de trabalho e renda, aquecem os negócios e dinamizam a economia local, por meio do pagamento correto e regular de tributos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

A PEDIDA DA QUINTA- VOCÊ NÃO PODE PERDER-


Café Cultural- Quinta–feira
na Casa da Cultura

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, realiza na Casa da Cultura dia 18 de março, quinta-feira, véspera de feriado, a segunda edição do Café Cultural.

O projeto é mais um espaço de encontros embalados pela diversidade de linguagens artísticas. Neste momento o tom será dado pela cantora Kelly Brasil e o Quarteto Bossa .

Com participação dos Alunos da Escola de Música, assim como a abertura da Exposição "MULHERES" com fotos de Ana Paula Pimentel e desenhos de Campelo Costa. O Café Cultural acontecerá quinzenalmente sempre de 18 às 22h.


F

VEM AI O PRÊMIO MULHER DE FIBRA 2010


Mulheres que se destacam em diferentes áreas sociais serão homenageadas por sua expressiva atuação em favor do desenvolvimento de Sobral e região norte do Ceará. São as Mulheres de Fibra, que recebem prêmio na noite do próximo dia 26 de março, no Teatro São João. O Prêmio é uma iniciativa do SESC e da CDL e será entregue àquelas mulheres que contribuíram nas áreas Educação, Saúde, Negócios, Ação Social, Trabalho no Campo e Cultura.

Novidades deste ano

A festa Mulher de Fibra acontece todos os anos e nesta edição traz a exposição inédita "Mulher e Memória" com fotografias e a história de mulheres que marcaram época como ;

Cecy Cialdine , Dinorah Ramos , Maria Tomásia, Regina Justa (a Regina Feijão), Mocinha Rodrigues, Mariinha Dias , Sinhá Sabóia , Anahid Andrade, Yêdda Frota.

As parteiras Mariinha Paiva e Águeda Ximenes;

A primeira mulher a se apresentar com programa no rádio em Sobral,Edmyrtes Aruuda

Maria das Graças Teixeira, Leilah Cabral, Miriam Goersch, Maria do Carmo Andrade, Socorro Miranda, que foi a primeira dentista a abrir consultório na cidade. A exposição é do SESC Sobral e traz novidades todos os anos.Vamos aguardar...

BOM SABER

Prefeitos administram, em março, com metade dos recursos



Prefeitos de todo país terão que administrar com a metade dos recursos durante este mês de março, devido as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Só este mês o FPM já registra uma perda de 45,31% em relação ao primeiro repasse de fevereiro

O repasse do duodécimo das câmaras municipais, o piso nacional do magistério, o pagamento do novo salário mínimo, os precatórios e o endividamento patrocinado por administrações anteriores, têm se tornado um gigante desafio para os gestores públicos que, além de tudo isso, são apertados pelo controle externo que os obriga a demitir até servidores do quadro permanente para adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal.

81% dos Municípios brasileiros dependem exclusivamente do FPM, pois não possuem outras receitas, devido à falta de políticas públicas e econômicas que, ao longo dos anos, poderia tê-los aparelhado com várias iniciativas de geração de receitas. Essas cidades não possuem centros comerciais, não possuem indústrias, nem conseguem arrecadar tributos como o IPTU e ISS para abastecer suas economias.

Ao comentar sobre as previsões de técnicos da entidade, sobre o comportamento das receitas municipais, Leonardo lamentou que o governo continue sua política de não dá ouvido às cidades e de demonstrar total indiferença aos reclames dos Prefeitos.

Desde novembro de 2009, já não podia se esperar recuperação das receitas, tendo em vista o tratamento que os Municípios vêm recebendo do governo da União que, de forma extremamente centralizadora, retém os tributos e promove desonerações do IPI e Imposto de Renda, esvaziando os cofres dos Estados e Municípios, através de uma renúncia fiscal incoerente.”

“Portanto, temos de um lado a União, com os cofres abarrotados de dinheiro, emprestando até ao FMI, e do outro os Municípios, sem capacidade financeira nenhuma para pagar o funcionalismo, garantir o custeio e a gestão plena da saúde e educação da população. Ainda por cima tendo que demitir servidores”.

