sexta-feira, 28 de maio de 2010

MUSEU DO ECLIPSE


29 DE MAIO DE 1915= ECLISPE QUE COMPROVOU A TEORIA DA RALATIVIDADE DE EINSTEIN, OBSERVADO CIENTIFICAMENTE EM SOBRAL

Em comemoração aos oitenta anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil.

No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Albert Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral. Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade. Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas.

Construído na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse está localizado no ponto de onde foi observado o eclipse de 1919. Sua arquitetura arrojada, com projeto do sobralense Antenor Coelho, tem a forma de duas meias luas. Elas ficam parcialmente no subsolo, não agredindo o projeto urbanístico da praça. Para compor o complexo, há ainda um monumento erguido em 1974, em homenagem ao eclipse e um outro construído em 1923, e agora recuperado, marcando os 200 anos de fundação de Sobral. É um novo atrativo que incrementará o turismo na cidade mais importante da Região Norte do Estado.




2 Comentários:

Anônimo disse...

Esse Museu é um diferencial que existe em Sobral e com melhorias, iniciadas com essas que ora se inaugura, poderá incrementar o turismo.
E não menos importante é o papel cultural ao receber visitas programadas de estudantes das séries iniciais, despertando o cientista que dormita em cada um de nós.

Costa disse...

O Blog da Gemma mantém uma categoria permanente (link) dedicada ao MUSEU DO ECLIPSE conferindo a importância que esse equipamento, e todo o seu acervo histórico, têm para Sobral.
Como muito bem dito no comentário anterior, está aí um nicho turístico a ser valorizado e implementado.

Postar um comentário