terça-feira, 3 de novembro de 2009

INÉDITO EM SOBRAL

DIA 07 E O8 THEATRO SÃO JOÃO
Peça portuguesa que retrata Einstein chega a palcos do Ceará

Fortaleza, 28 out (Lusa) - O físico alemão Albert Einstein chega ao Ceará em 7 de novembro pela mão do diretor português Hélder Costa, para encontrar amigos e relembrar os últimos 100 anos da humanidade, as suas descobertas, políticas e guerras.

"As Peúgas de Einstein", peça escrita para o público do Brasil, no Ano Internacional da Astronomia, percorre um cenário permeado "de humor e de informação".

Dia o7 e 08 no Theatro são João
O espetáculo faz um retrato de Einstein como homem, físico e cidadão e tem seu nome inspirado no fato "de o cientista não usar peúgas", explicou o autor.

"É uma peça para que se compreenda a época com os seus momentos e movimentos e o Einstein no meio disso tudo", assinalou Hélder Costa, ao pontuar que o teatro tem que ser leve e comunicativo. "Depois é o humor e depois é para pensar".

No palco, a vida e os amores do cientista e a perseguição dos nazis na Alemanha, "que o levaram a exilar-se, como tantos outros, nos Estados Unidos".

As apresentações ocorrerão nos dias 7 e 8 de novembro no Theatro São João em Sobral, a 230 quilômetros de Fortaleza.

Nos dias 10 e 11, o espetáculo encenado pelo grupo brasileiro Bagaceira de Teatro, dirigido por Yuri Yamamoto, estará no Teatro Dragão do Mar, na capital.

O espetáculo começa com a chegada do cientista a Sobral para as comemorações dos 90 anos do Eclipse e avança para o encontro com amigos, "em particular Charlie Chaplin, também ativista contra Hitler, e a perseguição do MacCarthysmo".

A escolha de Sobral para a estreia da peça tem razões históricas. Em simultâneo com a Ilha do Príncipe, na África, a cidade acolheu em maio de 1919 físicos estrangeiros e brasileiros para a experiência que provou a validade da teoria da relatividade de Einstein.

Relatos indicam que as equipes conduzidas pelo chefe do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, Henrique Morise, constatou, por meio de registro fotográfico durante o eclipse, "que a luz das estrelas chegaria a terra através de uma linha curva quando passasse perto do Sol".

"As Peúgas de Einstein", iniciativa do governo do Ceará, faz parte do projeto 90 anos do Eclipse

0 Comentários:

Postar um comentário