Um projeto de lei que obrigue o governo a usar um tipo de “gatilho do FPM”, o qual deverá atender os Municípios imediatamente depois dos repasses, nos quais forem registradas perdas de receitas. O que corrigirá as distorções produzidas pelo próprio governo e se constituirá num socorro automático aos entes federados.


Jornalista ANA PAULA SOUZA

THEATRO SÃO JOÃO


Dia: 17/03 – 4ª Feira
19h – Esquete com Contos Populares Juvenis e Adultos – Pretinho Jones (Sobral – CE)
Local: Praça do Parque Santo Antonio Acesso: Gratuito

terça-feira, 16 de março de 2010

FERREIRA EM AÇÃO


DIVISÃO DE ROYALTIES DO PRÉ-SAL

Deputado,
Ferreira Aragão
defendeu a divisão igualitária de royalties do pré-sal entre estados e municípios. Para o pedetista, esse modelo de partilha na exploração do pré-sal irá ajudar a diminuir as desigualdades entre o Nordeste e os estados das regiões Sudeste e Sul. “Temos que lutar sem olhar para a cor do partido. Somar esforços e defender que esse dinheiro venha para o Nordeste para assim ter um País mais equilibrado”, frisou.

segunda-feira, 15 de março de 2010

ERA UMA VEZ EM SOBRAL

Algumas participantes do Grupo Princesa do Norte (grupo de senhoras sobralenses, residentes em Fortaleza) resolveram contar histórias passadas em suas infâncias e adolescências, em Sobral.
E assim, lançaram no último dia 12, no Centro Cultural Oboé, o livro acima citado, com a presença maciça da colônia sobralense. Em maio, o grupo virá lançar o livro em nossa cidade.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Clube da Melhor Idade, desde o dia 8 deste que comemora o dia e o mês da mulher. Em sua última reunião, nos salões da CDL, o grupo se reuniu, com algumas convidadas, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, com diversas palestras e terminando com um belo cocktail.



.

CURTAS

  • A Secretária Juracy Neves Duarte e o Procurador Geral do Município José Clito Carneiro, foram vistos nas antigas dependências da Aba Filme, em Sobral.

  • Já irá para sua residência, na próxima quarta-feira, o empresário e amigo José Antônio Lopes Soares, que passou momentos difíceis num dos leitos da UTI do Hospital do Coração. Sucesso grande vascaíno.

  • Estivemos com o amigo Valdir Carneiro Frota neste último fim de semana, na serra da Meruoca, que falou que no próximo mês irá à Goiânia à procura de melhoramentos para sua visão, com o conterrâneo Marcos Cialdini, um dos papas do Brasil, em retina. Sucesso.

  • Viajando neste fim de semana para alguns dias na Europa, os médicos José Ricardo Neves com toda a família e o dinâmico amigo Antônio de Pádua Neves, aonde se demorarão por 15 dias.

  • Acontecerá no próximo dia 17, a solenidade de premiação, nos salões do Pálace Buffet, às 20:00h, do Prêmio Contribuintes – Ceará 2009 – Região Norte. Diversas personalidades da indústria, do comércio e da política estarão presentes.

  • O grande jornalista sobralense Francisco José Lustosa da Costa, foi eleito – por unanimidade – sócio correspondente da Academia Sobralense de Estudos e Letras – Asel e tomará posse por todo o mês de maio.

  • Em se tratando de Academia Sobralense de Estudos e Letras, os escritores sobralenses Francisco Marialva Mont`Alverne Frota e Ademar Mendes Bezerra, residentes em São Luis-MA e Fortaleza-CE, respectivamente, estarão sendo apresentados como futuros sócios correspondente, na próxima reunião, que se realizará na primeira terça-feira do mês de abril.

  • Nosso conterrâneo, Ciro Gomes disse categoricamente que há 12 anos se prepara para ser Presidente da República e não abrirá mão disso.

  • O Governador do Estado Cid Gomes – calado, como sempre foi – com certeza fará sua chapa, com o vice do PT e os candidatos ao senado – Tasso Jereissati e Eunício Olivieira. O PT de Fortaleza está estrebuchando de besta, pois não merece nem o cargo de vice-governador e se quiser sair do bloco que apóia o Cid, pode sair que não fará falta.

