Perfil
- Gemma Galgani
- Pedagoga com pós-graduação em Relações Humanas - RH, Publicitária, jornalista com 10 anos de experiência no Jornal O Povo, desenvolveu um arduo trabalho no jornal Expresso do Norte, hoje colunista do Jornal A Folha e sobralense da Gemma.
Melhor Visualização
Para visualização correta do Blog utilize Internet Explorer 7 ou superior, ou Mozilla FireFox 2 ou superior. Para baixar um desses navegadores escolha seu preferido:
Siga no Twitter
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
SENADORA PATRICIA SABOIA
Após dois meses de luta contra um câncer, faleceu nesta terça-feira, dia 26, aos 55 anos, a mineira Neide Castanha, referência no Brasil e no exterior na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Assistente social formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente, Neide estava, desde 2004, à frente do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Seu primeiro trabalho na área foi realizado durante a faculdade de Serviço Social, com meninas de rua da Praça da Sé, no centro de São Paulo. Entre muitas ações, destacou-se na mobilização nacional para aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência e as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes em 2003 e 2004, presidida pela Senadora Patrícia Saboya (PDT-CE).
Neide venceu o Prêmio Cláudia 2009 na categoria Trabalho Social, da Editora Abril, e em 2008, recebeu do Congresso Nacional o Prêmio Bertha Lutz, destinado a mulheres de destaque na garantia dos direitos femininos e questões de gênero. Ela recebeu as duas premiações das mãos da senadora Patrícia, amiga e parceira de Neide na defesa dos direitos da infância e adolescência.
Confira abaixo declaração da Senadora Patrícia sobre Neide Castanha:
"As crianças brasileiras perderam uma de suas mais aguerridas e apaixonadas defensoras. Neide Castanha era um exemplo de mulher, mãe, especialista e militante para todos nós. Teve uma vida plena de significado e conquistas. Na luta por melhores condições de vida para nossas crianças e adolescentes, Neide conseguia aliar a diplomacia e o jogo de cintura com a assertividade. Era doce e forte. Sonhadora e realizadora. Suas palavras encantavam, emocionavam e tinham o poder de operar as mudanças necessárias no cenário social brasileiro. Com determinação, firmeza e coragem, Neide ajudou a fortalecer as causas da infância e da adolescência. E foi além. Não há dúvidas de que deu também uma importante contribuição à batalha pela construção de um Brasil melhor, mais justo, mais humano e mais solidário. Estamos profundamente tristes e emocionados. Mas precisamos seguir em frente. Precisamos dar continuidade ao legado deixado por Neide, lembrando sempre da força, da doçura, da alegria de viver e do otimismo dela, mesmo diante dos grandes desafios. Que Deus proteja seus familiares, amigos e companheiros de trabalho neste momento tão doloroso e difícil".
Veja a íntegra da nota divulgada pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente:
"É com profunda tristeza que o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) informa o falecimento de nossa histórica militante Neide Castanha, que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos. O sepultamento do corpo de nossa brava companheira aconteceu nesta quarta-feira (27), às 17h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF). A combatividade e a garra de Neide Castanha contagiavam e mobilizavam a militância dos direitos da criança e do adolescente em todo o País. Quando se pensa especialmente no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de meninos e meninas a associação ao seu nome é imediata. A perda desta importante amiga e companheira deixa uma lacuna profunda e um sentimento de saudade imenso. Mas para o FNDCA, Neide também deixa um grande legado e a certeza de que ela combateu o "bom combate", com força, dedicação, inteligência e, sobretudo, amor à causa. Que Deus dê força aos seus familiares, colegas, amigos e companheiros de trabalho e de luta neste momento de dor".
Marcadores:
Sobralidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Colunas por Nome
Arquivo
-
▼
2010
(508)
-
▼
janeiro
(99)
- DAS ANTIGAS
- HOJE E DIA DE LER JORNAL AQUI-
- CARNAVAL- ED CAMALEÃO E SOLTEIROES DO FORRÓ
- SENADORA PATRICIA SABOIA
- PRE CARNAVAL
- SECRETARIA DA CULTURA
- CARNAVAL NA MERUOCA
- ANIVERSÁRIOS
- BODAS DE RUBI
- LUSTOSA DA COSTA
- TURISMO
- CURTAS
- MUSEU DO ECLIPSE
- DICAS DE BOM GOSTO
- NOTAS
- INAUGURAÇÃO
- SINCOPEÇAS
- BOM SABER
- FOCO AMBIENTAL
- LEIA NO JORNAL A FOLHA.......
- MUSEU DOM JOSÉ
- CHUVAS
- DAS ANTIGAS
- BOM DE LER
- PROGRAMAÇÃO
- É LEI
- E HOJE
- Skank em sobral
- BLOCO DOS SUJOS JOÃO BARBOSA
- ANIVERSÁRIOS
- ANIVERSÁRIO II
- LISTA TRÍPLICE
- POLÍTICA
- NOVO PREFEITO
- SOBRAL
- LUNA
- PRÉ-CARNAVAL
- FALECIMENTO
- EUROPA
- ZILDA ARNS
- VISITA A SOBRAL
- HERMANOS
- A NOVA
- NOTAS
- PREFEITURAS ATENÇÃO
- cARNAVAL PROGRAMAÇÃO
- Sem título
- PROCURAR ELEIDE NO SEBRAE
- EMPREGO- CORA
- LISTA TRÍPLICE
- CULTURA
- SUPERCROSS
- FROTA.......
- ASSOPEÇAS
- CARNAVAL 2010
- BOM SABER
- BOM SABER
- Municípios receberão reposição do FPM na próxima q...
- MUSEU DOM JOSE
- JORNAIS DE SOBRAL
- ANIVÉRSÁRIO DE VERA........
- FÉRIAS NO CEARÁ
- BOM SABER
- PARQUE DE EXPOSIÇÃO DE SOBRAL
- CARNAVAL
- GANHOU PRÊMIO
- SECRETARIA DA CULTURA APRESENTA
- RETORNO
- CURTAS
- BATIZADO
- ATENÇAO MULHERADA
- RADICAL
- QUEM GANHOU.....
- Agenda
- PARTICIPE
- MUSEU DOM JOSÉ
- NOTAS
- CORREIO DA SEMANA- JORNAL
- DAS ANTIGAS
- DAS ANTIGAS
- MÚSICA EM PAUTA
- ATENÇÃO PREFEITOS
- MALAS PRONTAS
- CORRA CORRA
- PRESENTE DO MÁCARIO BATISTA
- BOM SABER
- CURSOS
- DILEMA
- POLITICAMENTE CORRETO
- AS NOVAS
- Desintoxicantes para o organismo
- BOM SABER
- RECOMENDO
- Divulgadas datas e locais das assembléias Estaduai...
- COM A PALAVRA HERBERT LOBO
- ABALO.....
- FÉRIAS NO CEARÁ
- BOM SABER-
- MUSEU DOM JOSÉ
-
▼
janeiro
(99)
1 Comentários:
Gostaria de saber na realidade se foi aprovado o piso salarial dos ACS para c$ 930,00,pois pelo que li cada prefeitura paga o que quer, o que o governo federal repassa???? seria para pag desses trabalhadores e porque nao repassam corretamente? preciso de respostas
Postar um comentário