terça-feira, 5 de maio de 2009

Chuvas em Sobral: Conheça a Bacia do Acaraú.

Algumas pessoas tem lido nos jornais e blogs, e ouvido através das emissoras de rádio, várias explicações de autoridades e técnicos sobre as cheias do Rio Acaraú, que está desabrigando, desalojando e ilhando cerca de 1000 famílias sobralenses. Esta situação se dá, devido a sobrecarga de água na Bacia do Acaraú, compreendida pelos rios:
Rio Acaraú, que nasce na Serra de Monsenhor Tabosa, próximo a Crateús e que desagua no Oceano Atlântico, em Acaraú.
Rio Jaibaras, que nasce no sangradouro do açude Ayres de Souza, no distrito sobralense de Jaibaras, e se encontra com o rio Acaraú na altura do bairro do Sumaré, já na zona urbana de Sobral.
Rio Macacos, que nasce no município de Catunda, na Serra das Matas, e se encontra com o Acaraú na altura do distrito de Macaraú (junção dos nomes Macaco e Acaraú), em Santa Quitéria.
Rio Jacurutu nasce na Serra das Cobras, no município de Santa Quitéria e se une ao Macacos, também próximo de Macaraú.
Rio Groairas, nasce na divisa dos municípios de Santa Quitéria e Quixeramobim, já no sertão central, e se encontra com o Acaraú na altura do distrito sobralense do Bonfim.

A Bacia do Acaraú também recebe contribuição dos seguintes açudes:
Ayres de Sousa (Jaibaras) - recebe contribuições dos municípios de Cariré, Graça, Pacujá, Mucambo, Ibiapina, São Benedito e Ubajara.
Araras (Varjota) - Nova Russas, Ipueiras, Hidrolândia, Catunda, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Ipú, Guaraciaba do Norte, Pires Ferreira, Reriutaba e Varjota.
Edson Queiroz (Santa Quitéria) - Santa Quitéria

Fonte: Sobral em Revista.

0 Comentários:

Postar um comentário