terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

BOIS E REISADOS- COM EMOÇAO


Boi Caiçara no Bairro Dom Expedito
Imagens
[Hudson Costa]
Brincantes do Boi Caiçara, no Bairro Dom Expedito

Índios do Boi Jacaré

Crianças brincando de Boi no bairro Dom expedito

Boi Lagartixa no Arco de Nossa Senhora

Sanfoneiro cego do Boi Lagarto do CE, no bairro COAHB II
[
Mestre Fernando, do Boi Jacaré

Dentro do calendário de eventos culturais da cidade de Sobral, o período que começa no dia 06 de janeiro, dia de Reis, e que vai até o final do mês, é, como chamam por aqui, a época dos bois.
Por toda a cidade, dezenas de grupos se organizam pra se apresentar, seja dentro da programação oficial, elaborada pela Secretaria da Cultura e Turismo, seja em apresentações particulares.
No ano de 2007, eu fui contratado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, para fazer a cobertura fotográfica das apresentações. Foi um trabalho que me fez ficar apaixonado por essa manifestação cultural.
Quase todas as noites, eu saía com uma equipe da Secretaria e iamos procurar os grupos de bois pela cidade. Sempre que víamos uma concentração popular, juntamente com um toque de sanfona, triângulo e zabumba, parávamos pra fazer as fotos.
Uma das coisas que acho mais bonitas nessa ápoca é que as comunidades ficam altamente empolgadas. É comum ver o boi de um determinado bairro passando pelas ruas e inúmeros moradores seguindo em uma espécie de cortejo. Há sempre muitas crianças! E sempre são elas que vão gritando: "Ooooh!! O boi!!!!" Imaginem, esse grito com um sotaque bem cearense, ou seja, bem cantado mesmo..
.
E quando o boi chega pra fazer sua apresentação, é formada uma roda e cada personagem assume a sua posição pra começar, o que posso seguramente chamar de um verdadeiro teatro popular.
Durante a brincadeira, a meninada fica o tempo todo "aperreando" a Donana. Imagino que esta seja umas das grandes lembranças que muitos deles irão levar por toda a vida quando crescerem e ficarem adultos. E nesse momento, percebo que apesar dos pesares, de toda essa violência solta nesse mundo, ainda existe espaço pra ser criança em toda a sua plenitude.
E por falar em crianças... Muitos grupos de bois são organizados por crianças. Um vez, conversando com Mestre Fernando, que é um dos mais antigos Mestres de bois da cidade, ele me disse que fica muito "feliz em ver a meninada fazendo o boi, porque assim, sabe que quando ele morrer, ainda vai ter gente pra fazer o boi...
".
Mestre Fernando é tão apaixonado pela brincadeira do boi, que chega a investir dinheiro próprio pra fazer o seu boi.
Havia outro Mestre em Sobral que tinha um dos mais tradicionais bois. Era Mestre Panteca. Mas Mestre Panteca foi chamado pra fazer seu boi em outra dimensão. Soube que no dia que Mestre Panteca se foi, Mestre Fernando quase que vai junto, pois ficou muito emocionado ao chegar no velório do amigo...
Bom... Mas a brincadeira do Boi é alegre, divertida, enfim, é uma verdadeira celebração. Só vindo mesmo a Sobral pra conhecer de perto tudo isso.


Hudson Costa
fotógrafo
www.hudsoncosta.com

0 Comentários:

Postar um comentário