segunda-feira, 16 de março de 2009

Administração de Pessoal

Administração de Pessoal é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
O termo Administração de Pessoal visa substituir Administração de Recursos Humanos, pois esse é muito restritivo, pois implica a percepção de pessoas que trabalham em uma organizarão apenas como recursos, ao lado dos recursos materiais e financeiros. Verifica-se em algumas organizações, a tendência para reconhecer o empregado como parceiro, já que todo processo produtivo realiza-se com a participação conjunta de diversos parceiros, como fornecedores, acionistas e clientes. Como cada parceiro dispõe-se a investir seus recursos numa organização, à medida que obtém retorno satisfatório, torna-se necessário valorizar o empregado, já que ele é parceiro mais íntimo da organização.
A Administração de Pessoal tem origem com as experiências de Frederick Taylor (1856-1915), nos Estados Unidos, e Henri Fayol (1841-1925), na França. O objetivo principal desse movimento era proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo.
Taylor, com base em observações diretas, feitas em oficinas, concluiu que, de modo geral, os operários produziam menos do que poderiam produzir. A partir daí, desenvolveu seu sistema de Administração Científica. Do ponto de vista técnico, esse sistema fundamentava-se na racionalização do trabalho, mais especificamente na simplificação dos movimentos requeridos para a execução de uma tarefa, objetivando a redução do tempo consumido, com remuneração e jornadas de trabalho específicas.
Fayol, que foi durante boa parte de sua vida diretor de grandes minas usinas siderúrgicas, também contribuiu para o movimento da Administração Científica, formulando a doutrina administrativa que passou a ser conhecida como Fayolismo. Essa doutrina atribui aos subordinados uma capacidade técnica que se exprime nos princípios: conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Também contribuiu para fundamentar a Administração Científica Henry Ford (1863-1947), o pioneiro da indústria automobilística americana. Ford afirmava que, para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários. Afirmava também que o trabalho deveria ser altamente especializado, realizando cada operário uma única tarefa.
O movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. As bases desses movimentos foram dadas pelos estudos desenvolvidos pelo psicólogo americano Elton Mayo(1890-1949).
Mayo desenvolveu uma experiência pioneira no campo do comportamento humano no trabalho. Essa experiência, iniciada em 1927, teve como objetivo inicial o estudo das influenciais da iluminação na produtividade, índice de acidentes e fadiga. Seu desenvolvimento, entretanto, veio demonstrar a influência de fatores psicológicos e sociais no produto final do trabalho.
Essa experiência e outras que se seguiram vieram ressaltar a importância de fatores psicológicos e sociais na produção, valorizando a relações humanas no trabalho.
A importância das relações humanas passou a ser mais reconhecida no âmbito das organizações de maior porte e complexidade. Nelas, as relações tendiam a ser cada vez mais impessoais e ficava claro que essa situação conduzia a conseqüências bastante desfavoráveis no campo da administração de pessoal.
A descoberta da relevância do fator humano na empresa veio proporcionar o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho definida pelos teóricos da Administração científica. Com efeito, pode-se dizer que as Relações Humanas constituem um processo de integração de indivíduos numa situação de trabalho, de modo a fazer com que os trabalhadores colaborem com a empresa e até encontrem satisfação de suas necessidades sociais e psicológicas.
Assim, temas como seleção, treinamento, comunicação, analise de cargos e salários, avaliação de desempenho, motivação, liderança e tipos de supervisão passaram a ter grande relevância na Administração de Pessoal.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Como se percebe, os dizers não são de sua lavra !!!! Não soubestes copiar ...... !!!!!!

Postar um comentário