  • Vem aí mais um livro escrito por Lustosa da Costa. Trata-se de “Sobral que não esqueço”, com vários casos e causos acontecidos na Princesinha do Norte. Aguardemos o lançamento em Sobral, pois em Fortaleza, será no próximo dia 29 de abril.

  • Com a falta do Ministro da Saúde José Gomes Temporão em Sobral, foi adiada – sine die – a inauguração do Centro de Reabilitação Física, que terá o nome do saudoso farmacêutico Pedro Mendes Carneiro Neto.

  • Foi encerrado com muito sucesso, no sábado que passou o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, que aconteceu no Centro de Convenções, com a presença de mais de 700 pessoas envolvidas diretamente com a saúde pública do Ceará e do País. Esteve presente também, além do prefeito Leônidas Cristino e do secretário de saúde Carlis Hilton Soares, o presidente da COSSEMS-CE, o médico Policarpo Araújo.

  • O Lions Clube Sobral Caiçara entregou na semana que passou, mais dois kits do programa “Nascer com Dignidade”, aos filhos das parturientes necessitadas, Antônia de Maria da Silva, residente em Hidrolândia e Antônia Sálvia Mendes, residente em Alcântaras.

  • O Lions Caiçara já está com sua chapa pronta para apreciação dos associados, na próximo reunião, para o AL-2010/2011. Presidente – CL.José Tupinambá Ponte Vasconcelos; Tesoureiro – CL.Fabiano Ribeiro Magalhães; Secretário – CL.Alaan Diego Chaves; Diretor de Sócios – CL-Antonino Melo e Diretor Social – CL.Arnaud de Holanda Cavalcante.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br

LOJA AQUARELLA

Os empresários Geísa Almeida Parente e seu filho Hugo Mendes Parente Neto estiveram participando da Feira Internacional de Gifts Fair – realizada na Expocenter, em São Paulo-Sp. Na comitiva, estava também o odontólogo José Hélder Lima Parente, esposo e pai dos empresários. O grupo veio altamente radiante com o que viu e cheio de entusiasmo com a mercadoria que deverá chegar dentro de poucos dias.




.

JACYRA PIMENTEL GOMES

Aconteceu em Fortaleza, na última quarta-feira, dia 10, os festejos dos 90 anos – bem vividos – de nossa amiga e ex-professora Jacyra Pimentel Gomes. A festa foi realizada no Barbra`s Éden e contou com familiares, amigos e uma comitiva de professores de Sobral. Dona Jacyra brilhou como diretora do Colégio Estadual Dom José e de vários colégios da cidade e colaborou com a formação de uma geração que hoje brilha em todo o país.
.

JOSÉ MONTE

No último dia 28, nosso grande amigo José Borges de Almeida Monte (José Monte), se estivesse ainda conosco, estaria fazendo 80 anos de idade. José Monte foi uma das figuras mais queridas de nossa cidade, um dos percussores do Bloco dos Sujos e amigo de todos. Está fazendo muita falta pelo seu carisma.

ENCONTRO DE QUADRINHOS

I MAISHQ - Encontro de Quadrinhos de Sobral, evento destinado ao amadurecimento da produção e inserção dos quadrinhos como ferramenta na educação para crianças e adultos, que acontecerá no final de semana dos dias 20 e 21 de março na cidade de Sobral, a 220 km de Fortaleza, no Centro de Convenções, a partir das 9h da manhã.

O evento tem como intuito estimular a produção de quadrinhos na região norte do estado do Ceará, amadurecer os contatos entre quadrinistas de todo estado e discutir a produção de histórias em quadrinhos e as perspectivas para os profissionais da área. Ele acontecerá dentro 3° Festival de Animê e Mangás SobralenseFAMS 3. O evento contará com um ciclo de oficinas sobre a arte seqüencial, voltadas para profissionais e curiosos, lançamento de diversas histórias em quadrinhos e espaço para venda de material independente. A organização do evento fica por conta do Grupo Gattai.

