segunda-feira, 31 de maio de 2010

ANIVERSARIANTES DE HOJE

Iana Paula Torres- secretária da SPLAN
Fátma Vasconcelos
Antonio Cruz- ofalmologista

COMEMORAÇÃO

Neste sábado, 29, os sobralenses comemoraram os 11 anos de fundação do Museu do Eclipse e também 91 anos de ocorrência do Eclipse Total do Sol, no qual foram realizados registros fotográficos que formaram as provas da Teoria da Relatividade Geral do físico e matemático alemão, Albert Einstein
.
Para Celebrar esta data o Museu do Eclipse realizou, às 19h, cerimônia de apresentação de um Telescópio tipo Newtoniano de 20 cm de abertura, e outro tipo Galileano computadorizado, adquiridos através de projetos do CNPq para divulgação cientifica. O Telescópio Galileno é o que chama mais a atenção, pois após estes 91 anos da expedição científica nosso município consegue se destacar novamente na observação dos astros
.
Na mesma oportunidade houve a apresentação do premio do Concurso Nacional Noites Galileanas. que foi parte das atividades nacionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2009 e da celebração do Ano Internacional da Astronomia, conquistado em concurso nacional no ano de 2009.

O mesmo prêmio foi concedido a outras duas categorias: maior público em números absolutos nos eventos durante toda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – vencido pelo Clube de Astronomia de Brasília, com 18.194 pessoas – e para o maior número de eventos públicos, também durante a semana. Este último teve como vencedor o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, com 30 atrações. Em todo o Brasil, a competição registrou 105 eventos, com 70.849 participantes e 200 organizadores.

NOTAS

Fernando Ibiapina Cunha presidente do Sindceramica- participou a convite do Conselho Deliberativo do Sebrae de uma missão ao nordeste da Itália de 17/05 a 22/05 com o objetivo de conhecer as atividades produtoras desta região e atrair empresas para o Ceará, a missão foi muito bem recebida pelos empresários italianos, e visitaram mais de dez empresas dos mais diversos setores tais comoCerâmicas, metal mecânico, confecções, móveis, couro, agro negócios, fabricação de peças de ouro dentre outras

.A comitiva foi recebida para uma reunião na APINDUSTRIA – Associação das pequenas e medias empresas de Vicenza com a presença de empresários italianos de diversos setores e espera a visitas de uma comitiva de empresários italianos ao Ceará no segundo semestre deste ano com grandes possibilidades de atração de negócios para nosso estado.

Participaram desta missão as seguintes pessoas;

Ivan Bezerra - Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará;

Zuza de Oliveira - Superintendente da ADECE;

Jorge Parente Frota presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae;

Regis Dias – Assessor do Sebrae;

Gerardo Osterno Junior - Presidente do Sindmoveis-Ce ;

Francisco Garces - Presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural ;

Cláudio Gomes Lima - Reitor do Ifet-Ce dentre outros.



BOM SABER- Movimento Rouba Mas Faz, Nunca Mais, que surgiu em Salvador, na Bahia e já se alastrou por todo o Brasil, é em síntese um trabalho jornalístico contra a corrupção, desenvolvido em rede por uma comunidade de profissionais brasileiros - diplomados ou não em jornalismo - que acreditam na força do conceito etimológico da palavra e da profissão de jornalista (dos radicais latinos Jornada + ista).

Nesse sentido, desde o dia 13 de maio de 2010, o internauta brasileiro conta com a engenhosidade das plataformas digitais do Movimento Nacional Rouba Mas Faz, Nunca Mais para exercitar o seu lado de analista das jornadas do tempo. A ideia é que, por meio da colaboração remota de internautas de tudo quanto é cidade brasileira, consigamos criar um gigantesco banco de dados, organizado por ordem alfabética, estados, municipios, crimes cometidos, entre outros critérios de pesquisa, contendo as fichas de todos os homens e mulheres públicos que se envolveram em esquemas de corrupção.

Por isso te convidamos a conhecer nosso endereço na Internet (aqui) e a se juntar ao nosso movimento. Acreditamos que é importante participar, observar os maus políticos, saber quem são, marcar bem a cara deles. Porque nesses tempos de Ficha Limpa, como diz o hino do movimento que está 'bombando' no Youtube, esses políticos estão com suas fichas no lixo e não merecem ganhar nem disputar eleição. Nunca mais! E claro nem apoiar ninguém, já que falhou uma vez com o povo - ainda que cumprida uma pena judicial - moralmente o cidadão deveria deixar de ser digno de exercer uma função tão nobre como a de político.
João Mendonça
Jornalista-escritor
Salvador - BA


A Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA, é uma rede horizontal de articulação, disseminação de informações culturais e sociais agregando os mais variados agentes culturais que impulsionem um conjunto de ações entre e intra comunidades.

As atividades de 2010 compreendem cursos de capacitação nas áreas dos ofícios, descobrimento e formação de valores na cadeia da música e artes cênicas. Além de ações complementares abertas a todas as áreas como intercâmbios culturais e produção cultural.


Figurinos e Fantasias

Período: 07 a 14 de Junho

Horário:15:00h às 22:00h

Local: ECOA

Vagas: 25

Critérios/ público alvo: pessoas com aptidão, alguma experiência

Prof° - Dami Cruz

Síntese: Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (carnaval, cinema, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. O curso visa incentivar a criação de Figurino para as Artes Cênicas, através do estudo da História da Arte e Indumentária, ao Design e confecção de figurinos cênicos.


