quarta-feira, 30 de junho de 2010

CONGRESSO

Ratificando o que já dissemos aqui. O casal que mais viaja em Sobral é Miqueline e Adauto Vasconcelos Filho. O casal regressou há poucos dias, de um roteiro na Europa, visitando a Alemanha e a Áustria, na companhia do médico oftalmologista, o também sobralense Massilon Vasconcelos e Aline e o médico Marcos Antônio com Vera. Além de passearem bastante, participaram em Berlim, de um Congresso Internacional de Oftalmologia.




arnaudhc@gmail.com

COPA DO MUNDO

Até que enfim, a seleção brasileira mostrou raça e futebol contra o Chile, goleando-o por 3 X 0, na tarde de segunda feira. Como dissemos em nosso último comentário: caso a seleção melhore, será uma forte candidata ao título e ontem, vimos uma melhor movimentação, todos os jogadores empenhados em ganhar o jogo e não a inércia dos três primeiros jogos. Desta feita, a seleção ganhou e convenceu. Achamos que passa facilmente pela Holanda e por Uruguai ou Gana, pegando Alemanha ou Argentina, na final.


arnaudhc@gmail.com

SÃO PEDRO

Tivemos o prazer de participar, na tarde/noite de segunda feira, dia 28, das comemorações do dia de São Pedro, no sítio Cachoeiro, do empresário Carlos Calixto. As festividades começaram por volta de 15:00hs, com o jogo da Copa do Mundo, entre Brasil e Chile e entrou pela noite, com fogueira, muitos fogos, casamento matuto e dança de uma quadrilha improvisada, ao som de um regional de Pé de Serra maravilhoso. Muitos amigos, muitos familiares estiveram presentes e notou-se que os anfitriões – Adriana e Carlos - estavam super radiantes com o sucesso do evento. Foi servido um belíssimo churrasco, vatapá, paçoca e muitos bolos regionais. Flash`s do evento:



arnaudhc@gmail.com

CURTAS

  • O show dos 237 anos de Sobral, na noite de domingo próximo, será com o cantor romântico Fábio Júnior, que, com certeza, levará uma multidão incalculável à Margem Esquerda do Rio Acaraú.


  • Parabenizamos ao nosso prefeito Leônidas Cristino pela reforma da Praça Quirino Rodrigues que ficou super linda. Agora é manter. Quando sairá a reforma da Praça do Bosque?, pois sabemos que a reforma da Praça do São João, começará ainda no mês de julho.


  • Passando bem, num dos leitos da UTI da Santa Casa, a jornalista e amiga Gemma Galgani, que sofreu na última sexta-feira, uma aneurisma cerebral. Ela está sob os cuidados do médico Gerardo Cristino e amanhã, pela manhã, passará por uma artereografia pelo médico Francisco José Mont`Alverne Arruda. Torçamos pela sua recuperação.


  • Nossos parabéns a dama sobralense, Maria do Socorro Cavalcante da Ponte que completou mais um ano de vida com seu alto astral, sua jovialidade, participando de todos os eventos musicais da cidade. Socorro é esposa dedicada do empresário Aurélio Ponte e genitora de uma bela prole, onde se destaca em Sobral, o empresário Zezinho Ponte, Cap. da Casa Samuel.

arnaudhc@gmail.com

POLÍTICA

  • Nosso conterrâneo e amigo, Cid Gomes, governador do Estado, mostrou personalidade e que tem os pés no chão no assunto política. Antes de ir à África do Sul, assistir a um jogo do Brasil, a convite da Fifa, Cid disse que não aceitava pressão e o deus todo poderoso (ele se acha) Tasso Jereissati reuniu seu partido PSDB e lançou o deputado estadual e ex-secretário de Justiça do governo Cid, Marcos Cals como candidato ao governo do Estado, num suicídio político total.

  • Cid, na sua tranqüilidade e dialogando bastante com a prefeita de Fortaleza – dialogar com loura, é difícil – aceitou a presença do deputado federal Pimentel ao senado, mas fez questão de escolher seu companheiro de chapa, no caso, o presidente da Assembléia Legislativa Domingos Filho, um grande líder da região dos Inhamuns.

  • Após as convenções partidárias, o rolo compressor do Cid, ficou assim: Coligação com 14 partidos, sendo Cid e Domingos Filho para governador e vice e Eunício Oliveira e Pimentel, para o senado.

  • É bom salientar, que serão 5 candidatos ao governo estadual e – dentro da nossa ótica política – haverá o segundo turno, mas Cid se sagrará novamente governador do Estado.

  • Lembramo-nos bastante - ainda éramos criança – quando o grande político da época Chico Monte desistiu de acompanhar seu chefe político, Dr. José Sabóia, pois não aceitava mais seu radicalismo e se saiu, deixando de ser seu cabo eleitoral. Formou seu grupo político e lançou o Dr. Jacinto Antunes Pereira da Silva a prefeito de Sobral e ganhando a eleição. Foi o pupilo ganhando de seu criador.

  • Desta feita, acontecerá o mesmo, pois a vitória de Cid está sacramentada, pois o governo estadual tem obras em todos os municípios cearenses e alguns deputados estaduais do PSDB já demonstraram vontade de continuar seguindo nosso governador.


arnaudhc@gmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CURTAS

  • No próximo dia 1º. de julho, por volta de 19:30hs, no Teatro da ECOA, as garotas sobralenses que fazem o Grupo Princesa do Norte – em Fortaleza - e que tiveram a sensibilidade de escrever crônicas sobre Sobral e editarem o livro “Era uma Vez em Sobral”, estarão fazendo o lançamento do referido livro. Não perca esta oportunidade de adquirir um exemplar.