THEATRO

POSSE

O médico Luiz Odorico Monteiro de Andrade toma posse nesta terça-feira (16), às 17 horas, na presidência do Instituto Centec. A posse acontecerá no auditório do Palácio Iracema. Odorico é Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP), Pós-Doutor na Universidade de Montreal – Canadá, Professor Adjunto da Faculdade de Medicina/Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

MUSEU DOM JOSÉ


sábado, 13 de março de 2010

Experimente- facil de fazer- Sobremesa de Domingo


Rolos de banana em massa brickE
experimente recriar uma sobremesa com requinte que surepeenderá amigos, familia, ou qualquer convidado que tenha à sua mesa. Sugerimos assim uma receita para 4 pessoas, para uns Rolos de banana em massa brick que irão de certo ser do vosso agrado.
Ingredientes:

* Bananas 60 g de amendoins torrados
* 50 g de açúcar
* 2 colheres de sopa de canela em pó
* 4 folhas de massa brick
* 4 bananas médias

* Molho 100 g de chocolate negro
* 30 g de Vaqueiro
* 3 colheres de sopa de rum
* 1 café (curto)
Preparação:

1.Ligue o forno e regule-o para os 220 °C.
2. Pique finamente os amendoins na picadora, misture-os com o açúcar e a canela .

3.Pincele as folhas de massa com manteiga de culinária. Descasque as bananas , role-as na mistura de amendoim e coloque-as sobre as folhas de massa. Dobre as pontas laterais da massa sobre as bananas.

Distribua a mistura que sobrou dos amendoins picados por cima, e enrole a massa. Coloque os rolos obtidos, com a parte da uniao da massa virada para baixo, sobre o tabuleiro do forno, devidamente forrado com papel vegetal.-
.
Leve ao forno durante cerca de 10 minutos.
6. Parta o chocolate em pedaços e coloque numa taça de vidro. Junte a manteiga, o rum e o café.

7. Na altura de servir, leve ao microondas durante cerca de 50 segundos na potencia máxima e mexa com uma vara de arames até o molho estar liso e homogéneo.

8. Sirva as bananas e regue com o molho de chocolate

Está pronto a servir!

sexta-feira, 12 de março de 2010

DAS ANTIGAS

NÃO PERCA

O Teatro São João será palco de dois espetáculos musicais no próximo fim de semana. No sábado 13, acontece o musical Segunda Toada para João Maria. No domingo 14, será realizado o Concerto de Ispinho e Fulô. Os eventos são fazem parte das comemorações do mês do Teatro.

No Teatro São João, o público poderá assistir, no sábado 13, ao concerto com pérolas da música de Chico Buarque com citações de autoria de Carlos Drummond de Andrade, Roland Barthes, Adélia Prado, Nelson Rodrigues, Oscar Wilde e Bernard Shaw. Trata-se do espetáculo Segunda Toada para João e Maria que conta uma história de amor desde a inocência – da troca de olhares, passando pela paixão inicial, até os conflitos, a separação, a saudade e o recomeço
.
Segunda Toada para João e Maria, assim como no primeiro show do grupo Núcleo Dois, conta a história de um casal como tantos outros. Sempre através das músicas de Chico Buarque e textos de alguns poetas e pensadores. O segundo show tenta agora responder à pergunta: “O que terá acontecido a João e Maria?” ou “Quais os destinos possíveis de uma história de amor?”. O concerto tem a direção musical e arranjos de William Guedes (violão e voz), Lilian de Lima e Rodrigo Mercadante (voz), Aloísio Olivier (acordeom). A direção geral é de Milton Morales Filho e com participação especial de Maurício Damasceno.

No domingo 14, o Concerto de Ispinho e Fulô escapa do laudatório ao falar de Patativa do Assaré, com vários objetos rústicos, desde tijolos artesanais, lamparinas, chapéus de couro, flores coloridas de papel, dezenas de sinos de tropeiro, desses que ficam pendurados no pescoço do gado. Sobre o piso forrado de papel pardo, esses objetos formam uma atraente cartografia, com nomes como Cariri e Assaré escritos a giz. Concerto de Ispinho e Fulô é o título do espetáculo que toma conta desse cenário e surgiu do desejo do ator pernambucano Dinho Lima Flor falar sobre o poeta Patativa do Assaré.

Hora: 20h


Gratuito

quinta-feira, 11 de março de 2010

CURSO DE MÚSICA

Curso de Editoração de Partituras Musicais com utilização do Software Finale

Data: 15 a 19 de Março

Local: Escola de Música

Horário: 08:00h às 12:00h e 14:00 às 18:00h

Prof. Wellington Sousa (CE)

45 horas/aula – 20 vagas


Inscrições Abertas. Gratuito!