Sonoplastia

Período: 24 a 26 de maio

Horário: 09:00h às 12:00h – 17:00h às 20:00h

Local: Escola de Música

Vagas: 20

Critérios/ público alvo: aptidão e interesse na área

Prof ° - Érico Bayma

Síntese: Destinado a técnicos e interessados em adquirir conhecimentos básicos de natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, elementos que em teatro precisam ser ilustrados ou aludidos sonoramente. Abordará ainda a gravação e montagem de diálogos e a seleção, a gravação e alinhamento de música com uma função dramatúrgica na ação ou narração.

Vagas limitadas – gratuitas!


Informações e Inscrições na Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral -

End: Av. Dom José, 881 – centro (Casa da Cultura)

Maiores informações: (88) 3611 2956 – 36112712

E-mail: cultura_sobral@yahoo.com.br


SELEÇÃO PÚBLICA -para provimento de cargos destinados a REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE DO MUNICÍPIO DE SOBRAL.
Entrega de currículo no CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, situado na Av. Dom José, n° 2139, bairro: Centro ou pelo e-mail: psesobral@hotmail.com, no período de 28 de maio a 01 de Junho de 2010, nos horários de 8h às 11h e de 14h às 18h. Poderão se inscrever pessoas com idade acima de 21 anos com nível superior completo em Serviço Social. Os referidos candidatos deverão possuir e apresentar no ato de inscrição: Documentação básica (RG, CPF CTPS, Título de Eleitor, PIS/NIT/PASEP e Comprovante de Residência), Certificado de Conclusão de Nível Superior, Carteira do Conselho Profissional e Currículo.







sábado, 29 de maio de 2010

PARABENS HOJE É SEU DIA-MARIA APARECIDA.


Sábado 29

Parabéns para a jovem Maria Aparecida de Melo Sousa, que completa 16 anos. Uma festa em grande estilo está sendo organizada pelos pais, tenente-coronel Gilvandro e Carmem. Feliz aniversário!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sucesso Total


O 1º Festival Flores de Holambra em Sobral foi realmente um sucesso. Com iniciativa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em parceria com a Cooperativa Flores Holambra, trouxe para a cidade de Sobral mais de 200 espécies de flores e plantas. A população sobralense se mostrou bem receptiva para o encanto e a beleza das flores que vêm embelezar mais ainda nossa cidade. Parabéns aos organizadores e que venha o próximo!!!!


arnaudcavalcante@yahoo.com.br




ANIVERSÁRIO I

Estivemos na noite do dia 25, no Restaurante Sobral Grill para festejar o aniversário natalício de nosso primogênito Arnaud Júnior. Seus amigos estiveram em peso naquele ambiente e formou com nossa família, um mesão de umas 40 pessoas. O aniversariante estava altamente alegre com as homenagens e com a presença de todos. De Fortaleza, estavam presentes seus sogros Silvéria Collyer Arruda e o escritor Francisco de Assis Vasconcelos Arruda.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

ANIVERSÁRIO II

Também, no mesmo restaurante e no mesmo dia, a sociality Érica Coelho Cristino estava comemorando seu natalício ao lado de seus pais, irmãos e sua família.



arnaudcavalcante@yahoo.com.br

CURTAS

  • Enviamos nossos parabéns aos prezados amigos Karol e Décio Sampaio Sales pelo nascimento de sua primogênita Letícia.

  • O médico José Gerardo Mont`Alverne Parente esteve ciceroneando o casal Josefhina e José Rodrigues Pessoa dos Santos, residente no Rio de Janeiro, mas passando alguns dias na terrinha, como sempre faz. Dr. Pessoa residiu em Sobral por mais de 20 anos, trabalhando no Hemoce e na Santa Casa. Sejam bem-vindos.

  • Encerrou-se hoje, dia 27 o IX ECHE – Encontro Cearense de Historiadores da Educação e o II ECEGE – Encontro Cearense de Geografia da Educação, que se realizou na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e no Centro de Convenções de Sobral, com a presença de centenas de alunos.

  • O casal, médica Julieta Frota Almeida e o engenheiro civil Antônio Almeida (Almeidinha) esteve fazendo 24 anos de feliz união conjugal e viajou – para comemorar à sós – para as praias de Aquiraz/Cascavel e Beberibe.

  • Nosso governador Cid Gomes não brinca em serviço. Foi taxativo. O PT só terá a vaga de vice, pois meu candidato ao senado é Eunício Oliveira.

  • Achamos que o PT quer demais, vice e uma vaga para o senado, no caso José Pimentel. O partido não está com a bola toda para pleitear dois cargos importantíssimos.

  • E outra, Cid Gomes para se reeleger não precisa do PT e seus seguidores. Eles deviam se calar e ficar com seus empregos.

  • Estamos sabendo que Ciro Gomes retornará ao Ceará – muito em breve - e tentará eleger quatro candidatos amigos para deputado Federal: Pe. José Linhares Pontes, Oman Carneiro Filho, Patrícia Sabóia e um candidato do Cariri.

  • O Lions Clube Sobral Caiçara estará realizando amanhã, uma Assembleia Festiva para entregar a “Medalha Dom José Tupinambá da Frota” a dois conterrâneos que fizeram por merecer esta honraria. Deputado Estadual Ferreira Aragão e Deputado Federal Pe.José Linhares Pontes. A assembléia se realizará no Dona Flor Buffet – salão climatizado – e contará com várias autoridades de nossa cidade.

  • Por que a Secretaria de Cultura do município não aproveita a aportunidade para trazer alguma peça teatral que acontece em Fortaleza, vindas do Sul? Era só trazer nas segundas-feiras que o preço seria bem viável.

  • Graças a Deus os vereadores de Sobral não quiseram emancipar nenhum distrito de nosso município, como estão fazendo várias cidades. Serão municípios pequeníssimos e sem nenhuma condição de sobrevivência. Serão – claro – currais eleitorais.