  • Quando estivemos em Fortaleza, há alguns dias, - fizemos a parte social familiar – como sempre fazemos – visitamos a nova moradia do sobrinho, advogado Humberto Lopes Cavalcante e sua bela esposa Estefânia, numa cobertura maravilhosa com uma vasta área de lazer, piscina, pássaros e uma vista lindíssima. Foto dos dois casais e o futuro médico Levi, um dos grandes torcedores do Vasco da Gama e do Ceará.




  • O casal de empresários (leia-se Sobral Gráfica) Norma e Hélio Brito está em São Paulo participando da maior Feira Gráfica da América Latina – Expoprint. O casal deseja colocar uma filial na Av. Dom José, com Maria Tomázia, onde funcionou a Guanabara Express, que está se mudando para o Mercantil Rainha. Belo regresso.

  • A garotinha Lya Sarah aniversariou no último sábado, completando 4 aninhos e seu avô, o grande cinéfilo Francisco das Chagas Lopes fez umas festinha em sua residência, com o tema Branca de Neve e os 7 Anões. Lya é uma garota altamente esperta e estuda no Santaninha, cursando o 4 infantil. Parabéns gatinha.



  • Encerra-se hoje, o II Workshop de Artesanato, que se realiza no Centro de Convenções, em Sobral, com a presença de uns 500 artesões da região Norte. É uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que tem à frente a amiga Luiza Barreto.

  • Começou, a todo vapor, o Festival de Quadrilhas de Sobral, que se realiza na quadra esportiva e play-ground da Margem Esquerda do Rio Acaraú. Existe uma bela cidade cenográfica e uma decoração de encher os olhos. Vale a pena ir conhecer. Diariamente são 5 quadrilhas, encerrando a noitada com um show de forró.

  • O Grupo Ferreira Gomes achou ótima a indicação do deputado estadual e ex-secretário da Justiça do governo Cid Gomes – Marcos Cals para disputar o governo do estado pelo PSDB. Cals teria uma re-eleição tranqüila para deputado e aceitou a pressão de seu partido para ir para a forca, num suicídio político sem expressão. É mutreta ou tem alguma cousa prometida para ele.

  • Como José Serra não encontra ninguém que queira ser candidato a vice em sua chapa, Marcos Cals vai sofrer também um bocado, porque ninguém é doido. Vejam que o radialista, altamente popular na capital e no interior pelos seus programas na rádio e TV, Paulo Oliveira já desistiu de pleitear a candidatura a vice-governador.

  • Ninguém entende esta posição do deputado Marcos Cals, ou é mutreta ou tem uma promessa muito boa para ele. Vejamos. O gozado é que Tasso e o líder do partido na assembleia João Jaime não aceitaram se candidatar ao governo.

  • Num dos restaurantes vip da cidade, encontramos os amigos – casal Luiz Fernando Coelho e esposa Cristiane – presidente do PT de Sobral e o médico Janderson (Deco), com esposa e duas filhinhas.

  • Passando o fim de semana na bela Jericoacoara os médicos Andréia Giffoni Siebra e Daian Holanda Siebra, numa das inúmeras Lua-de-Mel.

  • Comenta-se na cidade, que o show do aniversário da cidade – 5 de julho – será com o cantor romântico Daniel. Confirmaremos depois.

arnaudhc@gmail.com

CONVITE

Tivemos o prazer de receber o belíssimo convite para o enlace matrimonial dos jovens Luciana e Marcílio, a se realizar no próximo dia 9 de julho, às 20:00hs, na Paróquia de Nossa Senhora do Líbano e recepção no Buffet La Maison Dunas. Marcílio é sobralense e filho da amiga Glória Giovana Sabóia Mont`Alverne Girão e do saudoso José Hilton Girão. Luciana é de família de Fortaleza.


arnaudhc@gmail.com

CONVITE II

Recebemos também, convite do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, para as festividades de 10 anos de funcionamento, transformando vidas através da Educação. O Palácio de Línguas fez uma extensa programação para comemorar esta bela data e iniciará, no próximo dia 30, às 20:00hs, no Teatro São João, com entrega de medalhas, àqueles alunos que se destacaram e ao Governador Cid Gomes, que – com sua visão na época do seu primeiro mandato, em Sobral – criou este Centro de Línguas.


arnaudhc@gmail.com

SELEÇÃO BRASILEIRA

Domingo que passou, Sobral viveu momentos de euforia pela vitória da Canarinha. Dia nublado, temperatura amena, foram os ingredientes propícios para que os torcedores sobralenses procurassem os principais points da cidade. Todos os bares e restaurantes estavam lotados e todos decorados, com fitinhas verde-amarelo, bandeiras e o povo de amarelo. Muitos telões espalhados pelos restaurantes e a animação contagiante dos conterrâneos, que tudo faz festa. O Arco do Triunfo, um ícone de nossa cidade, após o jogo, transformou-se num verdadeiro clube, com palco e música ao vivo. Segundo a Polícia Militar, do restaurante Tako 2 até o Arco, deveriam estar brincando, cerca de 10.000 torcedores do Brasil. Já dissemos algumas vezes, que nossa seleção está ganhando, mas não está convencendo. Ainda existe muita gente desconfiada com as duas apresentações, totalmente sem brilho. As residências da cidade e da serra da Meruoca, estavam também superlotadas por amigos, devidamente convidados. A festa foi até o fim da noite. Pela fraca atuação de várias seleções, sendo que duas ex-campeãs já foram para casa – França e Itália – e o Brasil mostrar um belo futebol, achamos que iremos a final com a Argentina. Flash`s:



arnaudhc@gmail.com

SO RISOS..........

RISADAS....

