quinta-feira, 22 de outubro de 2009

COMENDA CHAGAS BARRETO


Os agraciados da Comenda Empresarial Chagas Barreto de 2009 serão os empresários José Humberto Frota (Dissobel), Adauto Custódio (Dimapol), Agostinho L. Rocha (Açúcar Rey), Raimundo Deocleciano da Frota (Eletrojóias), Edward Paulino Dias (Dias Filho), Raimundo Afonso Ribeiro (Timbal Moda/Timbal Calçados), Odésio Cunha (Loja Odésio Cunha), José Olivar L. Ribeiro (Loja R. Lopes), Antônio Félix Ibiapina Filho (Loja Cartaz), Aurélio Ponte (Gomes da Ponte/Casa Samuel).ata: 05 de novembro de 2009

data: 05 de novembro de 2009

Local: Buffet Dona Flor

Horário: 20h

QUEM FOI CHAGAS BARRETO

Fazendo parte da história de Sobral

A história do Centro Comercial Chagas Barreto é um importante marco para a cidade. Desde a sua construção diversos prefeitos deram suas contribuições para que o prédio viesse a funcionar de forma segura e organizada.
As primeiras referências para a construção do mercado público em Sobral datam de 1938, na administração do então prefeito Antenor Ferreira Gomes. Antes desta data o mercado funcionava na praça Barão do Rio Branco, atual praça Dr. José Sabóia.
Sobral sempre foi um dos municípios que se destacam como referência do Ceará. E o mercado público sempre foi considerado um dos pontos da cidade que viria a acentuar o seu desenvolvimento econômico. Sabendo disso, o prefeito Cesário Barreto Lima construiu, em 1964, o “Mercado da Carne”. Sua segunda reforma aconteceu na administração do prefeito José Euclides Ferreira Gomes, onde foi retirado o galpão do prédio.
Já em 1984, Joaquim Barreto volta a investir no mercado e constrói o piso superior. Apesar da boa vontade deste prefeito, a obra não apresentou uma segurança necessária para sustentar a carga de mercadorias existente no local. Preocupado com as condições em que se encontrava o mercado da cidade, o prefeito Cid Ferreira Gomes, logo na sua primeira administração, em 1999, realizou uma obra que refez todo trabalho da antiga administração.
Toda a estrutura do mercado foi reforçada. Na parte superior do prédio novos pilares de sustentação foram levantados, dando uma nova área de referência comercial e possibilitando aos feirantes uma melhor identificação em espaços apropriados e com infraestrutura.
Mais recentemente, em 2001, a Prefeitura Municipal iniciou mais uma obra de ampliação, cujo objetivo foi o remanejamento, para um novo espaço, das verdureiras, cafezeiras e demais comerciantes que se encontravam instalados nos galpões da Rua Coronel José Silvestre. Com essa obra o Centro Comercial Chagas Barreto ganhou telha metálica com revestimento térmico. Este tipo de revestimento ameniza o calor, tornando o ambiente mais agradável para os clientes e frequentadores. Também foi refeito o concreto do prédio, inclusive a parte de alvenaria das lojas. Novas instalações elétrica, hidráulica e de gás, além da construção de uma rampa interna também melhoram a infraestrutura do mercado.
O prefeito Leônidas Cristino entregou à população sobralense, no dia 1º de junho, a obra do “novo mercado público”, considerado um dos mais modernos do Ceará. O equipamento conta com 280 boxes para feirantes, 60 boxes para cafezeiros(as) e 32 pontos comerciais externos com elevado padrão sanitário, boa administração e serviços em geral. A área reformada e construída totaliza 5.918,06m² e vem atender uma antiga reivindicação dos comerciantes que trabalham no mercado.

AINDA SOBREO MERCADO CHAGAS BARRETO.

SPLAM desafoga estacionamento
no Mercado Central.

A prefeitura de Sobral, através da secretaria do Planejamento Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, está ampliando a oferta de vagas para estacionamento de motos no entorno do Centro Comercial Chagas Barreto (mercado público).
A intervenção prevê a redução de parte da calçada de um dos lados da Rua Domingos Olimpio, entre os mercados de hortifrutigranjeiros e Carnes e Peixes, proporcionando uma melhoria no fluxo de veículos que utilizam aquela via, além de oferecer novos opcionais em estacionamento para os motociclistas, usuários, trabalhadores e mototaxistas, que atuam naquela região da cidade.
Segundo José Prado Parente, coordenador de Serviços e Equipamentos Públicos da SPLAM, a medida atende uma demanda provocada pelos usuários do mercado público que vinham reclamando das poucas opções de estacionamento para os que, costumeiramente, visitam o mercado para realizar compras. Ainda segundo José Prado, a SPLAM deverá ampliar a oferta de bicicletários no entorno do mesmo Centro Comercial, proporcionando assim mais segurança e comodidade aos que se utilizam desse tipo de transporte.(boletimmunicipal)

1 Comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER COMO TER ACESSO AS FOTOS TIRADAS NO EVENTO "COMENDA CHAGAS BARRETO" E AO MESMO TEMPO GOSTARIA DE PARABENIZAR A SOLENIDADE QUE ESTAVA BEM ORGANIZADA, AO NIVEL DOS HOMENAGIADOS. PARABENS!!!

Postar um comentário