terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FOCO AMBIENTAL

Os consumidores brasileiros preocupados com os impactos de seu consumo terão a oportunidade de obter mais informações sobre alguns produtos que consomem. O Walmart BrasilInstituto e um grupo de empresas fornecedoras lançaram o projeto “Sustentabilidade de ponta a ponta”, no qual dez produtos tiveram inovações ou alterações significativas em seu processo produtivo para reduzir os impactos ambientais. Essas mudanças serão informadas aos consumidores na hora da compra.

“O objetivo era desenvolver uma linha de produtos que reduzissem os impactos socioambientais em seus ciclos de vida, com resultados mensurados, transparentes e passíveis de verificação”, disse Marcelo Vienna, vice-presidente de Marketing do Walmart Brasil, no evento de apresentação do projeto. As mudanças vão desde o lançamento de produtos orgânicos até alterações nas embalagens e na logística de transporte, o que permite, por exemplo, economia de água, de energia e de combustível.

Daniela de Fiori, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Walmart Brasil, lembrou que uma das grandes dificuldades do programa de sustentabilidade da rede de varejo é incorporar produtos com características sustentáveis. “E o maior desafio é como comunicar essas características sustentáveis para o consumidor de maneira clara, precisa e consistente”, afirmou Daniela.

Uma iniciativa do Walmart em nível mundial foi a criação de um índice de sustentabilidade, que tem o objetivo de resumir em um número de fácil compreensão as informações complexas sobre os impactos do processo de fabricação e transporte dos produtos
Para Héctor Núñez, presidente e CEO do Walmart Brasil, esse tipo de informação se tornará cada vez mais fundamental: “À medida que o consumidor tiver acesso à informação sobre produtos mais sustentáveis, terá preferência por esses itens. A escolha do consumidor passará por impactos do produto no meio ambiente e pelo compromisso das empresas com a sustentabilidade do planeta”.

Veja abaixo a lista de produtos do projeto “Sustentabilidade de ponta a ponta”, com as respectivas inovações e ganhos ambientais. Com exceção do sabão TopMax, que é marca própria do Walmart, todos os outros produtos serão vendidos não só nas lojas da rede Walmart, mas em qualquer ponto de venda de varejo no Brasil.

Toddy Orgânico (Pepsico)

  • Utilização de 100% de cacau e açúcar orgânicos certificados
  • Uso de matéria-prima certificada pelo FSC - Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, para produção do rótulo do produto
  • Menor emissão de gases de efeito estufa
  • Eliminação do uso de queimadas para colheita da cana-de-açúcar utilizada para produção de Toddy Orgânico

    Matte Leão Orgânico (Coca-Cola)
  • uso de 100% de erva mate orgânica, atestando a não utilização de fertilizantes químicos ou pesticidas no seu cultivo
  • uso de material 100% reciclado na embalagem do produto, sendo 30% reciclado pós-consumo
  • redução da emissão de CO2 no transporte da erva mate pelo uso de 10% de biodiesel
  • redução de 90% na quantidade de tinta de impressão na embalagem do produto.

0 Comentários:

Postar um comentário