Bene e amigos

BELEZA

Omanzinho- LINDOOOOOOOOO

ANIVERSARIANTES DE HOJE

Maria Fleurice R. Mendes
Sandra Maria Linhares- respectiva de Ciro Mesquita.
Gil Guitierres A. Vasconcelos.Advogado
Jeane Maria G. Luceth- respectiva de Hermenegildo Neto
Joao Maia Nogueir

SECRETARIA DA CULTURA


14 FESTIVAL DE QUADRILHA DE SOBRAL

Programação

23/06 – Quarta Feira

– Mostra Infanto-Juvenil

1. Arraiá Sertanejo – 18h30

2. Arraiá dos Jovens – 19h10

3. Arraiá Arte e Ação – 19h50

4. Arraiá Explodindo de Paixão – 20h30

5. Arraiá da Esperança – 21h10

6. Arraiá Luar do Sertão – 21h50

Cidade Cenográfica – Simões Carolino – 18h às 22h

Show – Forró Estourado – 22h


24/06 – Quinta-Feira

– Mostra Competitiva Adulta

1. Arraiá Botando Fogo - 19h

2. Arraiá Nóis Cum Vóis - 19h50

3. Arraiá Fogo Na Paia - 20h40

4. Arraiá Estrela do Luar - 21h30

Cidade Cenográfica – Rosinha do Acordeon – 18h às 22h

Show – Nildinha e Amor Cearense – 22h


25/06 – Sexta-Feira

– Mostra Competitiva Adulta

1. Arraiá Pisa na Fulô – 19h

2. Arraiá Violas do Sertão – 19h50

3. Arraiá Asa Branca – 20h40

4. Arraiá Botando Quente – 21h30

Cidade Cenográfica – Rosinha do Acordeon – 18h às 22h

Show – Desejo de Menina – 22h


26/06 – Sábado

– Mostra Infanto-Juvenil

1. Arraiá São Francisco – 18h30

2. Arraiá de Aracatiaçu – 19h10

– Mostra Competitiva Adulta – Final – 19h50 às 22h30

Cidade Cenográfica – Ferrugem Neto – 18h às 22h

Show – Taty Girl e Banda – 22h



Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral
Fones: (88)3611-2712 ou (88)3611-2956

NOTAS

Projeto de Indicação 63/10 de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT). Oriundo do projeto de Lei 98/10, ele institui a campanha de prevenção ao uso do crack. De acordo com a matéria, a iniciativa terá como objetivo a divulgação dos prejuízos causados pela dependência da droga, através de material gráfico e propaganda na mídia televisiva e escrita, tendo como foco os adolescentes e jovens.

Pelo projeto, a campanha deverá ter linguagem direta e de forte apelo, recomendando que a juventude não experimente a droga, e informando que o crack causa dependência rapidamente e pode levar à morte.

Segundo o deputado, a droga é mais barata que a cocaína, mas como seu efeito dura muito pouco acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro. “Estimulante, seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência física e leva à morte por sua ação fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.” Conforme justificou Ferreira Aragão, com base em dados da Central Única das Favelas do Ceará (Cufa), cerca de 30 mil pessoas são usuárias de crack em Fortaleza.
MM/AM







NA SEXTA.....


ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 25/06
,
SOBRAL É SÓ BLUES E ROCK N´ ROLL!

SHOW GRATUITO

NO ANFITEATRO DA MARGEM ESQUERDA!

terça-feira, 22 de junho de 2010

EVENTO

SDTDE lança
V Encontro Sobeleza.

A Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Município expediu convite para lançamento do V Encontro da Beleza de Sobral – SOBELEZA.
Com a participação do presidente da Associação dos Cabaleireiros de Fortaleza, Gurgel Amaral. O evento acontecerá no próximo dia 28, no Centro de Convenções.
A Feira SOBELEZA é mais uma ação resultante das políticas públicas de desenvolvimento desse setor, uma realização da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) e parceiros, que incentiva a atuação de profissionais melhor qualificados e aptos para esse mercado. Desde que foi lançado, o evento passou a ser um diferencial no mercado de beleza, O
Oferecendo capacitação para profissionais da área e também a promoção de produtos afins, o que vem estimulando a ampliação dessa cadeia de serviços, principalmente na abertura de novos pontos de serviço.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

NOTAS

A ECOA – Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral é uma rede horizontal de articulação, disseminação de informações culturais e sociais agregando os mais variados agentes culturais que impulsionam um conjunto de ações entre e intra comunidades. As atividades de formação da ECOA têm preocupação em envolver diversos atores integrantes da cadeia cultural do município e região norte do Estado do Ceará.
O início do projeto de formação em Arte e Cultura aconteceu de 18 a 22 de janeiro na Escola de Música com o Prof. Ms. Gerardo Silveira Viana Júnior, com o primeiro módulo do curso de Formação de Educadores Musicais que, em 40h/a, abordou o método de solfejo relativo. Participaram 16 professores da Escola Viva, 16 professores da Escola de Música, 05 professores de municípios vizinhos e 14 alunos da Escola de Música, integrantes da banda de música.

O Projeto Potencial Empreendedor, do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), promove nesta quarta-feira, dia 23, às 17h, a palestra "Publicidade e propaganda na realidade de Sobral", com o objetivo de transferir conhecimentos para a comunidade, interna e externa, focados na gestão corporativa, especialmente voltada para a área de comunicação. A palestra tratará das estratégias na área de publicidade e propaganda – área cada vez mais em fase de expansão no município – abordando também questões como comportamento e liderança, a fim de estimular o espírito empreendedor dos participantes.
Local- UVA

O jovem Leandro Lopes Pompeu, 18, morador do bairro Sumaré e estudante do Colégio Prof. Luis Felipe, em Sobral, integra a relação de 15 jovens que irá conhecer de perto o dia a dia do Canal Futura, no Rio de Janeiro, onde também participará de oficinas de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção. Leandro concorreu à 16ª edição do Geração Futura com vídeo amador contando a história da Quadrilha do Sumaré


O vereador João Alberto Adeodato Jr., compareceu semana passada no setor de protocolo da Câmara Municipal de Sobral para registrar sua Chapa para concorrer às eleições de renovação da Mesa Diretora marcada para o 1º sábado de setembro.


