sábado, 26 de setembro de 2009

26 de setembro - (1880) – Inauguração do Teatro São José.


Construir um grande teatro em Sobral foi uma determinação da Sociedade Cultural União Sobralense, criada em 1875, com a finalidade de promover o desenvolvimento cultural da Cidade. Era assim constituída: Domingos Olímpio, Antonio Joaquim Rodrigues Júnior, José Júlio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral) e João Adolfo Ribeiro da Silva.
Em maio de 1875, a União Sobralense solicitou à Câmara Municipal de Sobral licença para a construção do Teatro São João, com planta de João José da Veiga Braga, seguindo o estilo do teatro tradicional, com dois níveis superiores de camarotes, piso em madeira e cadeiras revestidas em couro, matéria-prima característica da região.
A construção iria trazer benefícios culturais à sociedade e promover meios de trabalho aos flagelados da seca, que chegavam a Sobral em busca de apoio.
O Teatro São João, de inspiração italiana, em estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período que apresentam na fachada um frontão em arco, o que não ocorre com o Teatro Santa Isabel, do Recife, considerado por muitos como o modelo inspirador do projeto do teatro de Sobral. Outros pontos diferenciam o teatro sobralense do pernambucano: o primeiro possui um pavimento a menos, e nele não constam as "torrinhas" ou gerais, apresentadas pelo segundo.
Juntamente com o Teatro José de Alencar, em Fortaleza, e com o Teatro da Ribeira dos Icós, o Teatro São João forma a tríade dos teatros monumentais existentes no Ceará.
No dia 03 de novembro de 1875, foi lançada a pedra fundamental do Teatro São João, antecipando-se em 25 anos à fundação do Teatro José de Alencar, em Fortaleza.
Em razão das dificuldades decorrentes da seca de 1877-1879, as obras prosseguiram lentamente, tendo sido o Teatro São João inaugurado a 26 de setembro de 1880, com a comédia-drama A Honra de um taverneiro, de Correia Vasquez em três atos, seguida da comédia Meia hora de cinismo de José Joaquim da França Júnior, ambas apresentadas por artistas amadores sobralense.
No final da década de 1920, quando a apresentação de peças teatrais em Sobral estava em declínio, o Teatro São João passou a exibir sessões de cinemas - como o Cine Teatro São João, que ficou em atividade até a década de 60.
Depois de vários períodos em atividades descontínuas, o Teatro São João foi recuperado por ocasião das comemorações do bicentenário da Cidade, em 1973, e depois em 1989, períodos em que Sobral fora administrado por José Parente Prado.
Não há registros históricos sobre a escolha da denominação Teatro São João. Podem ser levantadas duas hipósteses:
1 - homenagem ao seu projetista, João José da Veiga Braga, primo de Domingos Olímpio, ilustre membro da União Sobralense a quem desejariam agradar;
2 - o projeto arquitetônico do Teatro foi inspirado no Teatro Santa Isabel, do Recife. O nome São João poderia ser uma analogia aos nomes bíblicos, João filho de Santa Isabel.
Localizado na Praça São João, hoje Dr. Antônio Ibiapina, o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, através do Decreto nº 16237, de 30/11/1983.
Em sua segunda gestão (2001-2004), o prefeito Cid Gomes empreendeu o resgate e a revitalização do teatro, que voltou à sua forma original, transformando-se também num dos mais modernos e completos teatro do País em estrutura e equipamentos cênicos.

0 Comentários:

Postar um comentário