quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FALECIMENTOS

Faleceu na última segunda-feira, o comerciante Patrício Pontes Filho, que foi o primeiro comerciante de pneus de nossa cidade. Patrício nasceu em Frexeirinha, foi prefeito municipal daquela cidade, transferindo-se para Sobral e aqui se tornou em um grande comerciante. Pêsames à família enlutada.

***************************

Ontem, precisamente às 13:15h, faleceu num dos leitos da Santa Casa de Sobral o grande sobralense José Wilson Brasil, aos 92 anos de idade. Sobral perdeu um dos líderes da cultura, um patrimônio de nossa cidade. Homem culto, querido por todos, com trânsito livre em qualquer reunião social, simples e um dos homens de confiança de Dom José. Maestro e um dos fundadores da Banda de Música de Sobral e regente, por muitos anos, da Catedral. José Wilson emprestou seu nome à Escola de Música que a Prefeitura mantém na Av. Dom José e que atende a 800 alunos das escolas municipais. Seu corpo foi velado na Funerária São Francisco, depois trasladado pelo carro do Corpo de Bombeiros até a Casa da Cultura, onde houve uma bela homenagem póstuma e levado para a Igreja da Sé, onde aconteceu uma missa de corpo presente, com a Igreja lotada de amigos, familiares e admiradores. Após a encomendação do corpo, o caixão foi colocado no carro do Corpo de Bombeiros, ao som da banda de música e levado ao cemitério, depois de dar uma volta no centro da cidade.

Nasceu em Sobral em 21 de abril de 1917, na praça da Constituição, hoje Deputado Francisco Monte, no prédio onde é a Telemar. Filho de Maria do Carmo Jenuvina. Casou-se a 04 de outubro de 1938, com Francisca Olímpia Freire, de cujo consórcio nascera quatro filhos, a saber, Antônia Olímpia Brasil de Paula, Margarida Maria Brasil, Maria do Carmo Torres e Antônio Alberto Brasil. Estudou nas escolas públicas na Praça Duque de Caxias, professora Leonor Machado e Maroca de Castro, e no grupo escolar. Ingressou na banda de música municipal da qual é fundador a 26 de junho de 1936. Regente do coral da catedral por três anos. Funcionário público dos correios e telégrafos, hoje aposentado. Membro fundador do Centro Cultural Dom José de Sobral. Sócio honorário e benemérito da Câmara Júnior de Sobral. Estudou música com o Monsenhor Joviniano Loiola Sampaio no seminário São José de Sobral. Admirador da história de Sobral. Tem dez netos e onze bisnetos. Substituiu o maestro José Pedro na regência e nos cantos sacros na diocese em 1937. José Wilson faz parte da história de Sobral, como historiador, maestro, carteiro, pintor e outras virtudes. Figura carismática. Foi sempre contemplado por sua simplicidade, em ser um cidadão digno e respeitoso a toda prova. Verdadeiro imortal. Recentemente José Wilson Brasil foi homenageado pela Escola de Samba Unidos das Pedrinhas, na Avenida do Samba Marinho Pereira, tendo comparecido e participado ativamente do desfile no carnaval de 2003. Foi aclamado na passarela como cidadão que fez a história de nossa música, através da regência da banda por muitos anos. Ser humilde, lúcido e amigo de Sobral. Falar de José Wilson é lembrar de Dom José, com quem conviveu em palácio por muitos anos, ajudando a fazer a nossa história. No dia 26 de abril, do ano de 2003, foi homenageado pelo Centro Cultural Dom José.

.

0 Comentários:

Postar um comentário