Presidente................ João Alberto Adeodato Jr. (PSB)
Vice........................... Marco Antonio Barroso Prado (PSDB)
2º Vice...................... Adauto Izidoro Arruda (PP)
1º Secretário........... Paulo Cesar Lopes Vasconcelos (PRB)
2º Secretário........... Vicente de Paulo Albuquerque (PV)(RL)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CURTAS

  • Faleceu no último fim de semana o cidadão Miguel Sanford Frota de tradicional família sobralense. Miguel residia em seu sítio na serra da Meruoca e diariamente estava em Sobral. Pêsames à família enlutada.

  • A seleção brasileira que jogou com a Coréia do Norte, na última terça-feira, foi uma decepção total. Ganhou, mas não convenceu. Um time apático, temeroso, lento e sem nenhuma criatividade. Com dois jogadores totalmente bichados em campo (Luiz Fabiano e Kaká) e sem condições de jogo. Frustrou totalmente os brasileiros que estavam esperando um senhor jogo, todos com suas roupas verde/amarelo. Mais parecia um amistoso entre Forquilha e Jaibaras, – com todo respeito às duas cidades – uma verdadeira pelada. Para ganharmos a Copa é preciso fazer mudanças radicais. Queremos queimar a língua e ganhar o hexa. O técnico Dunga com aquele casaco preto parecia mais um porteiro de hotel europeu, calado, sem nenhuma expressão. O jogo contra a Costa do Marfim será o mais difícil, pois é um time altamente experiente e os jogadores, além do tamanho, jogam todos na Europa.

  • O confrade e amigo Ivan Frota, comemorou em seu programa do Beco do Cotovelo, no sábado que passou, o aniversário do prefeito Leônidas Cristino com banda de música, banda de forró e muita festa. Muita gente foi abraçar o aniversariante e a animação foi grande. Só não precisava era o puxa-saquismo de várias pessoas. Garantimos que o Leônidas nem gostaria disto.

  • Hoje, é o aniversário da primeira dama, Lily Cristino, que se trata de uma pessoa simples e com um trabalho social espetacular em nossa cidade. Lily tem dado um show como primeira dama, presente em todas as reuniões e amiga de todos. Parabéns ao casal aniversariante.

  • Demos o maior valor ao governador Cid Gomes quando disse que não aceita pressão. Isto é coisa de pessoa que tem a cabeça no lugar e sabe o que quer, é personalidade pura. Parabéns Cid, você é o cara.

  • Há tempos o grupo Ferreira Gomes precisava de Tasso, hoje, as coisas mudaram, o Tasso é que precisa dos FGomes.

  • Tasso disse que o PSDB lançará um candidato ao governo do Estado. É suicídio total para o partido no Ceará, pois não existem nomes para disputar com o atual governador.

  • O Cid Gomes está tão preocupado com o futuro concorrente, que faltando poucos dias para a convenção do PSB, foi para a África do Sul, assistir ao jogo do próximo domingo, a convite da FIFA e só retornará no dia 24.

  • Seu irmão, deputado federal Ciro Gomes ficou no estado com a missão de conversar com àqueles que acompanharão o governador em sua re-eleição.

  • Quem se encontra na África do Sul é o Cônsul Sobralense em Brasília, Comendador José Lírio Ponte Aguiar que fala da desorganização do evento, da falsificação de ingressos e da temperatura super baixa, assustando todos os brasileiros.

  • José Lírio estará em Sobral no início de julho e recepcionará seus amigos e familiares, com um belo churrasco, como sempre faz, em seu sítio na serra da Meruoca.

  • Ontem, dia 17, foi dia de abraçar ao casal Sônia Cavalcante Almeida e Édison Almeida que completou 60 anos de casados e comemorou suas Bodas de Diamante, em Fortaleza, com uma missa em Ação de Graças.




  • Ainda merecendo muitos cuidados médicos, num dos leitos do Hospital São Raimundo, em Fortaleza, o amigo e carismático cidadão, Manuel Cléver Rocha. Breve restabelecimento.

  • Ontem, tivemos o prazer de abraçar a cunhada e comadre Rosana Feijão Andrade que mudou de idade e recebeu seus amigos e familiares, em sua residência. Foi uma bela noitada. Rosana é uma grande empresária e tem um trabalho social na cidade exemplar. Tiramos o chapéu para ela.


  • O vereador João Alberto Adeodato Jr., com a adesão do edil Marco Prado ao bloco dos 6, credenciou-se a ganhar a eleição de “Quando Setembro Vier” . Soubemos por fonte fidedigna que o prefeito Leônidas não está satisfeito com o desenrolar da futura eleição para presidência da Casa do Povo.

  • Ontem, por volta de 23:00h foi decidido por 6 X 1 que os Fichas Sujas ficarão fora desta eleição. Vocês acreditam ... Esperemos.

arnaudhc@gmail.com

FEIRA DE NÉGOCIOS

Os empreeendedores do bairro Vila União realizarão neste Sábado, 19, a 4ª Feira de Negócios e Artes do Bairro, onde a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - STDE e o SEBRAE estão desenvolvendo ações de capacitação, educação ambiental, empreendedorismo e cidadania no bairro.
A Feira de Negócios e Artes foi criada com o intuito de divulgar os empreendimentos e as artes existentes no bairro.

PROGRAMAÇÃO:
19 h- Abertura da oficial da exposição
- Rap - Expressão Cruel
- Dança católica - Minist. da Dança Anawin
- Grupo de dança Sulamix e Evolução Mix
- Hip Hop
- Grupo de Capoeira - Juvenil
- Entrega de Troféu Amigos do bairro
- Grupo de Dança Swing
- Entrega de Medalhas do Torneio de Futebol
- Cantores (Kelsia e Bruno Lopes).