  • Nossos parabéns à senhora Alda Maria Almeida Torres pela passagem de mais um aniversário no último dia 22. Sucesso Aldinha.




  • Sobral continua no topo da geração de empregos no Ceará. Em segundo lugar está a cidade de Maracanaú e em seguida Eusébio e Horizonte.

  • O vereador Marco Prado reassumiu sua cadeira na Câmara Municipal de Sobral. Méritos para o advogado sobralense Adriano Ferreira Gomes Silva, e seu colega Irapuan Camurça.

  • José Maria Félix nem esquentou o lugar e já teve que abandonar o barco. Achamos que irá ser - entra e sai – até o fim do mandato.

  • Passa bem num dos leitos, em Fortaleza, nosso amigo LULU do bar, que foi vítima de um acidente, envolvendo uma moto e um carro.

  • Na terrinha, passando um fim de semana com a família o futuro médico Allisson Feijão Andrade, que cursa o nono semestre de medicina em São Luiz-MA.

  • Agradecemos de coração, todas as mensagens que recebemos dos familiares e de um milhão de amigos, pela passagem de nosso natalício, ocorrido no último dia 24 de maio.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

MUSEU DO ECLIPSE


29 DE MAIO DE 1915= ECLISPE QUE COMPROVOU A TEORIA DA RALATIVIDADE DE EINSTEIN, OBSERVADO CIENTIFICAMENTE EM SOBRAL

Em comemoração aos oitenta anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil.

No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Albert Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral. Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade. Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas.

Construído na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse está localizado no ponto de onde foi observado o eclipse de 1919. Sua arquitetura arrojada, com projeto do sobralense Antenor Coelho, tem a forma de duas meias luas. Elas ficam parcialmente no subsolo, não agredindo o projeto urbanístico da praça. Para compor o complexo, há ainda um monumento erguido em 1974, em homenagem ao eclipse e um outro construído em 1923, e agora recuperado, marcando os 200 anos de fundação de Sobral. É um novo atrativo que incrementará o turismo na cidade mais importante da Região Norte do Estado.




ANIVERSARIANTES .

28-sexta-feira

Maria Zilca Azevedo Frota- mae de Lili Cristino
Alan Viana- empresário
Franciso Fernandes- empresario
Maria das Graças Frota
Melina Cristino Menezes Frota- médica

29´sábado
MARIA APARECIDA- filha de Carmem e Cel Gilvandro
Rui Pazin- médico
Franciso de Asssis Linhares Fernandes-empresario Clifornia brasileira
Ana carolina Teles Rocha- respectiva de Herbert Rocha

30- domingo

Hélio Oliveira-regional do trabalho
Francisco Heron Morreira- oftalmologista








AGENDA CULTURAL E TURISTICA DE SOBRAL


29 no Theatro São João o Espetáculo de Dança do Ventre "10 ano de Dilma Tarub". O espetáculo faz um resgate das diversas fases da arte da Dança do Ventre e leva o público a uma viagem através da leitura do sentimento da bailarina desde o nascimento da dança, durante os rituais oferecidos a deusa Isis no antigo Egito, até os dias de hoje.O Espaço de Dança Cactos coloca no palco uma fusão de elementos teatrais e de dança para que a platéia perceba onde começam as transformações da bailarina Dilma Tarub ao longo de 10 anos de história de Dança do Ventre em Sobral.

Local
- THEATRO SÃO JOÃO


DAI 28- SEXTA-FEIRA
PALESTRA COM FRANCISCO DE ALMEIDA GRAVADOR
lOCAL- SALA DE CINEMA FALB RANGEL
HORA 10h

DIA 29-SABADO
MOSTRA DOS PROJETOS CONTEMPLADOS NO 1 EDITAL DE ARTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Local- CASA DA CULTURA
8 ás 18h


DIA 29 sABADO
SHOW COM A ABAE SOBRAL e GUSTAVO PORTELA
Local-BOULEVAR DO ARCO

20H

Projeto Poesia em Cada Canto

Projeto Poesia em Cada Canto


28/05 – Sexta-feira, Restaurante Popular, às 12h

· 29/05 – Sábado, Rodoviária, às 11h

POETAS:

Fernando Pessoa
Vinícus de Moraes
Joan Edesson
Denis Melo
Luciano Gutembergue
Inocêncio Melo
Iweltiman
Cláudio Oliveira




quinta-feira, 27 de maio de 2010

FESTIVAL MERUOCA

Música Mil Infinitos é classificada no VII Festival de Inverno de Meruoca

Totonho Laprovitera é so sorrisos com a classificação da música Mil Infinitos. em parceria com Chico Pio, na Mostra Competitiva do VII Festival de Inverno de Meruoca.

MIL INFINITOS

(Chico Pio / Totonho Laprovitera)

Luz da minha vida,

me aqueça nas noites frias,

ilumine a quem lapida

inspirações com poesias
Um minuto, feche as janelas,

vamos amar mil infinitos

Me diga sobre aquelas

histórias, contos bonitos

Entre gritos de prazer,

sussurre meu nome em vão,

suspire o teu querer,

se entregue sem dizer não

Oh, luz da minha guia,

que o sol a lua acoite

Bom dia a flor do dia,

boa noite a flor da noite!

NOTAS POLITICAS

O Projeto de nº 135/2010, de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT), institui a Campanha Estadual do Voluntariado Jovem Transformador. O propósito da medida é preparar jovens e adolescentes para a prática de ações voluntárias na esfera pública e na esfera privada.
A proposta de gerar transformação social a partir do voluntariado jovem consiste em promover cidadania e estimular o desenvolvimento de uma sociedade participativa e a prática de valores humanos. O voluntariado pode realmente contribuir para a mudança em um Estado com tantos contrastes sociais como o Ceará.

