sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O MELHOR E MAIOR HOSPITAL DO INTERIOR DO NORDESTE DO BRASIL

O maior hospital do Interior do Nordeste começa a se tornar realidade. A ordem para o início das obras de construção foi assinada na noite dessa quinta-feira (25), pelo governador Cid Gomes, juntamente com o prefeito Leônidas Cristino e o secretário da Saúde do Estado, João Ananias, em Sobral. De acordo com o governador, a unidade será um hospital de referência, evitando que os pacientes da região sejam transferidos para Fortaleza. “Esse hospital irá suprir uma lacuna da falta de complexidade no atendimento médico-hospitalar no Norte do Estado. Ele beneficiará 43 municípios”, assegura Cid ao reconhecer que são as pessoas mais mais carentes que precisam dos serviços públicos: “Nosso compromisso é com a população mais pobre, pois é ela que usufrui dos serviços públicos”. Para acelerar a construção, as obras acontecerão em dois turnos.

Ainda conforme Cid Gomes, o Hospital Regional Norte vai oferecer um Centro de Saúde da Mulher. Serão 12 leitos para parto normal, 10 leitos para partos cirúrgicos, nove mães-canguru e um leito de isolamento. Conforme a apresentação da maquete eletrônica, outro importante serviço que o HRN vai oferecer à população da região será a neurologia. São 29 leitos definidos exclusivamente para a neurologia, com a garantia de acesso acesso aos exames, como tomografia computadorizada, eletroencefalograma e ressonância magnética. Com o novo hospital, a região Norte passará a ter leitos de UTI neo-natal. No total, 10 leitos de UTI para recém-nascidos, assegurando assistência na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital, e assim reduzir a mortalidade infantil. A pediatria terá 10 leitos de UTI e ainda haverá 20 leitos de UTI para adultos e 30 unidades semi-intensivas
.
O investimento para a construção do HRN é de R$133.516.382,82. Desse total, 33% são recursos do Tesouro do Estado e 67% oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na Na aquisição de equipamentos, o Governo do Estado, com recursos próprios, investirá mais R$ 60 milhões.

Especialidades - Cirurgia geral; Cirurgia plástica; Cirurgia buco-maxilo-facial; - Clínica geral; Cirurgia torácica; Cardiologia; Ceurologia; Traumato; ortopedia;- Proctologia; Gastroenterologia; Urologia; Endoscopia; Angiologia e cirurgia vascular. Serviços de apoio: Enfermagem; Fisioterapia; Psicologia; Nutrição; Serviço social/ouvidoria; Farmácia. Apoio diagnóstico e terapêutico: Anatomopatologia e citopatologia; Eletrocardiograma; Litotripsia; Agência transfusional; Eletroencefalograma; Ecocardiografia; Laboratório de analise; clínicas/patologia clínica; Radiologia convencional; Endoscopia; Tomografia computadorizada; Ultra-sonografia com dopplermetria; Mamografia; Ressonância magnética. Centro de Saúde da Mulher: 12 leitos parto normal; 10 leitos de parto cirúrgico; 9 mães-canguru e 1isolamento.(bm)

0 Comentários:

Postar um comentário