sexta-feira, 17 de abril de 2009

Luis Jácome Filho


Professor e jornalista, nasceu no Ipu no dia 14 de fevereiro de 1897.

É filho de Luis Jácome de Melo e D. Umbelina de Souza Marinho Melo.

Iniciou o curso primário em sua terra natal terminando com o Prof. Luis ;Felipe em Sobral e o curso secundário no Seminário Arquiepiscopal de Fortaleza.

Saiu para incorporar-se ao 46 ;BC como cabo reservista.

Em 1920 iniciou sua vida profissional no magistério a convite do Dr. Francisco Menezes Pimentel para fazer parte do corpo docente do Externato São Luis de Fortaleza.

Em 1921 transferiu sua residência para Sobral e abriu o Externato São Luis passando em seguida a denominar-se Instituto São Luis o qual funcionou até 1936.

Em 1922 casou-se com Maria de Lourdes Veras ( Minosa para os íntimos ) filha do Dr, Álvaro Veras e D. Maria Idelzuite de Aguiar Veras.

Neste mesmo ano ocupou o cargo de chefe de gabinete do Distrito de Inspetoria de Obras Contra as Secas.

Em 1934 a convite de D. José Tupinambá da Frota assumiu a Direção do Correio da Semana, cargo que ocupou por 20 anos.

Em 1936 foi aprovado com distinção no concurso público para Inspetor Regional do Ensino da 9a Região com sede em Sobral , cargo que ocupou até aposentar-se em 1958.

Em 1940 a convite do Monsenhor Aloísio Pinto passou a lecionar Português , Latim e Frances no Ginásio Sobralense, fazendo parte do seu corpo docente por mais de 20 anos.

Durante sua vida dedicou-se exclusivamente ao magistério tendo lecionado as matérias do Curso de Humanidades , principalmente línguas : Português , Latim e Francês no Colégio Sobralense e Escola Profissional São José.

Era uma pessoa simples, comunicativa, social e sobralense de coração , recebendo o titulo honorifico de Cidadão de Sobral outorgado pela Câmara Municipal de Sobral em 5 de outubro de 1967.

Faleceu no dia 28 de março de 1987 na Santa Casa de Sobral por insuficiência cardíaca .


Enviando por sua filha; Socorro Junqueira – Fortaleza/CE.

0 Comentários:

Postar um comentário