DAS ANTIGAS DA REGIÃO



Série Memória: Paurillo Barroso e Castelo Branco no TJA (agora quase centenário)

THEATRO



Nessa sexta-feira e sábado a Academia Liduina Marques e do Ballet Kyara Quintela apresenta o espetáculo "FORMAS & CORES". É uma maravilhosa e colorida experiência na dança!
PROMOÇÃO: ingresso antecipado a preço de meia (R$ 4,00) a venda na sede da Academia Liduina Marques (Praça da Sé) e/ou com os bailarinos participantes do espetaculo!


Mais informações:
Dias 18 e 19 de junho de 2010 as 19:00h
No Teatro São João - Sobral/CE
Ingressos: R$ 4,00 (meia) e R$ 8,00 (inteira)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

INFORME

A Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria da Saúde e Ação Social informa que o serviço de entrega dos medicamentos de alto custo e medicamentos da atenção secundária (medicamentos especiais), que atualmente funciona na Praça Manuel Eufrásio S/N no prédio da Central de Marcação de Consultas (próxima à Santa Casa) e na rua Pe. Anchieta 111, respectivamente, a partir do dia 21 de junho deste ano funcionará em um novo local.
Farmácia de Medicamentos Especiais, situada na Praça Senador Figueira, no mesmo prédio onde funcionava o antigo Fórum. “Neste sentido, pedimos a compreensão e a colaboração de todos, pois estas mudanças vão proporcionar aos nossos usuários um melhor conforto no atendimento, além de oferecer serviços farmacêuticos com uma qualidade cada vez melhor, garantindo os cuidados necessários para o uso racional dos medicamentos”, explica o farmacêutico,Régis Ferreira Gomes, Coordenador da Assistência Farmacêutica de Sobral. Mais informações: 3611-7781 ou 3614-5897

Segundo Régis Ferreira Gomes, o Município de Sobral, em parceria com a Secretaria do Estado do Ceará, vem disponibilizando para a população sobralense medicamentos para o tratamento de várias doenças com baixa prevalência ou que o tratamento tenha um custo elevado. “Podemos destacar aqui a osteoporose, dislipidemias, parkinson, alzheimer, esclerose múltipla, lupus, endometriose, artrite reumatoide, esquizofrenia, glaucoma, seqüelas medular, entre outras”, diz o Coordenador.
Os medicamentos são entregues para a população após a realização do cadastro “Para este cadastramento, são necessários a apresentação do Laudo de Liberação de Medicamentos do Componente Especializado (medicamentos de alto custo), devidamente assinado pelo médico, da cópia da identidade ou CPF, comprovante de residência, cartão do SUS ou cartão de cadastro do Centro de Saúde da Família, além da prescrição médica atualizada. Atualmente contamos com mais de duas mil pessoas cadastradas neste serviço”,

DANÇA

Estão abertas as inscrições para Oficina de Dança Contemporânea, que acontecerá nos dias 16 de junho, de 13h às 16h e 17 de junho, de 8h às 11h
na Academia de Ginástica de Sobral, no canpus do Derby.

Instrutor: Alex Santiago

gratuitas

Grupo de Estudos em Dança do Curso de Educação Física da UVA

Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)


strong>Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral


NOTAS POLITICAS

o deputado Ferreira Aragão (PDT) reforçou que muitas localidades como Jurema e Pajuçara já deveriam ser cidade há muitos anos. “Espero que cada vez mais haja um esforço da Assembleia Legislativa com aqueles distritos que já mereciam ser cidade porque a emancipação é progresso. Não existe município elevado à categoria de cidade que tenha regredido.


A reunião da CCJR, foram aprovados quatro projetos de lei, transformados em indicação. Três desses são de autoria do líder do PDT, deputado Ferreira Aragão. O primeiro, 88/2010institui a campanha de prevenção à síndrome alcoólica fetal. A campanha terá como objetivo a divulgação, por meio de material gráfico e propaganda na mídia televisiva e escritados, dos prejuízos causados pelo álcool durante a gravidez.


O Deputado José Linhares acompanhou a Reunião Ordinária da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) que aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 4434/08, do senador Paulo Paim (PT-RS), que recupera o número de salários mínimos a que tinha direito o aposentado no momento da concessão do benefício
.
A proposta cria um índice de correção previdenciária para garantir o reajuste dos benefícios da previdência de acordo com o aumento do valor mínimo pago pelo Regime Geral da Previdência Social. Na prática, como o valor mínimo é igual ao salário mínimo, o projeto cria uma regra para garantir um reajuste próximo ao do salário mínimo, ao mesmo tempo que restabelece o número de salários mínimos pagos na época da concessão do benefício.

Há uma regra de transição de cinco anos até que a proporção entre benefício e valor mínimo seja totalmente recuperada. O índice, então, que será individual, passará a ser usado para cálculo dos reajustes por toda a vida do beneficiário.
Impacto financeiro



--------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 16 de junho de 2010

NOTAS

O vereador João Alberto A. Júnior (PSB) se lançou candidato a presidente da câmara de Sobral, que acontecerá no mês de setembro.

Fez uso da tribuna para anunciar que registrou sua chapa na manhã de terça-feira (15), conseguindo unidade dentro do G6, e conquistando o voto do vereador Marco Prafo (PSDB), totalizando sete votos e tornando-se viável para eleição.
Inclusive o vereador Marco Prado ocupará a vice-presidência na mesa diretora do vereador João Alberto (PSB)

Sera mentira ou verdade-Patrícia Sabóia, ex-Gomes, poderá figuarar na chapa de Cid Gomes que tentará reeleição. A senadora ocuparia a vaga de vice.Dessa forma Cid não daria a vaga de vice e senado para o PT. Agregaria ( ainda mais) Ciro a campanha e, ela (Patrícia), tem voto. (HL)

CONVITE


STDE- SECRETARIA DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, e a Central de Artesanato do Ceará - Ceart realizam o II Workshop do Artesanato em Sobral, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de Junho de 2010, no Centro de Convenções de Sobral.

