Alguns desavisados podem crer que vinho tinto é para clima frio. Engana-se, pois existem tintos para o verão e perfeitos para o calor do Nordeste brasileiro. Alguns tintos são mais indicados para as altas temperaturas por apresentarem leveza e frescor. Eles são vinhos de corpo leve como o Bardolino, Montepulciano d’Abruzzo, Chianti, Anjou e os Beaujolais, ou os elaborados com uvas como a Pinot Noir, a Gamay e até mesmo a Dolcetto.
São os tintos vibrantes e frutados que acompanham muito bem carnes leves, saladas e churrasco. Estes vinhos ficam melhores quando servidos ligeiramente resfriados. Basta trinta minutos na geladeira, 10 minutos em água com gelo, ou ainda numa adega climatizada.
Manter os taninos sob controle é o segredo para criação de um tinto vibrante e frutado. Muitas das uvas, que elaboram este estilo de vinho, têm bagos grandes e cascas finas, o que proporciona o máximo de suco e o mínimo de tanino. Estes vinhos costumam ser produzidos em climas mais frios, onde o período de amadurecimento é relativamente lento, deixando desenvolver suas características distintas.
0 Comentários:
Postar um comentário