Patrícia Saboya anuncia data de votação do piso salarial nacional dos agentes de saúde
Ao participar de reunião com agentes comunitários de saúde em Fortaleza na última segunda-feira (24), a senadora Patrícia Saboya informou aos profissionais que a votação do piso salarial nacional da categoria deverá acontecer no dia 8 de julho, no plenário da Câmara dos Deputados. O encontro, realizado no Sindicato dos Motoristas, no centro da capital cearense, contou com a presença de cerca de 300 agentes de saúde, que comemoraram mais essa conquista.

Autora do projeto de lei que estabelece o piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no valor de R$ 930,00 mensais, Patrícia Saboya foi convidada para participar da reunião pela presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará, Maria Edilza Andrade da Silva. Atuando em estreita parceria com as lideranças da categoria, a senadora virou referência para as lutas desses profissionais no âmbito do Congresso Nacional. A proposta do piso já foi aprovada pelo Senado, faltando agora apenas a apreciação por parte da Câmara.

Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA- vai utilizar o Exame Nacional Ensino Médio (Enem) para a admissão dos alunos em seus diversos cursos.
A adesão foi uma das deliberações do 46º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado no inicio desta semana em Ilhéus (BA).


TRICOLOR DO VAle- primeiros sócios fundadores do novo time de futebol sobralense esta sendo formada.
O encontro, deverá ser definido o valor inicial para os que pretendem se associar, as datas em que deverão ser feitos os aportes financeiros, o andamento do processo de filiação a Federação Cearense de Futebol, e como será formada a primeira diretoria do Tricolor do Vale.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

ANIVERSARIANTES .

quinta-feira-27/-05-

Dirce Elena Sousa Zeigler- médica
Hermogenes Aragão- dentista
José Ribamar Filho-GM
Idalina Costa-ofalmologista
Antonio Odacir Sousa-

SECRETARIA DE CULTURA


O POR DO SOM ESTÁ DE VOLTA
Shows com a banda local Transcenda e com a banda pernambucana EDDIE: Sábado, 29 de maio no Anfiteatro da Margem Esquerda, Sobral/Ce.

"Surgida em 1989,a a banda EDDIE vem da histórica cidade de Olinda,um celeiro cultural de onde sairam muitas bandas.Eddie despontou nacionalmente junto com o Mangue beat,um jovem movimento que surgiu em Pernambuco no inicio dos anos 90.Sua sonoridade é leve e descontraida como o carnaval de Olinda,fonte de inspiração para inúmeras músicas da banda.A Eddie mistura os ingredientes: Rock, Samba,Dub,Frevo para fazer uma dançante batida sonoraRecentemente lançou novo disco, o quarto CD da carreira do quinteto que vem com um título bastante sugestivo: "Carnaval no Inferno".


É uma verdadeira obra-prima, em todos os sentidos, seja no quesito inovação ou mesmo no quesito criatividade, tanto que não é à toa, que o CD, desde quando caiu nas mãos do povo, com o lançamento oficial em março, vem sendo muito bem aceito, tanto pela crítica especializada, quanto pelo público. Afinal de contas, o grupo tem estofo suficiente e bagagem ainda maior para conquistar tal posição de destaque, aliado ao talento e maturidade de seus integrantes!A banda, que passou por várias formações e atualmente é integrada por Fábio Trummer (vocais e guitarra), Kiko Meira (na bateria), Rob Meira (no baixo), Alexandre Urêia (na percussão e backing vocal) e André Oliveira (no trompete, teclado e samplers). O grupo cria em seu novo disco uma alegoria carnavalesca um tanto soturna, sem exageros à parte, no qual o deixou repleto de belos momentos."


A abertura ficará a cargo do som da Banda Transcenda, que se prepara para apresentar seu trabalho durante o Festival de Inverno da Serra da Meruoca.


REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL-SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO

terça-feira, 25 de maio de 2010

EVENTOS HISTORICOS DE SOBRAL

26/06-1867
Apresentação do primeiro espetáculo no Teatro APOLLO-atividades drámatica

ANIVERSARIANTES .

26/05

jander Melo- GM
Francisca Hiléia M. Vieira- respectiva do Quintino Neto
Luiz M. Aquino Júnior-médico
José Clodoveu Arruda Neto- superintendente do IPHAN

NOTAS

Nesta quarta-feira (26 de maio), no Dia Mundial do Desafio, Sobral disputará com a cidade cubana de Mayari.
O Dia do Desafio terá uma vasta programação tendo inicio no ginásio poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, à 00h do dia 26, com torneios de futsal, futebol, voleibol e handebol e, durante todo o dia as equipes da SEJ estarão fazendo atendimento no comércio e nas indústrias. A partir das 17 horas, a Boulevard do Arco terá uma vasta programação de atividades físicas que culminará com a largada e chegada da 5ª etapa do Mais de 3 mil cidades em 22 países participam.

Vai e Volta- vereador Marco Prado (PSDB) quer foi afastado há pouco mais de duas semanas da câmara de vereadores de Sobral, pelo TRE-CE, retornará ao legislativo sobralense por força de liminar obtida junta ao TSE.
-Neste caso- o vereador José Maria Félix (PSB) deverá voltar a condição de primeiro suplente da coligação (PSB-PSDB).
Atualizando: Encaminhada mensagem eletrônica ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, às 14h20 do dia 25.5.2010, comunicando decisão.


BOM SABER-Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha revela que jovens se sentem mais solitários do que adultos com mais de 55 anos.