STDE, realiza curso de formação para Pintores.
O curso, que terá carga horária de 80h/a, acontece entre os dias 29 de junho a 26 de julho, no turno da manhã. INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 24 DE JUNHO. VAGAS LIMITADAS.




ANIVERSARIANTES DE HOJE

Maria Ester Frota Cristino- Lili- primeira dama de Sobral.


Antonio Jucival -Lions Caiçara

Jander Albuquerque







terça-feira, 15 de junho de 2010

Programação Cine Falb Rangel - Ação Cine Mais Cultura

Data: 15 e 17/06
Filme: Futebol, paixão nacional (programa com 06 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 108 min.

Sinopse: Neste programa de curtas-metragens, o binômio futebol e cinema é considerado estratégico para a construção de um sentimento de nacionalidade brasileira. Os seis filmes não só focam o futebol como demonstram a enorme contribuição oferecida pelo esporte nacional para a história social, política e econômica do país. Embora diferenciados em seus formatos e linguagens – uns são genuinamente documentários, outros ficcionais – todos tratam de uma questão crucial para o pensamento filosófico popular brasileiro: o futebol é o ópio do povo? Além disso, os filmes apontam para questões exóticas, idiossincráticas e epifenomenais produzidas pelo futebol, pela ótica de quem constrói o cinema brasileiro e tem amor pela pelota.
Classificação indicativa: 12 anos

segunda-feira, 14 de junho de 2010

NOTAS

A secretaria da Cultura e Turismo, atendendo solicitação dos grupos inscritos para o Festival de Quadrilhas de Sobral 2010 deverá realizar o evento no período de 23 e 26 de junho, uma vez que a programação anteriormente agendada era para os dias 16, 17, 18 e 19 de junho.
Devido à alteração das datas, a agenda das bandas que se apresentarão no Festival deverá ser divulgada nesta semana, disse o secretário da Cultura e Turismo do Município, Campelo Costa.
Desde de que foi criado, em 1997, como forma de resgatar uma das mais tradicionais danças da região – a quadrilha, o Festival sobralense tornou-se referência cultural em toda a região, tendo seu projeto servindo de modelo para diversos municípios da região.
O Festival deste ano chega à XIV edição, consolidado como evento de cunho cultural dos mais concorridos em todo o Estado.

O Plenário aprovou, no início da madrugada desta quinta-feira (10), o substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Social do Pré-Sal. A matéria – que recebeu 38 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção – retornará para analise da Câmara, uma vez que o texto aprovado também define que o regime de partilha será o modelo adotado na exploração do petróleo da camada pré-sal, que se estende no subsolo marinho que vai do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo
.
O plenário também aprovou emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que distribui os royalties do petróleo entre todos os estados e municípios, estabelecendo que a União compensará os estados produtores – Rio de Janeiro e Espírito Santo – pela perda de recursos. A emenda de Simon foi aprovada por 41 votos favoráveis e 28 contrários. O relator da matéria e líder do governo,

Foi publicado no DOE de 07/06/2010 o Edital 006/2010 que fixa as normas para CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO DA UVA.
Estão sendo ofertadas 24 vagas para os cargos de professor adjunto, auxiliar ou assistente em vários centros da UVA.
As inscrições serão realizadas apenas no período de 22/06 a 13/07/2010.
Mais informações no site: www.uvanet.b.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

FORTALEZA

Por motivos superiores, tivemos que passar uma semana em Fortaleza. Fizemos o que foi preciso, na área de saúde – hérnia de disco - com a Aloma, mas também, depois que foi tudo resolvido da melhor maneira possível, fomos comemorar o bom tratamento que ela recebeu dos ótimos profissionais que visitamos.


Tivemos o prazer de ir conhecer o espetacular pôr-do-sol do Iate Clube, que acontece todos os sábados, de 18:00hs às 24:00hs, com duas bandas de Jazz e fox-trot. É um happy-hour maravilhoso, pois, o ambiente é de cinema, a freqüência é espetacular e a música é de nível de Rio de Janeiro e São Paulo.


Fomos acompanhados dos primos/irmãos Amauri e Fernando de Paula Pessoa com Neyce e Hilda, respectivamente, dos filhos Ayanne e André com seus loves Raphael e Amanda, respectivamente e da bela sobralense Camila, filha do casal Fernando/Hilda e seu noivo Rodrigo Azevedo, com seus genitores Rose e Hamilton. Foi uma bela noitada. Flahs do evento:

Rodrigo Azevedo e Camila


Fernando, Arnaud e Hamilton


Neyce e Hilda


Amanda e André


Raphael e Ayanne


arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

VISITANDO SOBRAL

O jovem administrador e consultor de empresas Távio Ponte de Almeida, filho dos amigos Ceci Terezinha Ponte de Almeida e Fernando Rodrigues de Almeida, visitando o torrão natal e apresentando aos familiares e amigos, sua bela noiva, a também consultora de informática e universitária de administração Sheila Almeida, de famílias da cidade de Natal-RN. Távio reside na capital do Rio Grande do Norte e é sócio consultor da construtora Gomes de Matos, com filial naquela cidade potiguar. Sejam bem-vindos



arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

ANIVERSÁRIO

Estaremos amanhã, dia 12, por volta de 09:00hs., no Beco do Cotovelo, para participarmos do aniversário do prefeito Leônidas Cristino. Agradecemos o convite remetido pelo Centro Cultural Dom José. O aniversário será comemorado no programa Bate-Papo de Ivan Frota.


arnaudcavalcante@yahoo.com.br

.

