terça-feira, 28 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO SESC NA CASA DA CULTURA DE 23 DE ABRIL A 06 DE MAIO DE 2009 DAS 08H ÀS 20H.

EXPOSIÇÃO MARIA CÂNDIDO

A arte de modelar o barro, da Família Cândido, teve início nos 70, quando a matriarca Maria de Lurdes Cândido começou a fazer brinquedos para suas filhas brincarem. O encanto do barro tomou conta da família. Hoje as 6 mulheres se dedicam às figuras de barro, são conhecidas em todo o Brasil e constam do acervo de Museus e colecionadores.
"O artesanato de Maria Cândido, de origem indígena, espalhado por todo o território cearense, cujos agentes, as famosas louceiras de barro, trabalham a argila, moldando objetivos vários".
A história de Maria Cândido é bem conhecida e aclamada pelos pesquisadores. Em 1969, 30 anos depois de sua chegada a Juazeiro, revela-se uma das maiores artesãs do Brasil, desenevolvendo temas variados feitos em peças de barro que já percorreram o Brasil e países como França, alemanha, Holanda e Estados Unidos. O que encanta em seus trabalhos são os temas que vão desde cenas de família, namoro, bandas, trabalhadores e vida sertaneja e a apresentação, utilizando placas de barro com figuras em relevo formando quadros tridimensionais, medindo cerca de 30 por 25 cm e pintados sempre em cores fortes.


Toni Newman | Técnico de Cultura | Sesc
Unidade Sobral/CE
Sistema Fecomércio Ceará - Sesc . Senac . Ipdc
tnewman@sesc-ce.com.br (88) 3611 0954 | 3611 3132

0 Comentários:

Postar um comentário