quarta-feira, 14 de outubro de 2009

COM A PALAVRA

Real Sobral do Brasil e do Mundo !!!!!!!!

Sobral é a cidade mais importante política, cultural tecnológica e comercial do noroeste do Estado do Ceará.

É uma cidade satélite, que atrai 50 cidades em seu entorno, na zona norte. Conta com 05 museus (entre eles museu D. José, o 4º do Brasil em arte Sacra), é uma Cidade universitária com 05 universidades (02 públicas Estadual e Federal,03 privadas, formando cidadãos para esse país. Na rede fundamental tem projetos que serviram de base a muitas iniciativas do governo federal atualmente., é sede de duas das maiores Empresas do Brasil(Fábrica de Cimento votorantin e Grendene-Calçados).

Sobral é conhecida no mundo pela comprovação da teoria da relatividade pela eclipse total do sol em 1919(Einstein) e pela descoberta do calazar pelo médico sobralense Dr. Tomaz Aragão.

Um dos maiores livros médicos sobre parto já escrito no mundo foi de um sobralense. O livro foi escrito em francês e publicado em Paris com o nome de Traité d'accouchement (Tratado do parto) em 1874 e foi adotado pelas escolas de Medicina deMontpellier , na França, Liège, naBélgica. O autor dessa obra foi o médico formado em Londres (Inglaterra), Vicente Cândido Figueiredo, barão e visconde de Sabóia, que devido sua contribuição para o ensino médico no mundo e no Brasil foi nomeado catedrático de Clínica cirúrgica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1871.

Na literatura a nível nacional temos o escritor Domingos Olímpio

Na cultura temos o teatro São João fundado em 1880 exemplar neoclássico nacional

Na Pintura temos Raimundo Cela

Na Música temos Antonio Carlos Belchior

No humor Nacional temos Renato Aragão

Na Beleza Nacional temos Emília Barreto Correia Lima Miss Brasil 1955 semifinalista Miss Universo

No cinema temos Luiz Carlos Barreto – um dos maiores produtores nacionais

Na Arquitetura Sobral Patrimônio Histórico Nacional

Na política tivemos um senador do Império, um senador da República, na redemocratização do Brasil já tivemos 02 senadores, diversos deputados federais e Estaduais e atualmente um Candidato a Presidência do Brasil.

Não conheço nenhuma cidade (Polis), desde as cidades da Grécia antiga com 180.000hab,com uma Urbes tombada nacional e uma Civita tão orgulhosa de sua terra.

A importância de uma Cidade não é medida pela geografia(terra) e nem pela demografia(povo) e sim pelos talentos que dela brotam para contribuir com a evolução e a história da umanidade.

Sobral é de todos os Sobralense, esse povo é seu maior patrimonio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Josimar Rodrigues de Sousa Lima

Arquiteto e Urbanista

Crea-Ce 10.791-D

ID 772 185-84

1 Comentários:

Anônimo disse...

Ufanismos como esse do colega Josimar são de grande valia para a manutenção dos valores históricos e culturais de uma urbe.
Um pequeno reparo: Ao se referir à cidade SATÉLITE, deveria alterar a magnitude do astro para cidade pólo ou - por que não? - cidade SOL.

Postar um comentário