A escrita musical tem atualmente um grande aliado no registro das partituras que são os softwares especializados nessa tarefa. O Curso de Editoração de partituras pretende instrumentalizar os interessados no aperfeiçoamento dessa importante tarefa para a atividade musical.

Realização: Prefeitura Municipal de Sobral e ECOA – Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral.

Parcerias: Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura

Governo Federal – Ministério da Cultura / Programa Cultura Viva / Ponto de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.



Patrícia cumpre intensa agenda em Sobral no Dia Internacional da Mulher

senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) participou ativamente das comemorações do Dia Internacional da Mulher, na segunda-feira (08), em Sobral, sua terra natal, localizada a 224 quilômetros de Fortaleza. Com o tema "Políticas Públicas voltadas para a Mulher", a senadora proferiu palestra, à noite, para cerca de 400 pessoas que superlotaram o auditório da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Pela manhã, ao lado da primeira-dama de Sobral, Lily Cristino, Patrícia distribuiu rosas para mulheres no restaurante popular. A primeira-dama destacou a luta da senadora na liberação de recursos para a construção do estabelecimento junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O restaurante atende diariamente a centenas de sobralenses com refeições nutritivas e de qualidade ao preço de um real.

Antes, a senadora Patrícia Saboya e a primeira-dama percorreram o Beco do Cotovelo, no Centro, onde a parlamentar cearense visitou o Café Jaibaras. Lá, a senadora assinou o tradicional "Livro de Ouro", quando personalidades respondem por escrito a dois questionamentos da população. "Ela (Patrícia) comentou sobre o avanço da mulher na sociedade e das suas conquistas no Senado, que beneficiaram o povo cearense", revelou o comerciante Expedito Vasconcelos, o "Prefeito do Beco", instalado há 32 anos no mais conhecido corredor comercial da região.

Patrícia visitou ainda o também tradicional café do Chico Loiola e recebeu o carinho dos dirigentes do Guarany de Sobral, no Flora Lanches. A senadora foi presenteada com uma camisa do time de melhor campanha do Campeonato Estadual de Futebol de 2010 (em número de pontos, até a terceira rodada do segundo turno), pelas mãos da proprietária da lanchonete, dona Ciné Torquato. "É o melhor presente que eu poderia ter recebido no Dia Internacional da Mulher. É sempre uma alegria poder retornar a Sobral. É na região onde renovo as minhas forças para trabalhar no dia a dia para ajudar a melhorar a vida das famílias cearenses", comentou Patricia Saboya.

APRESENTAÇÃO

Nesta quinta-feira 11, apresentaçao do Maracatu Nação Tremembé- Aracatiaçu
Local- Theatro São João- gratuito

VACINAÇAO

A Secretaria da Saúde e Ação Social, deu início nesta segunda-feira, 8, a vacinação contra o vírus da Influenza H1N1, conhecida como gripe suína. Atendendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
,Os grupos prioritários são aqueles identificados como mais susceptíveis à doença. “Sendo assim, a vacinação ,primeiro os trabalhadores dos serviços de saúde e a população indígena, em seguida as gestantes, os portadores de doenças crônicas, as crianças saudáveis de seis meses até dois anos incompletos, os adultos de 20 a 29 anos, os maiores de 60 anos com doenças crônicas e os adultos saudáveis de 30 a 39 anos”.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia está realizando Campanha Nacional para Prevenção da Doença Renal Crônica em virtude do Dia Mundial do Rim, que ocorre nesta quinta-feira, 11, com o tema “Previna-se, proteja o seu rim, cuide da sua diabetes”
.
Os estudantes envolvidos na campanha estiveram no Becco do Cotovelo, no sábado, 6, realizando busca ativa de pacientes que apresentassem algum fator de risco à Doença Renal Crônica (DRC).
Na oportunidade, era solicitado exame laboratorial ao Laboratório Central de Sobral, além do devido encaminhamento ao ambulatório de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral após o resultado do exame. Além disso, foram realizadas visitas em escolas.(BM)

ambiente com os gestores municipais de Saúde, subsidiando a criação da Política Nacional de Saúde.