CURTAS

  • Lamentável, sob todos os aspectos, o falecimento prematuro da jovem sobralense (há anos, radicada em Fortaleza) Ticiana, filha dos amigos Ana Célia e Francisco Vileimar Azevedo, acontecido no último domingo, perto da cidade de Mossoró, quando retornava para Campina Grande, onde cursava medicina. Ticiana veio passar o feriadão com seus familiares em Fortaleza.

  • Todos os restaurantes da cidade lotados para amanhã, à noite, quando se comemorará o Dia dos Namorados. Muitos com música ao vivo e brindes para os presentes.

  • O Restaurante Canto Mineiro, na serra da Meruoca, preparando uma noite especial para os namorados. É uma grande dica. Reserve sua mesa.

  • O deputado federal Ciro Gomes chegou de surpresa ao Ceará. As convenções estarão chegando e existem 3 candidatos para o senado.

  • Achamos que o PT com o candidato Pimentel vai dar uma rodada que ficará na história, porque Cid e Ciro, logicamente, apoiarão Eunício Oliveira e Tasso Jereissati.

  • Na reunião de ontem, em Fortaleza, o PSDB resolveu lançar um candidato ao governo do Estado, para disputar com o Cid e levar uma peia que daqui a cem anos, ainda se comentará.

  • Quem é o louco? Garantimos que não é nenhum deputado estadual, nem federal, nem o Tasso, porque não são loucos. Irão lançar um nome qualquer, para fazer número.

  • Vocês acreditam que a Ficha Limpa vai valer mesmo? Ou é conversa fiada?

  • Nosso abraço de parabéns para a dama sobralense Sônia Cavalcante Almeida que mudará de idade no próximo sábado, dia dos namorados.

  • Parabéns novamente para Sônia e para seu esposo, o tabelião aposentado Édison Almeida, pois o casal estará completando 60 anos de feliz união conjugal, - Bodas de Diamantes - no próximo dia 17.

  • O carismático LULU do bar, já se encontra em sua residência depois de ser operado em Fortaleza, por motivo de um abalroamento. Nasceu novamente.

  • Merecendo cuidados médicos, os amigos Manoel Cléver Rocha e José Nunes de Sousa (residindo há anos, em Teresina-PI).

  • Fazendo lanches na noite de quinta-feira na aprazível lanchonete Bebelu, os casais Dinar e o médico Francisco Azevedo e os empresários da Sobral Gráfica Norma e Hélio Brito.

  • No próximo dia 1º. de julho, A Guanabara Express se transferirá para as dependências do Rainha Supermercado.

  • A cidade só respira Copa do Mundo. Por onde você anda, as ruas estão decoradas de verde-amarelo. Torçamos muito, pois achamos que nossa seleção não é a ideal do momento. Não é uma seleção de pernas-de-pau, não chegamos a tanto, mas ficou muito a desejar. Muitos cracks ficaram sobrando do grupinho do Dunga. Seria muito bom que estivéssemos errados e trouxéssemos o hexa.

  • É muito bom que se arranje o que fazer no Congresso Nacional. Não é que os políticos de Brasília estão trabalhando para criar o Dia da Verdade, O Dia do Sexo, O Dia da Verdura. É uma verdadeira palhaçada e os brasileiros pagando o salário deles. É brincadeira ...

  • A jovem universitária Ana Paula, do PSOL de Sobral, será candidata a deputada estadual, representando o grupo GLBTT – Gays, lésbicas, bi-sexuais, travestis e transexuais. Deverá ser muito bem votada na cidade e região, pois a Parada Gay, do último 1º. de maio, demonstrou o crescimento e a amizade dos simpatizantes da sigla.

  • O poder é fascinante, é maravilhoso. Vários vereadores desejando a presidência da casa. Claro, se fossemos vereador, também queríamos. O vereador e ex-presidente João Alberto Adeodato Jr. lançou sua candidatura com o apoio de mais 5 edis. Vai ser briga de foice no escuro, pois ele já detém 50% dos votos. Basta mais um para ser o vencedor do pleito. Veremos.

  • Seria muito bom que os vereadores de Sobral deixaram de brigar tanto e criassem – pelo menos isto – uma lei para o uso das bicicletas na cidade, pois elas fazem o que querem na frente dos guardas e não acontece nada.

arnaudcavalcante@yahoo.com.br
.

TRIBUTO A LEGIÃO URBANA



O vocalista Renato Russo continua sendo um dos maiores ídolos do Pop Rock nacional, juntamente com a banda que o tornou famoso: a Legião Urbana.
Para relembrar -
Dia 11 sexta, acontecerá um tributo ao grupo com a banda Púlpito formado por jovens músicos sobralenses
.
Dia 11 de Junho (sexta)
Banda Púlpito, às 20h no Boulevard do Arco.
Não Perca!!!

APOIO: Prefeitura de Sobral/Secretaria de Cultura e Turismo.

NOTAS

A Comissão de Seguridade Social e Saúde aprovou, em sua reunião ordinária, nesta quinta-feira (10/06), o projeto de indicação nº52/2010 de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de notificação compulsória da Neoplasia maligna à Secretaria Municipal de Saúde da localidade onde foi realizado o exame.

.PARAR DE FUMAR-


e fumar em poucos dias”, com atividades de 14 a 18 de junho, em Sobral. A Campanha contará com a participação do Mestre Rubens Alves Freire, com palestra no auditório do INTA. A iniciativa é da turma do Projeto Responsabilidade Social e Bem-Estar da Comunidade de Sobral.

Durante toda a próxima semana, de segunda à quinta-feira, a partir das 19 horas, o público terá acesso aos cursos para deixar de fumar, palestras sobre informações científicas e apoio psicológico aos abstinentes, terapias musicais, exercícios respiratórios, exibição de filmes e orientação nutricional adequadas ao período de abstinência.

