quinta-feira, 1 de outubro de 2009

E tudo acabou bem...

Acabou às 22:45 horas de ontem, o sequestro de três pessoas no bairro da Cidao, aqui em Sobral. Após mais de seis horas, o superintendente da Policia Civil no Ceará, delegado Luis Carlos Dantas, que veio de Fortaleza exclusivamente para conduzir as negociações, conseguiu imobilizar e desarmar o ex presidiário conhecido como Manoel Diogo, as margens da BR 222, após terem saído da residência onde houve o sequestro, levando a babá Juliana e o bebê Heitor, de apenas 5 meses.
Segundo informações repassadas a Policia pela dona da casa Francineuda Botelho, o seqüestrador sabia detalhes sobre uma elevada quantia em dinheiro que ela teria em casa, e até sobre um tênis Puma vermelho que seu filho mais velho possuía, informações estas que teriam sido repassadas pela diarista conhecida como Giselia, que também foi mantida como refém e libertada por volta das 21h30, em troca de um colete a prova de balas.
O garoto Heitor e a babá Juliana foram encaminhados para a Santa Casa para avaliação, assim como Manoel Diogo, que depois de muito apanhar de populares que rapidamente chegaram ao local, também teve que ser conduzido ao hospital, antes de ser levado para a Delegacia Regional de Sobral, antes de retornar a Penitenciária, talvez ainda nesta quinta-feira, dia 01.

1 - Mais uma vez as forças de segurança que atuam em Sobral mostraram maturidade e senso de união. Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, e até a Defesa Civil, trabalharam unidas para que a melhor solução fosse encontrada.
2 - Presença dos representantes da Justiça, Dr. Marcelo Rosendo, Juiz da Infância e Adolescência, Dr. Cavalcante Neto, Juiz Substituto, promotores Juliana Cronemberg e Alexandre Pinto, foi decisiva para garantir ao seqüestrador as garantias de segurança de sua vida.
3 - Brilhante a atuação do Dr. Herbert Ponte e Silva, delegado regional de Policia Civil, e do Cel. Gilvandro Oliveira, comandante do 3º BPM, que atuaram como negociadores até a chegada do Dr. Dantas, vindo de Fortaleza.
4 - Louvável também a atitude do prefeito Leônidas Cristino, que não arredou pé do local, cancelando inclusive dois compromissos, e pondo a disposição o veículo exigido pelo sequestrador para a fuga.
5 - Dr. Luis Carlos Dantas, que está na Policia Civil há 32 anos, já participou de outros 41 eventos semelhantes a este, desarmou o sequetrador travando com a mão o tambor do revolver, quando este, num momento de aparente calma, desengatilhou a arma.
6 - Governador Cid Gomes, preocupado com a situação do sequestro, manteve por várias vezes contato com o prefeito Leônidas Cristino para saber o andamento da situação.
7 - A Av. Dr. Guarany ficou repleta de curiosos, assim como a Delegacia e a Santa Casa, após a rendição e o salvamento das vítimas. População revoltada queria a todo custo linchar o sequestrador.
8 - O sequestrador Manoel Diogo, conhecido como Neguim, saiu da Penitenciária Regional de Sobral na última quinta-feira, dia 24. Respondia por assalto, furto e danos materiais. Segundo informações, a notícia do sequestro já chegou a PIRES, e Neguim deverá ter uma calorosa recepção por parte dos demais internos.
9 - Durante o sequestro, Manoel Diogo fumou crack e bebeu champanhe. Passou o tempo inteiro com o révolver calibre 38 em punho, e em vários momentos, segundo Dr. Dantas, fez uso de uma faca tipo peixeira.
10 - Dr. Luis Carlos Dantas, com seus conhecimentos e habilidades, depois de receber todas as informações dos negociadores que o atecederam, tirou o blaser, levantou a camisa e adentrou a casa sem nenhuma arma. Na negociação, trocou uma refém por um colete a provas de balas, que terminou não usando, preferindo sair com a sua camisa do São Paulo Futebol Clube.
11 - Frio e calculista, Manoel Diogo ao sair da casa, fez uma vistoria panorâmica em toda a rua, ao perceber que havia um militar e uma equipe do COTAM com armas apontadas para ele, fez questão de atravessar a avenidaa, e se postar escorado no muro da casa de frente, diminuindo assim as possibilidades de ação dos atiradores.
12 - Para chamar a atenção dos negociadores, Manoel Diogo simplesmente destruiu tudo o que viu no interior da casa, que mais parecia ter sido atingida por um vendaval.
13 - A casa onde aconteceu o sequestro fica a cerca de 50 metros do posto da Policia Federal. Seus agentes acompanharam toda a movimentação, mas impossibilitados pela Lei, mantiveram-se fora das negociações.
14 - O importante é que tudo finalmente acabou bem.
fonte.RubensLima



.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Será que ninguém notou ou comentou a frieza da Mãe? Com os 2 filhos lá dentro e ela dando entrevistas justificando que não poderia dar o "meu dinheiro ao bandido" e "se voltasse para a casa, eu poderia morrer" (sempre na 1ª pessoa); depois simulou uns chiliques, mas sempre arrumava o cabelo e o decote ante as luzes das câmeras; quando tudo acabou bem, foi a primeira a se apresentar para as entrevistas, insistindo no seu marketing pessoal; essa Mãe, sei não ...

Anônimo disse...

Sei muito bem, é que as autoridades tem que tomar atitudes drásticas no sentido de coibir esse tipo de ação por parte desses bandidos...pois esse foi o 1º de muitos outros que podem ocorrer caso não se faça nada...!

Postar um comentário