quinta-feira, 22 de abril de 2010

COM A PALAVRA INÁCIO CARVALHO

Há mais de 30 anos, quando eu escrevia minhas primeiras redações no Colégio Sobralense, a professora pediu para escrevermos sobre Tiradentes. Talvez tomando por um excesso de rebeldia lembro de ter criticado o Herói da Inconfidência. Naqueles tempos, herói pra mim era o Seu Simão, vaqueiro do meu finado Vovô Clodoveu, que metido num gibão de couro e montado no Lazão, corria solto pelo juremal e num perdia uma rês na solta. Esse ainda é o herói que me emociona só de lembrar e por isso num tem uma vez que eu não lembre dele quando vou ao Museu do Vaqueiro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Mas a vida nos ensina a perceber algo mais além do que os olhos enxergam e aí eu descobri que existe também um outro tipo de herói, que não está na Liga da Justiça, ou nos quadrinhos da Disney. Ele é de verdade, nunca deixa de existir e inspira a nação inteira. Ele também pode não ser sempre perfeito, cumpre um papel em determinado momento da história que não cumpriria noutro, mas nem por isso deve ser rejeitado ou mesmo ignorado. Tiradentes é um dos que marcaram a nossa curta trajetória como nação soberana, que ele vislumbrou antes de muitos outros brasileiros. Eu assim o acolhi como herói, não ao lado do Seu Simão, mas junto com tantos outros construtores do Brasil. Desse modo trago mais uma vez a contribuição do Aldo Rebelo, para ajudar a entender mais sobre Tiradentes e a atualidade de suas ideias.

2 Comentários:

Costa disse...

Corroborando com nosso politizado conterrâneo Inácio, quem passou pela desdita de estudar pelos livros de História e OSPB daquela época, vivia no reino da fantasia. Nesse capítulo de Tiradentes, incluíram o episódio de Joaquim Silvério, um traidor (hoje de existência contestada) que, tal e qual Judas Iscariotes, também se enforca no final.
Há vários outros exemplos: a casualidade do Descobrimento do Brasil, o heroísmo dos brasileiros na Guerra do Paraguai, o endeusamento dos Marechais que se tornaram os primeiros presidentes da República, a participação decisiva e vitoriosa da FEB para a derrota da Itália e da Alemanha na 2ª Guerra, ...

Unknown disse...

Bonito trabalho de divulgação da sociedade e atividades locais, eventos sociais e outros. Parabéns

Postar um comentário