O levantamento, intitulado The Lonely Society (em tradução literal, a sociedade solitária), foi feito com 2.256 participantes.

Quase 60% dos ouvidos com idades entre 18 e 34 anos disseram que sentem solidão com frequência ou às vezes. O número cai para 35% entre entrevistados com 55 anos ou mais.

A pesquisa revela também que a tecnologia pode acentuar o isolamento, mas também oferece meios de conectar as pessoas sem precedentes na história.

Quase terço dos jovens entrevistados disseram que passam tempo demais se comunicando com a família online quando na verdade deveriam encontrá-los em pessoa.

O impacto biológico dessa ausência de contato pessoal não está claro.

Interpretação de solidão

O estudo destaca o fato de que a proporção de pessoas vivendo sozinhas na Grã-Bretanha dobrou entre 1972 e 2008.

De acordo com a Mental Health Foundation, entidade britânica que encomendou a pesquisa, em geral um décimo da população da Grã-Bretanha sente solidão com frequência.

A organização indica o declínio na vida comunitária e o foco cada vez maior no trabalho como possíveis explicações para o problema.

É possível, porém, que pessoas de idades diversas tenham interpretações distintas do que seja solidão.

Além disso, a pesquisa não faz distinções entre depoimentos de pessoas com 55 anos vivendo vidas ativas e desfrutando da aposentadoria e os relatos de octogenários que vivem sozinhos e tem saúde frágil.

O relatório também constatou variações de acordo com o sexo do entrevistado.

Mais mulheres disseram sentir solidão do que homens.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ANIVERSARIANTES .

25/-05
Marcelo João Amadei- médico
José Alberto Silva- advogado
Domingos Arrruda Carvalho-advogado
Erica Frota Cristino-respectiva de Chico Antonio

SECRETARIA DA CULTURA

Projeto Poesia em Cada Canto

O Projeto Poesia em Cada Canto tem como objetivo divulgar a poesia em vários locais públicos da cidade, difundindo uma linguagem poética pela forma da interpretação, despertando assim o interesse da população pela informação, leitura e formação da criação poética, objetiva ainda divulgar a poesia de poetas locais.

PROGRAMAÇÃO

25/05 – Terça-feira, Casa da Geografia, às 20h30

27/05 – Quinta-feira, Liceu, às 11h

28/05 – Sexta-feira, Restaurante Popular, às 12h

29/05 – Sábado, Rodoviária, às 11h

POETAS:

Fernando Pessoa

Vinícus de Moraes

Joan Edesson

Denis Melo

Luciano Gutembergue

Inocência Melo

Iweltiman

Cláudio Oliveira
Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral
Fones: (88)3611-2712 ou (88)3611-2956

NOTAS

- DIA DA BIODIVERSIDADE- COMEMORADO NO BECO- secretária Juracy Neves-

A Prefeitura Municipal de Sobral, atráves da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Banco de Mudas e Agenda 21, comemorou no sábado, 22, no Becco do Cotovelo, o Dia Internacional da Biodiversidade.
O evento contou com palestras sobre a Biodiversidade, instalação de uma tenda do Banco de Mudas, onde foram distribuídas 400 mudas de plantas – frutíferas, medicinais e ornamentais – além da distribuição de material impresso, e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela SPLAM, SAAE e AMMA, referentes aos exercícios de 2009 e 2010, na área de educação ambiental, conscientização da população sobre os problemas gerados pelo lixo, e os benefícios de atitudes ecológicas para a preservação da natureza.

Os Municípios continuam a perder receita. O FPM já registra em abril perda de 4,3% em relação ao mesmo período de 2008, significando defasagens que se acumulam a cada ano
Foi transferido para as contas das 5.564 prefeituras o terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foram creditados R$ 1.029.574.666, já descontado o Fundeb. Embora esse montante esteja de acordo com as projeções da Receita Federal, o último repasse de abril demonstra que esse ano não será muito bom para as cidades, as quais já acumulam perdas de mais de 50% nas transferências constitucionais. Lamentou hoje o presidente da União Brasileira de Municípios .

Sobral deverá receber uma etapa do Rally dos Sertões 2010, que passará por aqui no dia 19 de agosto, última parada antes da grande chegada em Fortaleza. A largada acontece no dia 11 de agosto em Goiânia.
Secretário de Esportes e Juventude de Sobral, Osmar Vasconcelos, esteve reunido com representantes da Dunas Race, empresa promotora do evento, onde garantiu o total apoio da Prefeitura a este evento, que colocará Sobral na rota deste que é o maior rally da América Latina. (RL)

De 24 e 27 de maio, IX Encontro Cearense de Historiadores. O evento que têm como objetivo dar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta.
O evento acontece no Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e constará de vasta programação de debates, mesas redondas, palestras e cursos. Para mais informações acesse: www.uvanet.br/encontro_ceará

segunda-feira (24), a partir das 10 horas, na sede do Sindicato dos Motoristas (avenida Tristão Gonçalves, 1380), a Assembleia Ordinária da categoria. A pauta principal é a discussão sobre o piso salarial nacional da categoria, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados. A autora do projeto, senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), foi convidada para a reunião para esclarecimentos sobre o trâmite da proposta, que prevê uma remuneração em torno de dois salários mínimos. De acordo com a categoria, muitos municípios mostram dificuldades para o pagamento de um salário mínimo.

domingo, 23 de maio de 2010

PARABENS ......



DIA 24- SEGUNDA-FEIRA- DIA DE ABRAÇAR ARNAUD CAVALCANTE.

