segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

COM A PALAVRA HERBERT LOBO

Enganam-se os que pensam que o PT sobralense está inerte, sonolento. Pelo menos é o que afirma o Movimento PT. A corrente interna (Movimento PT) é a segunda maior tendência do PT no Brasil. Estadualmente é liderada pelo deputado federal José Airton Cirilo e, em Sobral tem como principais expoentes os vermelhos Jacinto Pereira, Mendes Júnior e Assis Carlos. O trio puro sangue do pestismo sobralense trabalha a pré-candidatura a deputado estadual do jovem e competente advogado, Thiago Donato.

Donato está animadíssimo com a sua (por hora) pré-candidatura. Diz que o PT sobralense não tem porque não ter candidato a deputado estadual, haja visto que todo partido deve atuar política e eleitoralmente. “O PT – em Sobral – vem eleição após eleição perdendo densidade eleitoral. Acredito que não ter um candidato identificado com as lutas históricas e a militância do partido, que não participar do embate eleitoral, enfraquece ainda mais o PT sobralense. Hoje, somos um partido distante de nós mesmos” afirma Thiago Donato.

Segundo Thiago, o PT sobralense tem grandes nomes, a exemplo de Veveu, Edilson Aragão e Luiz Fernando. E, que poderia abrir mão da sua pré-candidatura em nome da unidade partidária, se um dos nomes citados assumisse uma candidatura de verdade. Ainda segundo Thiago, o mais importante, independente de nomes, é que o PT sobralense vá à luta e volte a ser um partido efetivo. “Ainda em janeiro marcaremos uma reunião com Cristiane (presidente do PT sobralense) para tratar da questão da candidatura própria a deputado. Temos convicção que (ela) nos apoiará”, conclui Thiago Donato.

Vamos nós

O Movimento PT de sobral propõe o óbvio – que o partido tenha candidato próprio na cidade que é maior da Zona Norte e que está entre as maiores do Estado – contudo acredito que enfrentará fortes resistências internas e nem de longe receberá apoiado das forças que tem a hegemonia interna no partido.

Segundo observadores, o PT da Princesa do Norte lamentavelmente – para o próprio PT – deverá, à surdina, apoiar um candidato a deputado estadual sim, só que de outro partido. Não sei. O tempo dirá.

E você leitor. Achas que o PT sobralense terá ou não candidato a deputado estadual (do PT é claro)?

2 Comentários:

Anônimo disse...

Sobre o PT "encantado" de Sobral, reproduzo dois comentários, selecionados em Blogs d'OPOVO:
- Flávio :
O PT de Sobral "se acabou-se" (indo e voltando) no dia em que venderam a eleição do Zéairton para o grupo do Tasso. Zéairton perdeu por 3.000 votos; só Sobral deu 30.000 de maioria a Lúcio. Chamar essa rapaziada (edilson, veveu e etc) ai de 'PT de luta' é ufanismo do colega Thiago. O pt de sobral, (pt assim com letra minúscula mesmo), é igual a alma - todo mundo acha que existe mais ninguém nunca vê ou viu.
- Luiz Carlos :
A derrota de Zé Airton que, entre outras mazelas, desencadeou a privatização do BEC e o desemprego forçado de muitos funcionários concursados espalhados pela Zona Norte, será uma página jamais esquecida na história do PT de Sobral e de suas lideranças da época (até hoje, regiamente recompensadas com altos cargos e outras benesses).
Qualquer mudança é salutar, mas a militância, desde aquele fatídico episódio, eu como exemplo vivo, perdemos a força e o entusiasmo.

Anônimo disse...

Amiga Gema, agradeço por republicar nossa matéria.
Sinceramente grato!
Mande notícias para o Zona Norte.
Fraternalmente!
Herbert Lobo

Postar um comentário