Diariamente, serão feitas aferição de pressão arterial, glicemia e medida de massa corporal dos participantes. Na programação, haverá também oficina pedagógica durante o curso para atender às crianças, os filhos dos participantes.

A inscrição para o curso Como deixar de fumar em poucos dias é gratuita. Inscreva-se e garante logo a sua vaga: (88) 3614.3232 (Ramais 210 e 216).

ANIVERSARIANTES .

11/06- SEXTA-FEIRA

Jumario Gomes Medeiros- presidente da ACIS
Marcos Mesquita- radialista
Rosangela Morreira- prof.
Inácio Arruda
Plutárco Inácio Parente- medico

SECRETARIA DE CULTURA

ECOA Artes abre inscrições para o curso de Roadie e Oficina Passando o Som a Limpo


Curso de Roadie ou Técnico de Palco.


Objetivo: capacitar jovens que desejam atuar na área de shows.


Público alvo: Indicado para quem pretende trabalhar com bandas, shows, eventos e festivais e deseja obter conhecimentos específicos de sonorização, eletrônica e áudio assim como para quem quer trabalhar com sistema de sonorização profissional ou já está atuando no mercado de trabalho e quer se reciclar. Aos interessados o pré-requisito é ter domínio com instrumentos, saber um pouco de escalas musicais, técnicas de afinação, nomear as partes de um instrumento e ter afinidade e paciência com outros profissionais e técnicos de aúdio.


Mas afinal o que é o Roadie? Roadie é a pessoa que ajuda na preparação do palco para o músico, sendo seu principal assessor. Executa várias tarefas básicas como a montagem completa do equipamento, afinação e manutenção de instrumentos e auxilia em palcos e viagens. São profissionais especializados que acompanham as bandas em shows e turnês e são auto-suficientes para resolver qualquer problema.


Instrutor: O curso será ministrado pelo Profº Éden Barbosa, aluno do curso de Música do CEFET. Tem fomação polular: violinista e percussionista e conhecimento prático e teórico de outros instrumentos como: guitarra, teclado, bandolim, baixo e percussão, além de técnicas de gravação em Home Estúdio. Arte-Educador ministra aulas de música, técnicas de sonorização e novas mídias. Agrega experiência na área de Produção Musical, Técnica e Gravação de CD, além de diversos trabalhos com bandas autorais em estúdios da cidade de Fortaleza. Já atuou em várias atividades e Festivais destaque para o 16º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, Feira da Música e Festival Vida & Arte.


Servico:

Curso de Roadie

Período: de 14 a 18 de junho de 2010

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Local: Escola de Música

Profº Éden Barbosa

Vagas Limitadas



Oficina Passando o Som a Limpo: objetiva apresentar o Músico à equipe técnica de sonorização, evidenciando funções e demonstrando o funcionamento e aplicação dos equipamentos comuns e necessários nos sistemas de sonorização (P.A. e Monitor) durante uma Passagem De Som (Sound Check).

A Passagem De Som é o momento onde músicos e equipe técnica se comunicam e trabalham em cooperação para melhor aproveitamento das potencialidades tanto da banda como do sistema de som utilizado. Evitando assim situações onde a falta de conhecimentos e comunicação podem prejudicar a apresentação, equipe técnica e até a própria segurança do músico.



Serviço:

Oficina Passando o Som a limpo

Período: de 14 a 18 de junho de 2010

Horário: 19h às 21h

Local: Escola de Música

Profº Éden Barbosa



Inscrições: Casa da Cultura – Coordenação de Ação Cultural e Escola de Música

Maiores Informações: 3611 2712/3611 2956/3611 5484 ou pelo site: cultura_sobral@yahoo.com.br; ecoasobral@yahoo.com.br ou no blog ecoasobral.blogspot.com



6

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TURMA ZEN

CURSO DE IDIOMAS


Nossa cidade de Sobral, em breve será beneficiada com um curso de Idiomas, que pretende melhorar e sobretudo beneficiar o povo sobralense.

Curso de Idiomas Estrangeiros, que irá funcionar a partir do dia 01/06/2010, para matrículas, com início das aulas previsto para 02/08/2010.

O curso irá ofertar vários idiomas tais como:

Inglês Regular
Inglês Instrumental
Francês
Espanhol
Italiano
Alemão

Contatos podem ser feitos através do telefone (88) 3614-7979, e-mail cursodeidiomas981@gmail.com

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ANIVERSARIANTES .

10/06 QUINTA-FEIRA

Henrique Casselli- prof.
Miqueline Aguiar Vasconcelos-respective de Adauto Vasconcelos
Antonio Mauricio R. Carvalho- tabelião
Atibone Ximenes- radialista
Fernando Antonio F. FrotA- Tecnocon
Irineu Frota- tecnocon

Abertas as inscrições para o II Workshop do Artesanato em Sobral


A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – STDE, juntamente com os parceiros realizará o II Workshop do Artesanato em Sobral.
O evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de Junho de 2010, no Centro de Convenções de Sobral.

O II Workshop trabalhará a temática: Identidade Cultural e o Negócio do Artesanato, com palestras, painéis, oficinas e atrações culturais. Serão realizadas 09 oficinas, nas tipologias e técnicas artesanais mais expressivas do município, quais sejam: Fibras naturais (palha de carnaúba); Tecelagem manual; Bordado – cheio e richiliê; Patchwork; Pintura; Madeira; Reciclagem.
Com a realização deste Workshop, pretende-se melhorar ainda mais qualidade da produção artesanal dos grupos produtivos e artesãos autônomos da sede e dos distritos do município de Sobral, desenvolvendo o artesanato sobralense enquanto atividade produtiva geradora de ocupação e renda.

As inscrições para o evento já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 15 de Junho, no Centro de Convenções de Sobral.



Maiores informações, na Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – STDE, com Raniere Moreira ou Ivânia Sousa. Telefone: (88) 3611-4421.