Ferreira Aragão sugeriu que Carlomano voltasse à tribuna para desculpar-se com os parlamentares que trabalham em programas policiais. Na avaliação do pedetista, o comentário sobre o terror pregado por determinadas emissoras foi infeliz. “Vossa Excelência tem que se redimir do seu comentário deselegante. Em nenhum momento, queremos trazer o secretário à execração pública. A crítica que a gente faz é construtiva”, pontuou.
O deputado Ferreira Aragão (PDT), em pronunciamento na sessão desta terça-feira (06/04) na Assembleia Legislativa, cobrou a adoção de medidas urgentes para melhorar o trânsito de Fortaleza. Segundo ele, circulam hoje pela capital cearense cerca de 600 mil veículos causando engarrafamento nas vias da cidade a qualquer hora do dia e da noite.
O tráfego fica mais complicado, disse Aragão, porque não há um planejamento urbano para Fortaleza. “A engenharia de trânsito da Prefeitura precisa começar a trabalhar ontem para resolver isso urgentemente, porque a Fifa (Federação Internacional de Futebol) vai exigir das cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014 melhorias nas questões de segurança, mobilidade, rede hoteleira e de comunicação. A Fifa pode inclusive transferir a Copa se o Brasil fracassar”, disse.
Para o deputado, o problema de trânsito em Fortaleza está intrinsecamente ligado ao aumento da violência. Ele cita casos em que os congestionamentos são formados perto de favelas onde há muitos “desocupados” que aproveitam o engarrafamento para praticar crimes. “As modificações feitas pela AMC (Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza) no Papicu, por exemplo, pioraram a situação e são um prato cheio para a bandidagem”, afirmou.
Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSDB) ressaltou que além do engarrafamento existe a falta de iluminação e de policiais nas ruas. Ele disse ainda que mais importante do que a preocupação com a Copa do Mundo deve ser a atenção das autoridades para garantir a segurança do cearense.
Ferreira Aragão reafirmou que a realização da Copa é importante porque sua perspectiva cria responsabilidades para com a Fifa. “Com a Copa não será apenas a cobrança do cidadão e da imprensa por segurança e melhorias. Será uma exigência da própria Fifa. Se tivéssemos uma Copa todo ano, vários problemas seriam resolvidos. Para além do sentido esportivo, a importância da Copa é exigir das cidades correções no trânsito e na segurança”, avalia.
Aragão defendeu o desarmamento; a ocupação de bairros violentos pela Polícia Militar; o fortalecimento do Ronda do Quarteirão; o funcionamento de delegacias, inclusive metropolitanas, em horário ampliado, e o investimento em uma polícia técnica-científica bem equipada para investigar os crimes. O deputado cobrou ainda o chamamento dos aprovados no concurso de agentes penitenciários dizendo que eles são peças importantes na política de segurança do Estado.
Seis mensagens do Poder Executivo começaram a tramitar na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (06/04).
tramitou tambem um projeto de lei de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT), que institui o Dia do Agente Penitenciário, a ser celebrado no dia 15 de fevereiro.
0 Comentários:
Postar um comentário