DAS ANTIGAS

sábado, 22 de maio de 2010

THEATRO SÃO JOÃO- FINAL DE SEMANA



2ª Temporada: Dias 22 e 23 de Maio de 2010
17h - Branca de Neve é Uma Comédia – Academia Liduina Marques e Ballet Kiara Quintela – Sobral – CE

2ª Temporada: Dias 22 e 23 de Maio de 2010
17h - Branca de Neve é Uma Comédia – Academia Liduina Marques e Ballet Kiara Quintela – Sobral – CE

FESTIVAL DE FLORES

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal está de parabéns pela realização do 1º Festival de Flores de Holambra em Sobral, num trabalho diuturno, mas que está sendo valorizado pela população sobralense e das cidades da região Norte. O evento inédito em nossa cidade está sendo realizado na Praça de Cuba (Praça da Meruoca) desde o dia 14 e irá ao próximo domingo, das 08:00h às 20:00h.

Mais uma oportunidade de adquirir plantas a preços acessíveis. Não perca esta oportunidade! As flores têm muito a nos ensinar e podem contribuir de maneira bem significativa para aumentar a nossa Qualidade de Vida. Não deixe de conferir, vale a pena. Flash`s do evento:




arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

CENTRO DE CONVENÇÕES


Segunda-feira, dia 24 de maio o Centro de Convenções estará recebendo, às 19:00h, a Orquestra Filarmônica ESTRELAS DA SERRA, da cidade de Croatá, que fará um belo concerto, com entrada gratuita. A Orquestra foi criada pela Associação Arte em Pauta e é composta por alunos da rede pública municipal, de 9 a 17 anos. Não perca esta oportunidade de assistir a um grande espetáculo.







arnaudcavalcante@yahoo.com.br

JOÃO PEDRO

Estivemos, com muito prazer, na residência de seus pais – Erileila e Moacir Filho – participando dos festejos dos dez anos do garoto João Pedro, com muita animação e muita alegria. Toda a casa estava com efeitos Copa do Mundo. João Pedro esteve recentemente na China em tratamento com células-tronco e já se nota uma grande melhora. Torçamos pela sua total recuperação.





arnaudcavalcante@yahoo.com.br

CURTAS

  • O vereador Marco Prado bem que tentou voltar à Câmara Municipal, mas não teve jeito, foi mesmo cassado por compra de votos. Será que só ele comprou votos em Sobral e em todo o Brasil? Já se viu qualquer candidato ser eleito sem esta artimanha, você viu? Nós não.

  • Em seu lugar assumiu o primeiro suplente José Maria Félix que já foi presidente da casa e tem um grande conhecimento e experiência como funciona o Plenário 5 de Julho. Levou a Bíblia para sua posse e fez uma bela leitura.

  • Os vereadores de nossa cidade precisam resolver muitos problemas de nosso município e brigarem menos. Sobral não é mais uma cidadezinha de muro baixo e sim uma metrópole. É muita briga.

  • Na assinatura do lançamento do Metrô de Sobral, o governo prometeu que em dois meses iniciaria a obra. Não se vê movimento nenhum acerca do assunto e nem se fala. O que está acontecendo? O Metrô do Cariri já faz 3 meses que funciona.

  • O conceituado oftalmologista Francisco Adauto Vasconcelos Filho, com sua esposa, a empresária Miqueline, participando de mais um Congresso de sua área, na cidade de Natal-RN.

  • A principal frase política que se ouve é: “A Política é Dinâmica”, e no é mesmo. O senador Tasso Jereissati e José Serra nunca se bicaram .Tasso passou a elogiar o candidato do PSDB dizendo que foi o Ministro que mais ajudou o Ceará, em todos os tempos.

  • O casal Marieta Ramos e David Rosenthal embarcará neste fim de semana para a Escandinávia, onde se demorará por 18 dias.

  • Chegaram da Europa, depois de 15 de viagem, os casais Paulo Pierre, João Evangelista Ponte e José Walter Araújo Filho. Chegaram empolgados.

  • Sobral hoje é uma metrópole e existem alguns secretários municipais atravancando o progresso, principalmente na parte da construção civil. Olho vivo, Dr. Leônidas.

  • Estará viajando hoje para Fortaleza, o empresário Edmundo Monte Coelho Filho, que fará uma cirurgia no coração. Sucesso amigo.

  • O Derby Clube Sobralense, sob a presidência do grande desportista Sérgio Neves fará realizar sábado próximo, grande tarde turfística e homenageará o empresário Paulo de Tarso Ponte Pierre e seu filho, o cardiologista Guarany Mont`Alverne Pierre, com dois grandes prêmios.

  • Também homenageará a senhora Socorro Sabóia, a Rainha do Egito. Socorro, como todos sabem, é uma das grandes gerentes da AVON e como prêmio, por ter sido a maior vendedora do Nordeste, passou um mês no Egito. Quem pode, pode.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br

FRASE DO DIA

“FHC está numa fase de ciúme com Lula e dizem que ciúme de homem com homem é a pior coisa que existe”. Palavras de José Dirceu, o homem forte do Lula.



arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

VOCABULÁRIO DA VIDA

Evangelho – é um livro que só se lê bem com o coração.

Doutrinação – é quando a gente conversa com o espírito colocando o coração em cada palavra.

Cordialidade – É quando amamos muito uma pessoa e tratamos todo mundo da mesma maneira que a tratamos.



arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

CID GOMES

O governador Cid Gomes estará hoje em Brasília para uma reunião a fim de ratificar o apoio do PSB à candidata Dilma Rousseff.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br


quinta-feira, 20 de maio de 2010

HOJE- CINE FALB RANGEL-CASA DA CULTURA


NOTAS POLITICAS

Projeto quer informações sobre deficientes e idosos vítimas de violência

Foi lido no expediente da sessão desta quarta-feira (19/05), no plenário da Assembleia Legislativa, projeto de lei de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT) que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde públicos e privados, instalados na circunscrição do Estado do Ceará, a informarem aos órgãos públicos de segurança sobre os atendimentos feitos a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais e idosos vitimados por violência.

