quinta-feira, 18 de junho de 2009

ICID+18 é lançada no Ceará

Nesta quarta-feira (17/06), data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate à Desertificação, o governador Cid Gomes e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc lançaram a Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18). O evento, que acontece em Fortaleza no mês de agoto de 2010 é uma contribuição para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que se realizará em 2012. “Essa é uma oportunidade para tratarmos de políticas públicas defensoras da fauna e da flora de nosso planeta. Nossa caatinga, bioma importante para a manutenção da vida na terra, tem de ser preservada”, defendeu Cid.

Para o governador é necessário compatibilizar desenvolvimento econômico - gerando emprego e renda para a população- com a questão do meio ambiente. Cid citou em seu discurso os investimentos do Governo do Estado em energias renováveis, que ainda este mês de junho atingirá a marca de 500 megawatts implantados em energia eólica, o que representa 40% da atual demanda cearense. “O Ceará tem um potencial de geração de 25 mil megawatts”, lembrou. Cid anunciou também que vai lançar um edital específico para incentivo a projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente do semiárido. O objetivo é aproximar academia da realidade das pessoas, trazendo projetos de pesquisa na área do meio ambiente para o uso prático no Ceará.

A ICID+18 é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e do Ministério do Meio Ambiente. O evento contará também com a participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Coordenação de Combate à Desertificação do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A conferência também contará com a colaboração do Banco do Nordeste, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Embrapa, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Rede Clima, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Illinois, além de outras Universidades e Centros de Pesquisa.
Segundo o ministro Carlos Minc, a ICID+18 reunirá cerca de dois mil participantes de mais de 50 países, além de universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. Minc comemorou também a criação de um departamento de desertificação atuante em todo País. “O Governo Federal não poupará recursos para a revitalização dos cinco biomas encontrados no Brasil. Se não nos preocuparmos com o meio ambiente o Nordeste será a região mais atingida com o aumento gradativo da temperatura do planeta terra”, disse

O ministro também destacou a implantação do Fundo Clima, um programa de Governo Federal com recursos oriundos da arrecadação de royalties do petróleo, totalizando R$ 900 milhões para defender os cinco biomas, sendo que 50% será destinado ao Nordeste.

De acordo com Antonio Rocha Magalhães, diretor da ICID+18, “antes do evento principal, serão realizados vários eventos preparatórios, ao longo de 2009 e primeiro semestre de 2010, com vistas a gerar trabalhos e informações de natureza científica e de políticas públicas sobre regiões semiáridas de todo o mundo”.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (mailto:comunicacao@casacivil.ce.gov.br

0 Comentários:

Postar um comentário