De acordo com Ferreira, a violência contra crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais é um dos graves problemas sociais do nosso País. “Ultrapassa o prisma individual repercutindo sobre a saúde pública em razão da magnitude de sua incidência e dos seus efeitos absurdamente prejudiciais ao bem-estar e à qualidade de vida das vítimas, o que reforça, sem dúvida, uma imagem negativa da nossa realidade social”, afirmou.


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou nesta terça-feira (18/05), no Complexo das Comissões Técnicas, 13 projetos de indicação, dos quais cinco foram propostos pelo deputado Ferreira Aragão (PDT).

Em um de seus projetos, o pedetista propõe a simplificação por parte do Poder Executivo Estadual dos procedimentos de atendimento ao cidadão nos órgãos e entidades públicas estaduais. A matéria prevê a dispensa de reconhecimento de firma em documentos a serem apresentadas nos órgãos e entidades administrativas estaduais, quando a assinatura se dê na presença de funcionário estadual competente. Propõe ainda a edição de Carta de Serviços ao Cidadão, com o intuito de informar ao cidadão os serviços prestados pelo órgão ou entidade.



Na sexta-feira do dia 28 de maio de 2010, o Deputado ferreira Aragão será homenageado pelo Lions Club Caiçara. O Pedetista irá receber a medalha Dom José tupinambá da Frota.

ANIVERSARIANTES

20/05
jônia Soriano-grupo Princesa do Norte- Fortaleza
Jackson Soares- médico
José Alberto Andrade-SAEE
Robson Bezerra- GM

MEMORIA SOBRALENSE


Luiz Carlos Barreto Borges (Sobral, Ceará, 20 de maio de 1928) é um fotógrafo e diretor de cinema brasileiro.

Desde 1947 na cidade do Rio de Janeiro, tornou-se um dos maiores produtores cinematográficos do Brasil. Como jornalista profissional, foi repórter e fotógrafo da Revista "O Cruzeiro" nos anos 50 até 1963, tendo sido correspondente dessa revista na Europa, durante os anos de 1953 e 1954.

Na profissão de repórter, cobriu importantes acontecimentos nacionais e internacionais e graduou-se em Letras pela Sorbonne, em Paris.

Barretão, como é conhecido, começou no cinema em 1961, como co-autor do roteiro e co-produtor do filme Assalto ao Trem Pagador, dirigido por Roberto Farias. Essa película obteve um enorme sucesso, tanto no Brasil, como no exterior. A partir de então começou uma série de grande produções cinematográficas, divididas com uma importante atividade política e cultural. Luiz Carlos Barreto é um dos homens chave do chamado Cinema Novo, revolucionou o Cinema latino Americano.

Como diretor de fotografia em cinema é autor das concepções fotográficas de Vidas Secas e Terra em Transe, que revolucionaram o estilo fotográfico dos filmes brasileiros.

Luiz Carlos Barreto, juntamente com sua mulher Lucy Barreto, detêm a marca da produção de mais setenta filmes brasileiros de curta e longa-metragens. Além dos filmes que marcam sua carreira como produtor, é pai de Bruno Barreto e Fábio Barreto, dois diretores dos mais importantes da geração Pós-Cinema Novo e Paula Barreto formada em comunicação social.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

COM A PALAVRA .....

Zé Maria em lamentações e desabafos, porém, mesmo com um ar de que voltará da mesma forma que saiu, com posicionamentos fortes, algo pode ser observado como mudanças.
Trechos da tribuna de Zé Maria Félix, que usou a Bíblia Sagrada para provar que é um homem convertido:
"Fui considerado brigão, e alguns foram fuxicar de mim até no governo do estado"
"Fui mais bem tratado na eleição pelo vereador Marco Prado, do que pelos meus companheiros de partido, que se podessem até meu pai teriam comprado".
"A Câmara de Sobral quando tinha 21 vereadores, havia mais harmonia".
"A Câmara de vereadores, que é forte, precisa acompanhar o crescimento de Sobral, com mais uma grande gestão do prefeito Leônidas Cristino".
" A lei de Deus, foi que me deu força".
Finalizando o vereador José Maria Félix, mostrou que algo realmente mudou após ter passado uma temporada fora do poder, segue mais dois trechos do discurso:
"Reconheço a inteligência e competência do presidente Hermenegildo Sousa Neto, e peço que o mesmo tenha mais habilidade diante dos vereadores".
" Acredito que algo já deve está mesmo mudando na casa legislativa, começando pela indicação do diretor da câmara, pois, apesar de ter divergências no rádio com Gilmar Bastos, achei que o presidente colocou a pessoa certa, no lugar ideal."

NOTAS


O IX Encontro Cearense de Historiadores da Educação e o II Encontro Cearense de Geografia na Educação têm o objetivo de dar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta.
O evento quer contribuir para aglutinar as iniciativas de pesquisa na área de História e Geografia da Educação das diversas universidades cearenses, favorecendo o fortalecimento de uma rede de ação institucional e a publicação de seus resultados de pesquisa serão revertidos positivamente para o processo de ensino, formação de pesquisadores e professores, bem como para o conhecimento do passado e da dimensão territorial local, em conexão com as instancias nacional e internacional, para um melhor entendimento dos desafios do presente. O encontro acontece de 24 - 27 de maio no Campus Betânia - UVA/Sobral e constará de debates, mesas redondas, palestras e minicursos. Para mais informações acesse: www.uvanet.br/encontro_ceará(BM)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CURSOS

A Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico promove, em parceria com o SEBRAE, os seguintes cursos:

Plano de Negócios (15h/a)
Instrutor: Kleyder Alves
Período: 25 a 28 de maio
Horário: 18 às 22 horas
Local: SEBRAE Sobral


Saber Empreender (27h/a)

Instrutora: Ana Balbina

Período: 28 a 30 de maio

Horário: Sexta: 14 às 17h e 18 às 22h

Sabado e Domingo: 8 às 12h e 14 às 18h

Local: SEBRAE Sobral


Público Alvo: Jovens que participaram da Seleção do Projeto Corredores Digitais, Estudantes do Curso de Administração de Empresas, Direito, Ciências Contábeis, etc, Parceiros do Projeto Corredores Digitais em Sobral - Ce , Jovens participantes do Programa E-JOVEM e COM-Domínio, Empresários, Empreendedores e demais Interessados.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 20 de maio na STDE/ Centro de Convenções.
VAGAS LIMITADAS.

NOTA POLITICA

Dentre os 11 projetos de lei, quatro são do deputado Ferreira Aragão (PDT). Um deles concede Título de Cidadão Cearense ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. O parlamentar informou que apenas para o município de Granja serão ofertados 500 empregos por meio do ProJovem. “O homem é carioca, mas foi o ministro que mais andou no Ceará”, ressaltou.
LS/LF

Os dois projetos de Ferreira Aragão, com os números 30/2010 e 20/2010, visam, respectivamente, o acesso gratuito em eventos socioculturais a pessoas portadoras de necessidades especiais e a implantação do programa Bom de Bola, Bom na Escola. O programa dispõe sobre a prática de atividades esportivas e a descoberta de talentos nas escolas de rede pública estadual de ensino.

PROJETO BOM DE BOLA

Ferreira Aragão destacou a aprovação na Casa do projeto de sua autoria Bom de Bola na Escola. O projeto valoriza as qualidades esportivas dos estudantes e visa incentivar a revelação de futuros atletas profissionais. O pedetista entende que a proposta ajuda a evitar que jovens ingressem na criminalidade. Conforme ressaltou, 90% da população carcerária é formada por jovens. “Falta incentivo ao esporte e educação”, avaliou


.O secretário municipal da Gestão, José Carlos Magalhães Martins, estave no Plenário 5 de julho para apresentar e esclarecer eventuais dúvidas sobre a nova Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010.


Roberto Smith receberá em breve Título de Cidadão Sobralense. Na justificativa, o trabalho desenvolvido a frente do Banco que fomenta o desenvolvimento de nossa cidade através das inúmeras linhas de crédito que beneficiam os nossos empreendedores, urbanos e rurais.(RL)



SINCOPÇAS E ASSOPEÇAS



Sincopeças-ce e Assopeças-Ce realizarão o

II Encontro do Setor Automotivo em Sobral – NortePeças 2010.

O II Encontro do Setor Automotivo de Sobral “Norte Peças 2010” acontecerá no período de 20 e 21 de maio no Centro de Convenções de Sobral. Com o objetivo principal de reunir ainda mais os clientes do setor de autopeças e reparação automotiva de toda a região Norte do Estado do Ceará, fazendo um grande encontro, e com isso aproximando cada vez mais a rede distribuidora do nosso Estado junto a esses clientes, unindo assim nossa cadeia. Como também divulgar a ações do Sindicato e Associação representantes dessa categoria.

O diferencial do evento será o “Espaço da Manutenção Automotiva” onde teremos a montagem de uma oficina com informações técnicas sobre os itens da Manutenção Preventiva, em parceria com a campanha Carro 100% e Caminhão 100%, se constituindo referencia nacional na atualização de informações e participação ativa em todo o processo evolutivo do mercado automotivo, sendo uma iniciativa do Grupo da Manutenção Preventiva (GMA). A campanha visa conscientizar sobre a importância da manutenção preventiva nos veículos, feito muitas vezes só de forma corretiva. As revisões programadas, além de aliadas da segurança ao trânsito e ao meio ambiente, também trazem outros benefícios: econômica no consumo de combustíveis, redução dos custos com reparos emergenciais e valorização do preço da revenda.

Paralelo ao Nortepeças 2010 acontecerá o “Cofap tá na praça”. Durante a semana do evento o setor de autopeças e reparação automotiva da região norte do Ceará contará com palestras técnicas e no sábado dia 22 de maio acontecerá o Pit Stop, que tem como objetivo principal alertar aos motoristas sobre a necessidade de se efetuar periodicamente, a manutenção preventiva dos veículos, que passaram por uma inspeção técnica de vários itens, com ênfase para os sistemas vinculados de segurança, tais como: Amortecedores, palhetas de para brisas, velas de ignição, fluido de freio, óleo lubrificante, entre outros.

O Nortepeças 2010, contará com a Total Organização e Realização da ASSOPEÇAS-Ce e do SINCOPEÇAS-Ce, com o apoio da prefeitura Municipal de Sobral, FECOMERCIO – Federação do Comercio do Estado do Ceará, SEBRAE e com a participação de 19 (dezenove) distribuidores de Autopeças Nacionais e Regionais.

“ O Objetivo maior das entidades organizadoras do Nortepeças no que tange a Manutenção Preventiva é primordialmente, proteger vidas e melhorar o meio ambiente, assim projetamos uma nação melhor para nossos filhos e netos”. Afirma Ranieri Leitão presidente do Sincopeças-Ce e Assopeças-CE.